Embolia Fibrocartilaginosa

Embolia fibrocartilaginosa ou  mielopatia embolítica fibrocartilaginosa é uma doença rara, descrita em diferentes espécies, inclusive em humanos.

Preserva a musculatura e vida saudável do seu pet através da fisioterapia veterinária. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima e marque uma consulta agora mesmo!

Normalmente a Embolia fibrocartilaginosa acomete cães jovens, entre 3 e 6 anos de idade, de raças médias a grandes. Entre as raças médias/pequenas, a mais acometida é o schnauzer miniatura.

A Embolia fibrocartilaginosa é causada por deficiência no suprimento sanguíneo na medula espinhal, devido a presença de um trombo/êmbolo nos vasos sanguíneos, de origem do disco intervertebral (fibrocartilaginoso).

Os sinais clínicos da mielopatia embolítica fibrocartilaginosa dependem do local em que êmbolo se encontra na medula, geralmente aparecem de forma aguda e não progressiva, com perda do movimento de um ou dos dois membros do mesmo antímero (mesmo lado do corpo), caracterizando hemiparesia (paresia/paralisia dos membros anteriores e posteriores do mesmo lado), não necessariamente acompanhado de quadro doloroso, porém, pode ocorrer um pouco de dor no início, e, com o passar de algumas horas, não há mais dor no local.

Esse é um dado importante para diferenciar de outras lesões na coluna, como hérnia de disco. Estes sintomas, em 50% dos casos, estão relacionados com exercícios agudos ou pequenos traumas, como saltos ou quedas. O diagnóstico definitivo somente é feito por ressonância magnética.

Não há tratamento cirúrgico e nenhum tratamento medicamentoso teve sua eficácia comprovada até os dias de hoje. Sendo assim, o tratamento com  fisioterapia, inciando-se o mais breve possível, é imprescindível para preservar a musculatura e acelerar a recuperação, principalmente com o uso de hidroterapia / hidroesteira, que auxilia no processo preservação de massa com melhora do tônus muscular e a reabilitação motora desses pacientes.