Mielografia para Cães e Gatos – Conheça Mais!

Mielografia para Cães e Gatos – Conheça Mais!

Mielografia para cães e gatos: saiba quando é necessário e como é feita. Entenda como a fisioterapia veterinária pode ajudar em casos de patologias neurológicas

A mielografia para cães e gatos consiste na aplicação de um contraste radiográfico no espaço subaracnóide da coluna vertebral através de um exame de imagem. Esse espaço existe entre duas das três meninges que recobrem o sistema nervoso.

O exame de mielografia para cães e gatos é realizado com uso de anestesia geral e a punção pode ocorrer, tanto no segmento cervical (mais utilizado) como na lombar. Essa técnica de exame é utilizada como avaliação complementar quando há suspeita de lesões compreensivas na medula espinhal, levando a disfunções neurológicas, como hérnia de disco, paresia e até paralisia dos membros torácicos e pélvicos do animal.

Como é realizado o exame de mielografia para cães e gatos?

Esse exame é utilizado especialmente em casos neurológicos, exigindo que o animal seja pré-medicado e anestesiado, estando em posição de decúbito lateral, deitado de lado, para que a punção seja realizada com uma agulha adequada. Primeiro ocorre à drenagem do líquor para em seguida ser injetado o contraste necessário, possibilitando a visualização do canal medular.

A coleta do líquor é importante para auxiliar o diagnóstico do pet, pois, apesar da mielografia veterinária ser muitas vezes não conclusiva, a análise do líquor pode guiar ou até mesmo fechar o diagnóstico.

A punção cervical é realizada na maioria das vezes, sendo realizada na cisterna magna (uma das três aberturas existentes no espaço subaracnóide), sendo feita, se necessário, uma nova punção na região lombar (entre a quinta e sexta vértebra lombar), para em seguida ser realizado o estudo radiográfico do local.

A mielografia é utilizada quando a radiografia comum não for compatível ao exame neurológico ou não houver evidências de lesões. Também quando houver casos onde se faz necessário o conhecimento da localização exata da lesão para o planejamento do procedimento cirúrgico.

Contra indicações da mielografia para cães e gatos!

A mielografia animal não é indicada em casos nos quais o animal apresenta alguma doença infecciosa, especialmente quando houver indicação desse tipo de quadro na análise do líquido cerebral espinhal, devido ao risco de disseminar a infecção através do espaço subaracnóide.

No que tange aos riscos do exame, o efeito mais comum é a convulsão, registrada em alguns casos de complicação. Além do mais, também há possibilidade de o pet apresentar apnéia durante a punção, hipertemia (febre), vômitos e hiperestesia.

A fisioterapia veterinária em casos de complicações neurológicas em animais!

O tratamento via fisioterapia veterinária de patologias neurológicas vem trazendo cada vez mais resultados positivos. Na Rede PET FISIO, por exemplo, você encontra diversos métodos e tratamentos na recuperação de pets com hérnia de disco, cauda equina, síndrome de wobbler, mielopatia degenerativa, embolia fibrocartilaginosa, fraturas e luxações vertebrais, paralisias flácidas e outras.

Agora que já entende um pouco mais sobre o exame de mielografia para cães e gatos, porque não contar com gente especializada no tratamento dessas patologias neurológicas? Procure agora mesmo a unidade PET FISIO mais próxima de você e dê ao seu pet a oportunidade de ter uma qualidade de vida saudável e feliz.