Tomografia Computadorizada em Cães – Auxiliar poderoso
Tomografia computadorizada em cães: exame moderno para análises ainda mais profundas. Como a tomografia computadorizada em cães ajuda em diversos processos
Fisioterapia veterinária para a recuperação de pets. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e venha conhecer nossos programas de reabilitação animal!
A tomografia computadorizada em cães, assim como os exames de raio-x, faz o uso de contrastes diversos para aumentar a visibilidade de estruturas que necessitem de uma análise mais profunda, ampliando a possibilidade de constatar disfunções de forma precoce, melhorando a resposta no processo de tratamento, principalmente em casos que necessitem de planejamento cirúrgico.
Em resumo, a tomografia computadorizada em cães está ajudando cada vez mais profissionais a desvendar patologias de forma precoce e eficiente, avaliando detalhadamente por ótima resolução espacial, estruturas especificas do corpo dos cães.
Entenda melhor como é o processo da tomografia computadorizada em cães!
A tomografia computadorizada canina faz o uso de radiação, gerando imagens radiográficas transversais de uma região determinada do corpo, sendo possível até a reconstrução em 3D, mostrando com mais clareza aos médicos veterinários diversas estruturas e órgãos internos.
O processo de tomografia computadorizada em cães necessita de total imobilidade, sendo utilizados sedativos ou anestesias que consigam manter o cão quieto e deitado na mesa de exame.
Esse processo deve ser antecipado de exames laboratoriais que analisem o estado de saúde do animal e de possíveis acidentes em função do medicamento utilizado para acalmá-lo. Em outras palavras, se o cão está apto para receber a dosagem de medicação necessária para que o exame tenha êxito.
Além disso, o exame de tomografia computadorizada em cães exige que o animal esteja em jejum completo, de água e comida, por pelo menos 8 horas antes do procedimento, variando as horas necessárias de jejum conforme o peso do animal.
Principais pedidos de tomografia computadorizada em cães
Por o raio-x tradicional não ser capaz de enxergar tão profundamente a parte interna do corpo dos pets, a tomografia computadorizada é acionada, permitindo a análise mais completa de porções mais detalhadas e escondidas.
Os oncologistas e ortopedistas veterinários são os profissionais que mais requisitam o exame, principalmente para avaliação de:
- Metástases, principalmente pulmonares;
- Origem de massas tumorais abdominais e torácicas, como também a sua extensão e envolvimento de órgãos;
- Avaliação precisa de estruturas ósseas;
- Planejamento cirúrgico para fraturas mais complexas;
- Lesões em medula como hernia de disco.
As regiões mais avaliadas são:
- Tórax: pode avaliar com mais clareza alterações no mediastino (uma das cavidades torácicas), neoformações primárias nos campos pulmonares e a presença de nódulos metastáticos. Além de biópsias com o exame tomográfico como guia;
- Sistema músculo esquelético: avaliando a existência de qualquer tipo de fratura ou luxação na região especifica, mostrando as estruturas ósseas que compõem os cotovelos, ombros, regiões pélvica e coxofemoral com mais detalhe;
- Coluna: avaliam fraturas e luxações, apesar de a ressonância magnética ser um exame mais adequado para esse tipo de avaliação; avaliação da gravidade e tipo de hernia de disco;
- Abdômen: estuda detalhadamente as vias urinárias, anormalidades vasculares, além de ajuda no planejamento cirúrgico de grandes massas;
- Crânio: permite o estudo da cavidade nasal, fraturas, seios frontais, além de determinar a extensão e grau de envolvimento de outras estruturas dos processos neoplásticos.
União da tomografia computadorizada e a fisioterapia veterinária!
A tomografia computadorizada veterinária ajuda no processo de aceleração de procedimentos cirúrgicos e soluções de tratamentos para diversas enfermidades. Casos de luxações e fraturas, que necessitam de recuperação pós-cirurgia ou não, em união com a fisioterapia veterinária, possibilita aos cães iniciarem em tempo favorável a sua recuperação.
A Rede PET FISIO oferece diversos tratamentos ortopédicos, neurológicos e de recondicionamento para pets, trazendo o que há de melhor em profissionalismo e equipamentos de ponta. Desde tratamento a laser até hidroterapia, ozonioterapia, quiropraxia e acupuntura veterinária, a PET FISIO tem o planejamento eficaz para recuperar o seu cão.
Quer saber mais sobre tomografia computadorizada em cães e suas utilidades no tratamento de enfermidades em união com a fisioterapia veterinária? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e venha conhecer a melhor estrutura fisioterápica para a recuperação plena de cães.