Cachorro Idoso – Saiba como cuidar da saúde do pet
Cachorro idoso: cuidados especiais para garantir uma vida saudável ao seu cão. Saiba como a PET FISIO pode ajudar o cachorro idoso nessa importante fase da vida
Sempre achamos que nossos bichinhos nunca devem envelhecer, não é mesmo? Apesar de todo entusiasmo, alegria e companheirismo, os cães também chegam à terceira idade e é preciso estar pronto para enfrentar esse período com sabedoria. Por isso, nesse artigo vamos falar de alguns cuidados que devemos ter com o cachorro idoso.
Enquanto a idade vai chegando, assim como os humanos, o cachorro idoso costuma demonstrar alguns sintomas da velhice em suas atitudes. Costumam perder o interesse no que está acontecendo dentro de casa, ficando muito menos ativos e pouco entusiasmados com brincadeiras e afeto, principalmente quando não possuem uma vida ativa e integrada antes da chegada da velhice.
Cuidados necessários para ter um cachorro idoso saudável e feliz!
Assim como nós, os cães idosos não podem gozar de uma velhice feliz se tiverem uma vida desregrada e sedentária durante os anos de juventude. Saúde e bem estar estão associados ao comprometimento continuo de ações saudáveis.
Um dos primeiros passos para ter uma velhice canina feliz está na alimentação. Escolher uma ração balanceada, com indicação profissional, que garanta um longevidade e peso saudáveis são essenciais para manter a qualidade de vida do cão.
Assim também vale para as atividades físicas, já que elas estimulam o crescimento e ajudam o cão a continuar ativo por longos anos. Claro, sempre respeitando os limites e condição conforme a idade vai chegando.
Outro ponto importante para a saúde dos cães é o lugar onde vivem. Ter um local confortável para os momentos de descanso, alimentação e diversão também cooperam muito para o bem estar canino.
Quando um cão pode ser considerado idoso?
A velhice dos cães costuma chegar por volta dos 8 ou 9 anos de idade, apesar de variar para cada caso. Cães de raças grandes já podem ser considerados velhinhos com 8 anos, enquanto vira-latas, por exemplo, podem passar dos 15 anos de idade, alongando a chegada da velhice.
Visitas regulares ao veterinário também são importantes!
Apesar de muita gente manter os bichinhos longe dos olhos profissionais, é muito importante manter certa regularidade de consultas para os cães idosos. A saúde do cão idoso tende a ser mais frágil, resistindo menos às doenças e infecções como diabetes, catarata, queda dos dentes por tártaro e outras.
Deixar seu cão na vistoria de um profissional qualificado pode significar o diagnostico precoce de possíveis doenças, tratando problemas renais e de coração, impedindo problemas maiores e aumentando as chances de recuperação.
Busque ajuda profissional para garantir uma vida qualificada ao seu cão!
A Rede PET FISIO conta os melhores programas para combate de obesidade canina, osteoartrose, dores em cães idosos e recondicionamento físico, traçando um planejamento eficaz no tratamento e recuperação canina, desde hidroterapia até acupuntura veterinária.
Quer um cachorro idoso saudável em casa? Conte a PET FISIO para isso! Procure a unidade mais próxima de você e marque uma consulta. Veja como é possível garantir uma vida feliz ao seu cão com uma equipe preparada para a sua necessidade.