Fisioterapia para Cães com Hérnia de Disco
Fisioterapia para cães com hérnia de disco são essenciais para sua recuperação. Conheça as diferentes técnicas e processos para combater a hérnia de disco em cães
A hérnia de disco, sem dúvidas, é a enfermidade mais comum na coluna dos pets. Ela pode ser dividida em hérnia de disco Hansen tipo I (quando há extrusão do núcleo pulposo com ruptura do anel fibroso) e Hansen tipo II (quando ocorre protusão do disco) e Hansen Tipo III (trauma concussivo na medula). Nesse artigo vamos falar sobre a fisioterapia para cães com hérnia de disco, outros tratamentos e métodos que possam trazer mais qualidade de vida aos pets.
É sempre bom conscientizar os donos de pets que a cirurgia, quando necessária, é somente a parte inicial do tratamento, sendo a fisioterapia veterinária para cães com hérnia de disco o melhor tratamento para controlar o processo inflamatório, melhorar a dor, ganhar massa muscular e retornar a movimentação normal.
Quais são os sinais clínicos dos animais que estão sofrendo com hérnia de disco?
Os cães com hérnia de disco costumam apresentar sinais clínicos variados, desde dor até alterações dos reflexos espinhais, do tônus muscular, atrofias ou hipotrofias musculares, ataxias, paralisias e até mesmo paresias, além de alterações na capacidade de micção e defecação.
Esses sinais podem variar conforme a localização e grau de compressão medular. O Raio-X, associado ao exame neurológico e clínico, irão sugerir o local da lesão, podendo exames de tomografia e ressonância magnética serem opções ideais para confirmar com mais exatidão o diagnóstico.
Diferentes métodos de tratamento contra a evolução da hérnia de disco!
Os tratamentos podem ser conservadores ou cirúrgicos. Os tratamentos cirúrgicos utilizam-se de fenestração e técnicas descompressivas. Já os conservadores envolvem medicamentos (anti-inflamatórios e analgésicos) e repouso. Nesses casos, as técnicas complementares se tornam essenciais. A acupuntura veterinária é uma opção, podendo atuar na liberação de endorfinas controlando a dor e auxiliando no reestabelecimento das funções neurológicas perdidas.
A importância e ação prática da fisioterapia para cães com hérnia de disco!
A fisioterapia animal tem papel fundamental em todas as fases de recuperação de animais com hérnia de disco. Inicialmente pode auxiliar na analgesia com uso de eletroterapia, com TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) e FES, além da laserterapia no controle da inflamação.
No caso das funções neurológicas, os estímulos proprioceptivos como a escovação dos membros é indicado desde as primeiras fases. Nesse período, as técnicas de movimentos e exercícios passivos estimulam o retorno precoce de movimentos e previnem as contraturas e atrofias musculares.
Os pets que já não mais apresentem dores e inflamações podem passar para exercícios ativos e ativos assistidos, procurando o reestabelecimento do caminhar, desenvolvimento de coordenação e retorno de massa muscular. Nessas técnicas, podemos utilizar pranchas, caminhadas assistidas (esteira seca ou hidroesteira) e pistas proprioceptivas, sempre estimulando e incentivando a superação de obstáculos e limitações.
Muitas vezes, em casos de paralisias irreversíveis, o estimulo e acompanhamento profissional e carinhoso são essenciais para que os pets possam desenvolver, ao menos, o caminhar medular e manter sua independência e qualidade de vida.
Pets com apenas casos de dor, controladas por medicações, a fisioterapia veterinária se torna essencial para que ele não tenha recidiva do quadro. Nesses casos, a fisioterapia irá tratar os encurtamentos musculares, alongando a coluna e promovendo o fortalecimento muscular paravertebral.
Quer o melhor tratamento de fisioterapia para cães com hérnia de disco? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo. Garanta os melhores métodos de tratamento para o seu pet recuperar a qualidade de vida!