Acupuntura Canina – Veja as dúvidas mais Frequentes

Acupuntura canina: respondemos as dúvidas mais frequentes sobre o tema. Saiba tudo da acupuntura canina e como ela pode ajudar seu pet na recuperação plena de uma vida saudável

Tire mais dúvidas e trace qual programa ideal de acupuntura para o seu pet. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta!

Os tratamentos alternativos estão ganhando cada vez mais adeptos na hora de escolher qual tipo de recuperação devemos traçar para reequilibrar a qualidade de vida dos nossos pets, e a acupuntura canina é uma delas.

A acupuntura canina, através de diferentes métodos como agulhas, técnicas de manipulação, massagens, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias e raio laser, visa recuperar o equilíbrio do organismo dos pets.

Mesmo com tantas informações, ainda existem diversas dúvidas de quem ainda não está tão familiarizado com a técnica. A PET FISIO separou algumas dúvidas frequentes e respondeu para você.

Dúvidas frequentes acerca da acupuntura canina!

A acupuntura veterinária é a mesma utilizada em seres humanos?

A teoria da acupuntura é baseada na MTC (Medicina Tradicional Chinese) e suas várias técnicas são as mesmas utilizadas em seres humanos, com suas variações e peculiaridades quando aplicadas nos pets.

A acupuntura animal é segura?

É muito segura desde que praticada por um médico veterinário capacitado para aplicar e interpretar o tratamento seguindo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

Ela causa dor?

As reações são diferentes no momento da inserção da agulha, porém, podemos dizer que o sentimento é mais de formigamento, torpor, ou como uma “corrente elétrica” passando pelo corpo, não dor.

Como é a reação dos animais com a acupuntura?

A maioria dos pets aceita bem o tratamento, inclusive conseguindo relaxar e até dormir durante as sessões.

Existem contraindicações para a acupuntura animal?

São poucas e extremamente específicas as contraindicações, como por exemplo a inserção de agulhas sobre dermatites ou áreas tumorais, assim como na fase aguda da cinomose.

Quais as doenças que a acupuntura veterinária pode tratar? As principais indicações são:

• Doenças musculares (como miosite);
  • Doenças respiratórias ;
  • Doenças de estrutura óssea (displasia coxofemoral, artrite, artrose e outras)
  • Doenças dermatológicas (como sarna demodécica);
  • Doenças do sistema gastrointestinal (gastrite, diarreia e outras);
  • Doenças neurológicas (hérnia de disco, paralisia, convulsão e outras);
  • Doenças do sistema reprodutivo;
  • Doenças urogenitais;
  • Auxilia no tratamento de câncer em cães;
  • Ajuda na recuperação de procedimentos cirúrgicos;
  • Patologias oculares;
  • Distúrbios endócrinos;
  • Viroses.

Como são as sessões de acupuntura?

As sessões variam de 10 a 40 minutos de 1 a 2 vezes por semana, dependendo de cada caso.

Animais agitados podem fazer acupuntura?

Existem outras técnicas que não envolvem a utilização de agulhas. Porém, mesmo os mais agressivos, quando acostumados, não oferecem resistência ao tratamento.

Os pontos de acupuntura sangram?

Sangram pela estagnação de energia e sangue nos canais de energia, assim, ao retirar a agulha a energia é liberada ocorrendo o sangramento, também relacionado a congestão vascular local decorrente da patologia do pet. Mas são pequenos sangramentos que não causam problemas para seu pet.

A acupuntura pode ser feita junto ao tratamento convencional?

Sim, a acupuntura canina entra como uma medicina complementar, ajudando os resultados da terapia convencional.

Procura empresas profissionais especializadas para obter os melhores resultados!

Quer um programa estruturado profissional de acupuntura para o seu pet? A Rede PET FISIO oferece os melhores métodos, equipamentos e profissionais para tratar cães e gatos contra diversas lesões e doenças, desde ortopédicas até neurologicas, além de diversos programas de reabilitação e emagrecimento de pets.

Procure a unidade PET FISIO mais próxima de você, marque uma consulta, entre em contato! Garanta qualidade de vida ao seu pet com um tratamento profissional adequado ao seu cão!