Pata de Cachorro – Cuidados Essenciais
Pata de cachorro: os cuidados essenciais que devemos ter, a importância das ações de higiene, as doenças que atingem a região e as formas eficientes de tratamento
A pata de cachorro é, em sua essência, um alicerce fundamental que sustenta a mobilidade e qualidade de vida dos nossos pets. Sem elas, sem dúvidas, não haveria tanto dinamismo, alegria e movimentação na rotina dos cães.
Mesmo com tanta importância, nem sempre conhecemos quais os assuntos que rodeiam as patas dos cães, por vezes não dando a devida atenção aos cuidados que devemos ter a pata de cachorro, as doenças que podem atingi-las e as formas de tratamento que podem reabilitar essa tão fundamental peça para o funcionamento da vida de nossos pets.
Pata de cachorro no verão!
Esse talvez seja um dos pontos mais simples, porém, mais negligenciados por tutores nos cuidados com os cães. É sabido que embora os coxins (almofadas localizadas na parte da sola das patas) tenham certa resistência, são, na verdade, consideravelmente frágeis e sensíveis quando expostas ao calor demasiadamente.
Por isso, é aconselhável que os passeios em períodos de forte calor sejam realizados durante horários em que o clima esteja mais ameno ou em locais com bastante sombra. Quando não há tempo e disponibilidade para realizar os passeios em horários alternativos, é recomendado o uso de proteção para as patinhas. Para tal, os sapatos caninos são boas opções (caso seu pet não adapte ao uso do acessório, não o obrigue a utilizar).
A exposição das patas do pet em contato com o solo muito quente pode produzir queimaduras sérias e até formar bolhas nas patas. Por isso, sempre esteja atento nesse aspecto.
Higiene e cuidados com a pata de cachorro
O crescimento excessivo de pelos na região das patas podem resultar em quedas e machucados em determinadas raças. Isso porque conforme os fios se tornam compridos e se enrolam, atrapalham a aderência do cão em sua mobilidade.
Ao andar sobre os pelos, os pets podem passar a escorregar com certa frequência. Aliar isso a situações de brincadeiras com pulos e caça de bolinhas pode resultar em lesões, fraturas, rupturas e até problemas sérios de coluna. Por isso, a tosa higiênica não trata-se de mero capricho estético aos cães, mas uma forma de prevenção e cuidados das patas.
As unhas também é item fundamental, principalmente em cães que passeiam pouco e que vivem em superfícies lisas (casas e apartamentos). Isso porque a rotina de cães que vivem em casa impede que as unhas sejam gastas, passando a crescer excessivamente e machucar o próprio pet.
As unhas longas, além de atrapalhar a mobilidade e segurança do pet, podem propiciar complicações nos demais membros, fazendo com que a angulação do corpo do animal fique prejudicada, desenvolvendo incômodos e dores progressivas que podem desencadear outras complicações.
Sempre conte com profissionais capacitados para realizar o corte de unha do seu pet, pois muitos cães possuem uma coloração mais escura nas unhas que atrapalham a visualização dos vasos que passam por baixo dessa região.
Quais doenças podem afetar as patas dos cães?
É importante ressaltar que também existem uma série de patologias que podem atingir as patas dos cães por motivações diversas, desde problemas hormonais até alergias. Caso veja que seu pet lambe constantemente a área, fique alerta a complicações como:
- Parasitas: pulgas, carrapatos, ácaros e outros parasitas podem contribuir para mordidas e coceiras na região das patas. Por isso, sempre faça uma visita ao médico veterinário quando os sintomas dessas complicações se alastrarem;
- Alergias: mofo, bolor, pólen, alimentação desregulada e até fatores ambientais podem contribuir para o aparecimento de alergias como as dermatites na pele. Isso ocorre bastante em ambientes domésticos onde o cães mantêm contato permanente com diferentes produtos de limpeza (principais influenciadores no aparecimento desse tipo de complicação);
- Pele seca: ambientes frios podem ocasionar o ressecamento de pele, desenvolvendo sensações de incômodo na região das patas, estimulando que o pet lamba a área sem parar (existem ainda casos mais graves como a Cinomose, onde o cão tem a descamação dos coxins e nariz);
- Problemas hormonais: o desequilíbrio nos hormônios da tireoide também podem facilitar o aparecimento de infecções de pele e situações de incômodo nas patas;
- Problemas psicológicos: tédio, ansiedade e estresse podem causar reações que passam por morder e lamber a região das patas chegando ao ponto de produzir feridas e machucados sérios na região;
- Dor: farpas presas e pedaços de espinho, unhas compridas e até problemas de coluna ou quadro de patologias ósseas (como displasia coxofemoral e outras) podem resultar em dores nas patas.
Formas de combate e reabilitação das patas dos cães
A fisioterapia veterinária vem se tornando uma grande aliada na manutenção da qualidade de vida dos pets. Diversas complicações ortopédicas (como artrose, ruptura de ligamento cruzado, luxação patelar, lesões, traumas, displasia coxofemoral e outros), neurológicas (como fraturas e luxações vertebrais, hérnia de disco e outros) e programas de combate a obesidade canina, todas advindas de lesões nas patas ou que resultam algum tipo de problema na região, são tratáveis através de diferentes métodos de fisioterapia animal.
As técnicas como hidroterapia (com utilização de esteira aquática), acupuntura veterinária, quiropraxia, eletroterapia e outros, agem diretamente nos focos de incômodos e dores, estabelecendo programas eficientes de recondicionamento físico, articular e muscular, auxiliando na manutenção da saúde das patas e, por consequência, do corpo do pet como um todo.
Conte sempre com profissionais qualificados para acompanhar e tratar o seu pet
A Rede Pet Fisio conta com profissionais experientes e uma estrutura de ponta para estruturar programas de reabilitação graduais e saudáveis para o seu pet. São mais de 20 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo e Minas Gerais, oferecendo sempre um programa de reabilitação eficiente que respeita às condições de cada pet.
Quer uma ajuda profissional nos cuidados com a pata de cachorro? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo com um de nossos especialistas!