Luxação Patelar: tudo sobre

Luxação Patelar: tudo sobre

O que é luxação de patela?

A luxação patelar em cães é uma condição em que a patela desliza para dentro e para fora do sulco. É uma condição genética que pode afetar qualquer raça de cachorro, mas mais comumente cães de raças miniatura e miniatura, como Poodles, Chihuahuas, Yorkshire Terriers e Pomeranians. A condição às vezes afeta apenas uma perna, mas pode ser vista em ambos os joelhos em cerca de 50% dos cães. A condição também pode afetar alguns gatos.

Quais são os sintomas da luxação da patela em cães?

A luxação da patela é geralmente caracterizada por uma claudicação de ‘pular’, onde o cão ou gato mantém a perna levantada por vários passos enquanto corre e depois volta ao normal.

Quando ambas as pernas são afetadas, você pode ver “pular de coelho” ou arrastar as pernas por curtos períodos, bem como uma marcha rígida e desajeitada. Isso geralmente não é doloroso, mas pode levar a uma condição mais dolorosa de (osteoartrose) ao longo do tempo.

O que causa a luxação da patela?

Na maioria dos casos, a patela luxará medialmente (em direção ao interior da perna). Isso é causado por uma combinação de vários fatores que se somam para causar um desalinhamento da patela, como:

  • Sulco troclear raso. Este é o sulco no fêmur no qual a patela deve se assentar e deslizar para cima e para baixo suavemente à medida que a articulação do joelho se dobra e se endireita. Os cães que sofrem de luxação da patela geralmente têm um sulco muito raso, de modo que a patela desliza para dentro e para fora facilmente.
  • Crista tibial posicionada medialmente. A patela fica dentro do tendão da patela, que liga os músculos do quadríceps à tíbia por meio de uma parte proeminente do osso conhecida como crista tibial. Em cães com luxação da patela, a crista tibial geralmente está situada na parte medial (interna) do osso, o que significa que a patela é puxada levemente medialmente, em vez de para cima e para baixo através do sulco troclear.
  • Fêmur arqueado. Em alguns cães, um arqueamento do fêmur pode contribuir para a luxação da patela.

Como é diagnosticada a luxação de patela?

A luxação da patela é diagnosticada pelo seu veterinário que fará um exame físico no seu cão durante uma consulta. Durante o exame, o veterinário poderá manipular a patela para fora do sulco para confirmar o diagnóstico. Em alguns casos, radiografias podem ser necessárias para avaliar a articulação do joelho.

O sistema de classificação para luxação de patela

A patela com luxação medial é classificada de 1 a 4 com base na gravidade.

Grau 1. A patela pode ser manipulada para fora da posição manualmente, mas não ocorre espontaneamente e não causa sintomas clínicos – geralmente um achado incidental.

Grau 2. A patela pode ser manipulada para dentro e para fora da posição, mas permanece dentro do sulco troclear na maior parte do tempo e retornará à sua posição normal sem manipulação. 

Grau 3. A patela está fora de posição na maior parte do tempo, pode ser manipulada de volta ao lugar, mas luxará novamente rapidamente.

Grau 4. A patela está permanentemente fora de posição e não pode ser reposicionadano sulco troclear.

Como é tratada a luxação de patela?

O tratamento para luxação da patela geralmente depende da gravidade da condição da patela. Patelas com luxação de grau 1 devem ser apenas monitoradas, pois raramente causam problemas. Com grau 2, a cirurgia deve ser considerada dependendo da frequência dos sinais.

Com o tempo, as patelas de localização medial de grau 2 podem se deteriorar em graus mais altos. A cirurgia é sempre o tratamento recomendado para os graus 3 e 4, pois estes irão corroer a cartilagem e causar o desenvolvimento de osteoartrite ao longo do tempo.

A cirurgia geralmente envolve várias etapas:

  • Aprofundamento do sulco troclear
  • Transposição da crista tibial para uma posição mais lateralizada 
  • É fixada no lugar com um ou dois pequenos pinos e uma placa para segurar a tensão
  • Liberação do tecido medial — corte/afrouxamento dos tecidos na parte interna da perna para reduzir a tensão lateral na patela e no tendão patelar
  • Em alguns casos extremos, pode ser necessária cirurgia para corrigir o arqueamento do fêmur

Recuperação do tratamento

O tempo total de recuperação da luxação da patela é normalmente de 8 a 10 semanas. Após a cirurgia, inchaço e hematomas são comuns. Após duas semanas de descanso rigoroso, o seu cão poderá começar a andar, aumentando gradualmente a duração dos passeios com coleira. 

Quando ambas as pernas precisam ser operadas, sugerimos um intervalo de cerca de 6 semanas entre as cirurgias para dar tempo para a cirurgia inicial cicatrizar.

Para ajudar a acelerar o tempo de recuperação, a fisioterapia e a hidroterapia podem ser exploradas para ajudar a acelerar o tempo de recuperação após o tratamento. Este serviço é oferecido pela nossa equipe da Fisio Care Pet.

Hidroterapia para luxação de patela 

A hidroterapia é reconhecida como uma forma ideal de cura e recuperação para a maioria das condições ortopédicas, incluindo a luxação da patela. Os cães são capazes de estender totalmente as pernas com a hidroterapia, enquanto constroem massa muscular ao redor das articulações, ajudando a apoiar as áreas mais fracas. 

Abaixo estão as muitas razões pelas quais a hidroterapia deve ser sua primeira escolha para curar seu cão de sua luxação patelar:

  • A pressão hidrostática na água diminui a percepção da dor
  • Exercício sem sustentação de peso
  • Amplitude de movimento completa e aumentada
  • A flutuabilidade ajuda na reabilitação de articulações/músculos fracos e doloridos
  • Aumento da força muscular
  • Sensação de bem-estar devido à liberação de endorfinas
  • Estresse e ansiedade reduzidos
  • Libera frustração e energia reprimida
  • Relaxamento de espasmos/tensões musculares
  • Constrói massa muscular em áreas fracas
  • Retardamento da progressão em doenças degenerativas
  • Prevenção de complicações secundárias
  • Melhora da aptidão respiratória/cardiovascular
  • Qualidade de vida melhorada e prolongada

Então se o seu cão estiver arqueando as costas e/ou andando desequilibrado. Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima e agende uma consulta através do botão abaixo: 

especialista Pet Fisio