Síndrome de Wobbler
Síndrome de wobbler: O que é e o que acomete essa patologia? Saiba como deve ser feito o tratamento para síndrome de Wobbler com a fisioterapia da rede Pet Fisio
Garanta a melhor recuperação pós-cirúrgica conosco. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e venha ver o que podemos fazer pelo seu amigo!
A espondilopatia cervical (Síndrome de Wobbler) é uma patologia de etiologia multifatorial, que leva a um estreitamento do canal vertebral e consequentemente compressão da medula espinhal cervical caudal e das raízes nervosas, devido a alterações anatômicas e posicionais ao nível das vértebras cervicais (C5, C6 e C7).
Os animais afetados pela síndrome de Wobbler, mais frequentemente raças grandes (Doberman e Dogue Alemão), podem apresentar ataxia dos membros pélvicos, com ou sem dor cervical, que pode progredir para déficits neurológicos dos membros toráxicos e, em última instância, quadriplegia.
Como se dá a evolução clínica da síndrome de Wobbler?
A evolução clínica da espondilopatia cervical é cronicamente progressiva caso não seja submetida a tratamento. A restrição rigorosa da atividade física é importante e, no caso de uso de coleira cervical, essa deve ser substituída por uma coleira peitoral.
Tratamento para síndrome de Wobbler
Em cães com sinais mínimos de disfunção neurológica, o tratamento da síndrome de Wobbler com a administração de corticosteróides isolados e restrição de atividade são satisfatórios em 75% dos casos. Porém, em cães com sintomatologia mais acentuada, mesmo que haja uma melhoria inicial com a administração de corticosteróides, a compressão e instabilidade persistem e geralmente evoluem se não houver um tratamento mais definitivo. Nestes casos é recomendável a cirurgia e reabilitação pós-operatória por meio da fisioterapia.
Quer saber mais sobre a síndrome de Wobbler, suas complicações e tratamentos? Marque agora uma consulta em uma das clínicas da rede Pet Fisio mais próxima de você. Garanta uma chance de o seu pet resgatar a qualidade de vida com tratamentos fisioterápicos qualificados e profissionais.