Vacina para Cachorro – Guia Básico

Vacina para Cachorro – Guia Básico

Vacina para cachorro: conheça quais as vacinas mais importantes, quando tomá-las e como aplicá-las sem que o pet se sinta acuado e ansioso pela situação

A Rede Pet Fisio investe em informação e formas de reabilitação de pets. Conheça nossos programas de reabilitação, consulte a unidade Pet Fisio mais próxima

Atenção! Não fazemos vacinação de cães em nossas unidades, esse texto é meramente informativo.

Os cachorros, assim como nós humanos, também podem sofrer com uma série de doenças que podem ameaçar sua saúde. Dentre as ações preventivas que podemos tomar esta a vacina para cachorro, uma forma mais indicada e segura de afastar a possibilidade do aparecimento de patologias perigosas a saúde dos nossos amigos.

A importância da aplicação das vacinas para cachorro já é, de certa forma, bem difundida e conhecida pelos tutores. Porém, o que muitos ainda ficam em dúvida é como elas devem ser cumpridas dentro das datas corretas, e quais são as mais importantes de aplicar.

Quais são as vacinas para cachorro mais importantes?

As vacinas obrigatórias no calendário de vacinação de cães são as vacinas múltiplas e polivalentes, v8 e v10, e a vacina anti-rábica. Vejamos suas serventias:

1 – As vacinas v8 e v10 protegem os cães de seis doenças graves que podem afetar consideravelmente a rotina saudável deles. São elas: cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, coronavirose, parvovirose e parainfluenza canina.

2 – A vacina anti-rábica, por sua vez, protege os pets contra a raiva, uma patologia quase erradicada mas com uma taxa de mortalidade de quase 100%. Essa vacina é importante pois a raiva é uma doença considerada zoonoses, ou seja, que pode ser transmitida para o homem também.

Existe outras vacinas importantes além da v8, v10 e da anti-rábica. Dentre as mais importantes estão: vacinas contra leishmaniose, a tosse dos cães, pulgas e giárdia. É importante lembrar que qualquer cãozinho adotado ou adquirido deve ter a organização dessas vacinas em seu calendário de vacinação, feito e acompanhado por um médico veterinário.

Quando aplicamos as vacinas em cães?

A indicação mais correta é de que as vacinas caninas comecem sua aplicação ainda na fase de filhote do cachorro, quando o organismo já puder receber as doses. Dessa forma, a prevenção se torna mais eficaz, diminuindo o risco do aparecimento de alguma doença de forma precoce.

A imunização inicial dos pets começa, na maioria dos casos, aos 30 dias de vida do cão com o uso do vermífugo, continuando sua aplicação aos 40 dias com a primeira dose de v8 ou v10 e anti-pulgas, se estendendo aos 60 dias com a aplicação da vacina contra a tosse e caminha até os 120 dias com a vacina anti-rábica.

Durante o calendário de vacinação há a repetição da dose de algumas delas, como é o caso da v8 e v10, tosse e anti-rábica. Por isso a importância do acompanhamento de um médico veterinário.

Quando todos os prazos são perdidos ou estamos diante de um cachorro adulto que não tenha recebido a vacinação adequada, o procedimento costuma ser um pouco diferente: aplica-se três doses das vacinas polivalentes v8 e v10 e uma da anti-rábica.

A necessidade da aplicação de outros tipos de vacinas irá depender da região onde o animal vive e da recomendação do médico veterinário.

Dicas de aplicação!

A aplicação da vacina pode ser feita em um local onde o pet se sinta confortável. Atualmente é possível organizar com o profissional veterinário a aplicação na própria casa do pet.

Caso não seja possível essa forma, é fundamental a preparação prévia para que o pet não fique muito nervoso e ansioso com a situação. Para isso, é preciso sempre uma pessoa que tenha intimidade com o cão e que consiga dominá-lo em uma situação que fuja do controle.

Pets calmos e mansos podem ser controlados com guias, os mais agressivos devem estar com focinheira!

Após a vacinação é comum que haja uma mudança de comportamento do pet nas primeiras 24h. Isso acontece porque o organismo dele está assimilando a vacina. Quando essa mudança de comportamento ultrapassa as 24h e ele continua muito quieto e diferente, procure um profissional.

É importante destacar também que pets que já apresentem algum sinal de doença não devem receber nenhum tipo de vacinação!

Cuide sempre da saúde do seu amigo, dê a devida importância a vacina para cachorro. A Rede Pet Fisio investe sempre na formas de prevenção e tratamento de pets, prezando sempre pela informação e qualidade de vida de cães e gatos, oferecendo programas de reabilitação animal através das técnicas de fisioterapia veterinária. Conheça nossas especialidades.