Hérnia de Disco em Cachorros – Recuperando a saúde

Hérnia de dico em cachorros: Quais os tipos, complicações e tratamentos. Conheça a rede PET FISIO e garanta a melhor recuperação para hérnia de disco em cachorros

Sabemos que a hérnia de disco em cachorros é um assunto muito serio, pois muitas vezes pode chegar a total paralisia do pet, por isso a importância do tratamento continuo e profissional. A hérnia de disco pode apresentar sintomas, desde a grau 1 (dor no local), grau 2 e 3 (dificuldade de locomoção) e grau 4 e 5 (paralisia dos membros com perda da sensibilidade). Sendo que pacientes que apresentam graus de 1 a 3 não necessitam de cirurgia, pois o tratamento com a fisioterapia veterinária apresentará os mesmos resultados.

A hérnia de disco em cachorros é uma doença degenerativa que pode acontecer em qualquer disco, mais comumente localizada na região tóraco-lombar, podendo se dividir em três tipos: Hansen Tipo I, Hansen Tipo II e recentemente foi descoberta a Hansen Tipo III

No tipo I, a degeneração começa em cães do sexto ao sétimo mês de vida, formando uma degeneração condroide do núcleo pulposo, e os sintomas podem aparecer em cães a partir de 16 meses, causando um quadro agudo de dor. No tipo II, ocorre uma degeneração discal fibroide, acometendo cães de mais idade, como um desgaste maior da região afetada. No tipo III a herniação é de forma aguda e os sintomas são rápidos e normalmente de maior gravidade.

O tratamento para hérnia de disco em cachorros é muito sério e deve ser levado com atenção

Foi publicado no Congresso Brasileiro de Cirurgia Veterinária de 2012 um artigo no qual apresentava um quadro significativo de recuperação em animais com hérnia de disco que não passaram por cirurgia. Isso se deu, principalmente, pela atuação das técnicas de fisioterapia veterinária.

A fisioterapia veterinária, em casos de hérnia de disco, como tratamento ou pós-operatório, trabalham o controle de processo inflamatório, melhorando a dor, trabalhando o ganho de massa muscular e reestabelecimento da movimentação normal do pet.

Ainda há quem pense que apenas a cirurgia é o suficiente para recuperar um cão com hérnia de disco, mas é de extrema necessidade o acompanhamento com a fisioterapia animal, além da prática de exercícios regularmente.

Onde encontrar o melhor tratamento para o meu cão com hérnia de disco?

Está com dúvidas? Quer saber mais sobre os sintomas, causas e tratamentos da hérnia de disco em cachorros? Procure uma das unidades da Rede PET FISIO mais próximo de você e marque uma primeira consulta. Saiba como garantir uma vida saudável para o seu pet com o melhor da fisioterapia veterinária.