Ortopedia Veterinária – Entenda Tudo Sobre a Especialidade

Ortopedia Veterinária – Entenda Tudo Sobre a Especialidade

Ortopedia veterinária: compreenda quais são as lesões e patologias mais comuns, as ferramentas de diagnóstico e os tratamentos mais indicados para recuperação

A Rede Pet Fisio é especialista na reabilitação de pets com lesões e patologias ortopédicas. Converse agora mesmo com um especialista encontrando a unidade Pet Fisio mais próxima de você

Tombos, ossos quebrados, acidentes com atropelamentos, qualquer pet pode estar sujeito a problemas dessa natureza. Para tal, a ortopedia veterinária atua preservando a saúde dos pets através de programas de reabilitação para complicações como fraturas, traumas, artroses e muito mais.

Em outras palavras, a ortopedia veterinária é uma especialidade da medicina animal que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (fraturas e luxações) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets. É uma especialidade que vêm ganhando cada vez mais respeito pelos resultados expressivos que tem demonstrado no combate às diversas patologias e lesões ortopédicas, proporcionando alívio de dores e mais qualidade de vida aos animais.

Quais as áreas de atuação da ortopedia veterinária?

A maioria dos acidentes e ocorrências ortopédicas que envolvem animais domésticos são gerados em função de casos corriqueiros de batidas e quedas. Embora não tragam tanto prejuízo a vida dos pets em comparação com outras patologias mais agressivas, as lesões e patologias ortopédicas animais podem acarretar alterações permanentes na estrutura e rotina saudável dos pets, muitas vezes comprometendo mobilidade e bem-estar de forma abrupta.

A ortopedia animal é, justamente, a especialidade que irá tratar todo tipo de lesão, desde fratura até luxações que possam debilitar ossos, musculatura, articulações e ligamentos, fazendo avaliações detalhadas em busca de complicações, prezando pela integridade de cada paciente e proporcionando meios para uma recuperação plena e saudável.

Dentre as patologias e lesões mais comuns na ortopedia veterinária estão:

1 – Artrose: alterações degenerativas na cartilagem articular resultando em lesões na coxofemoral, coluna vertebral, joelhos e cotovelos. Os sintomas mais visíveis são os de dificuldade na realização de tarefas simples como andar, brincar, correr e outros, afetando o espírito natural de dinamismo e alegria do pet por um aspecto de quietude e tristeza. Leia mais sobre a Artrose → Clique AQUI!

2 – Displasia Coxofemoral: patologia caracterizada pela degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur. Provoca complicações de mobilidade aos pets, dificultando sua locomoção, tanto na caminhada quanto na corrida e pulos. Acomete, em geral, animais de médio e grande porte. Entenda mais sobre a Displasia Coxofemoral → Clique AQUI!

3 –Ruptura de Ligamento Cruzado: ocorre, na maioria dos casos, após uma ruptura crônica por fadiga progressiva das estruturas do joelho. A ruptura provoca o deslizamento do fêmur sobre a tíbia, podendo ocasionar novas complicações como a lesão de menisco. Compreenda mais sobre a Ruptura de Ligamento Cruzado → Clique AQUI!

4 – Luxação Patelar: é caracterizada pelo desencaixe das articulações da região do joelho, causando muita dor e significativa perda de mobilidade ao pet. Os sintomas variam de somente dor até rotação extrema do membro. É uma lesão clinicamente dividida em 4 graus distintos e seu tratamento depende da sintomatologia observada em cada caso concreto. Leia mais sobre a Luxação de Patela → Clique AQUI!

5 – Fraturas e Traumas: causada por diferentes motivos, desde acidentes, batidas mais bruscas e até excesso de peso, são ocorrências bem corriqueiras nos centros de ortopedia veterinária. Entenda mais sobre Fraturas e Traumas → Clique AQUI!

6 – Displasia de Cotovelo: é caracterizada pela má formação dos componentes ósseos da articulação do cotovelo, resultando em um desnivelamento entre rádio e ulna ou tróclea mal formada. Compreenda mais sobre a Displasia do Cotovelo → Clique AQUI!

7 – Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur: acomete, na maioria dos casos, cães de porte pequeno, exibindo atrofia muscular, encurtamento do membro dolorido e dor ao movimento passivo da articulação do quadril. Entenda mais sobre a Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur → Clique AQUI!

8 – Síndrome do Cão Nadador: uma anormalidade no desenvolvimento de filhotes caracterizada pela dificuldade de locomoção. Se manifesta já nas primeiras duas a três semanas de vida, observada pela hiperextensão das articulações dos joelhos e jarrete, além da articulação coxofemoral hiper fletida bilateral. A dificuldade em manter-se em pé logo resultam em fraqueza e debilidade. Leia mais → Clique AQUI!

Quais os exames mais requisitados na ortopedia animal?

Os principais exames requisitados e realizados pelo especialista em ortopedia veterinária vão desde raios-x digitais e radiografias tradicionais, até ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas que possibilitem a visualização mais plena de ligamentos, articulações e estruturas ósseas dos pets, ampliando, assim, as possibilidades de estruturar uma recuperação mais eficaz e menos invasiva possível.

Quais as técnicas mais utilizadas para o tratamento de lesões e patologias ortopédicas?

Existem diversos métodos utilizados para o tratamento de enfermidades ortopédicas, cada uma escolhida conforme a aceitação e demanda do paciente. Claro, muitas patologias e lesões mais graves são indicadas para cirurgia, porém, também encontram nos processos pós-cirúrgicos e terapêuticos o espaço ideal para uma recuperação saudável. Dentre as técnicas mais eficientes e usuais estão:

  • Hidroterapia Veterinária: utilização de esteiras aquáticas para fortalecimento muscular, aumento de mobilidade e diminuição de dor, sendo um tratamento altamente eficiente no combate a diversos problemas ortopédicos, de obesidade e outros;
  • Acupuntura: utilizado para o alívio da dor, incômodos e inflamações, melhorando condição muscular e auxiliando no recondicionamento físico de lesões;
  • Eletroterapia: a estimulação elétrica ajuda no fortalecimento muscular e no controle da dor;
  • Laserterapia: muito utilizado no auxílio de cicatrização de feridas, no tratamento de áreas com inflamação e edemas, no controle da artrose e nos processos pós-cirúrgicos;
  • Crioterapia (uso do frio): ágil da diminuição da dor, edemas e no processo anti-inflamatório pós-cirúrgico;
  • Uso de calor: muito útil no tratamento de casos de osteoartrite, lesões de disco e outras doenças da coluna vertebral.
  • Ozonioterapia: utilização do ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias.

A maioria dos casos de lesões e patologias ortopédicas, com cirurgia ou não, são indicadas para o tratamento via técnicas de fisioterapia veterinária, que vem se mostrando uma das mais importantes aliadas na estruturação de programas de reabilitação realmente eficientes para o fortalecimento muscular adequado, no combate de dores e incômodos, e no resgate da qualidade de vida dos pets.

Ortopedia felina: os gatos também utilizam-se das técnicas de reabilitação para lesões ortopédicas?

De maneira geral, os gatos com lesões e patologias ortopédicas também encontram na fisioterapia veterinária um tratamento eficiente para combater as diversas enfermidades que assolam a vida animal. Dentre os quadros mais comuns em felinos estão: artroses, artrite, lesões, fraturas, traumas e outros.

Como os felinos costumam ser mais ariscos e resistentes a tratamentos como os mencionados acima, costuma-se estruturar programas um pouco diferenciados para sua reabilitação, principalmente por apresentarem uma certa intolerância, impaciência e se entediam com mais rapidez que os cães na realização de certos exercícios.

A ideia principal para aproveitar os programas reabilitação é encurtando os tempos de sessões, sejam elas quais forem, analisando quais as características do animal e aproveitando o seu comportamento para adequar o tratamento e atividades que mais tragam resultados.

O comportamento natural de caça, por exemplo, pode ser utilizado para desenvolver atividades de fortalecimento. A hidroterapia também é bastante utilizada em felinos. Ao contrário do que se imagina, a utilização da água, se feita corretamente, é amplamente aceita pelos felinos, que encontram naquela atividade um momento de relaxamento e recuperação plena.

Conte sempre com profissionais capacitados para auxiliar o tratamento do seu pet

A Rede Pet Fisio tem experiência de mercado com mais de 20 clínicas de reabilitação animal espalhadas pelo Brasil, investindo não só capacitação de seus profissionais através da atualização constante de protocolos de atendimento, como também no oferecimento de um ambiente perfeito para uma recuperação saudável e gradual com a aquisição de equipamentos modernos e eficientes.

Buscamos a excelência no atendimento de nossos pacientes, estruturando programas de reabilitação que realmente foque nos obstáculos a serem quebrados, fornecendo um planejamento eficaz de recuperação que respeite as condições físicas de cada pet.

São diversos métodos e técnicas profissionais empregadas para a reabilitação de patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e nos programas especiais de emagrecimento animal.

Converse agora mesmo com um especialista em ortopedia veterinária da Rede Pet Fisio. Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo. Venha ver como podemos traçar um programa de reabilitação ideal para o seu amigo.