Toxoplasmose – Cuidados para Cães e Gatos

Toxoplasmose: conheça o parasita protozoário da doença, como ela contagia os pets e os diferentes tratamentos eficientes para combater a doença com eficiência

A toxoplasmose pode ser compreendida como uma doença de natureza infecciosa causada por um parasita protozoário de nome Toxoplasma Gondii. Essa doença não é exclusivamente animal, afetando seres humanos e uma diversidade grande de animais de sangue quente.

A toxoplasmose pode ser muito grave em humanos, transmitida de uma mulher grávida para o feto causando abortos e defeitos congênitos, podendo afetar também crianças e adultos resultando em doenças graves (principalmente para pessoas com sistemas imunológicos frágeis) e, alguns casos, pode ser fatal. O que reforça a necessidade do conhecimento da doença e das maneiras que ela afeta nossos pets e nós humanos.

Contágio da toxoplasmose animal

A toxoplasmose em cães é uma doença adquirida através do ciclo extra-intestinal, passando do trato intestinal para a corrente sanguínea, alcançando os órgãos e tecidos causando reações inflamatórias e imunológicas. Porém, para compreendermos esse mecanismo de ação é preciso que vejamos como funciona os dois ciclos de reprodução desse parasita:

Ciclo intestinal: ocorre apenas com os felinos. O parasita se reproduz no trato intestinal do gato eliminando os ovos imaturos através das fezes. Esses ovos amadurecem no meio ambiente entre 1 e 5 dias;
Ciclo extra-intestinal: ocorre pela ingestão dos ovos já maduros do parasita, que passam do intestino para o sangue, sendo capazes de infectar órgãos e tecidos.

O contágio da toxoplasmose canina pode ocorrer através do contato com uma superfície afetada, da ingestão de fezes de gato ou até pela ingestão de carne crua contaminada com os ovos do parasita.

É importante frisar que cachorros jovens ou imunodeprimidos estão no grupo de risco quando tratamos de contágio da toxoplasmose. É importante também afirmar que nós, seres humanos, estamos muito mais propensos a se infectar através da ingestão de carne crua, frutas e vegetais não lavados, do que através da manipulação de fezes de gato ou na relação com os cães.
É muito improvável que você seja infectado por acariciar um gato ou cão infectado ou através da mordida ou arranhões deles!

Quais os sintomas da toxoplasmose em cachorros?

A toxoplasmose aguda se manifesta através de diferentes sintomas, embora nossos pets nem sempre tendem a sofrer com todos eles. Vejamos os principais:

– Fraqueza muscular;
– Falta de coordenação nos movimentos;
– Letargia;
– Convulsões;
– Depressão;
– Paralisia completa ou parcial;
– Tremores;
– Problemas respiratórios;
– Perda de apetite;
– Perda de peso;
– Vômitos e diarreia;
– Dor abdominal;
– Icterícia (coloração amarelada das mucosas);
– Inflamação do globo ocular.

Como é feito o diagnóstico?

As diferentes análises sanguíneas como a serologia e medição de anticorpos de Toxoplasma Gondii no sangue ainda são os melhores métodos para diagnosticar a toxoplasmose animal. Alguns profissionais costumam avaliar os cistos encontrados nas fezes, mas estes são tão semelhantes a alguns outros parasitas que dificultam a assertividade do diagnóstico.

Tratamento eficaz para a toxoplasmose canina

Com o diagnóstico confirmado, o tratamento dependerá de cada caso concreto e do estado de saúde do animal. Na maioria dos casos, são utilizados fluidos intravenosos no caso de desidratação grave e pode-se prescrever antibióticos destinados a controlar a infecção nas áreas afetadas.

Quando a doença apresentar baixa, o reestabelecimento do sistema imunológico do animal se faz extremamente necessário para evitar novas complicações. Nesses termos, as diferentes técnicas de fisioterapia veterinária ajudam na reabilitação de lesões sistêmicas que variam de sinais neurológicos, osteomusculares, respiratórios e oculares.

A fisioterapia animal atua de maneira individualizada, tendo um foco diferenciado para os diferentes estágios da doença. A meta do processo de reabilitação para cães com toxoplasmose é conseguir reequilibrar o funcionamento independente máximo do pet e, para isso, o planejamento de recuperação envolve diferentes programas que visam a manutenção da resistência e força, amplitude de movimentos passivos e ativos, marcha e treino de equilíbrio.

Conte sempre com ajuda profissional para auxiliá-lo na recuperação do seu amigo!

A Rede Pet Fisio trabalha constantemente para aprimorar seus métodos de tratamento, investindo na graduação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que possam oferecer um ambiente de recuperação gradual, saudável e eficiente.

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, mantendo sempre o compromisso em oferecer programas de reabilitação animal eficazes para diversas patologias e lesões Neurológicas, Ortopédicas e em programas de emagrecimento animal.

Quer saber mais sobre a paralisia por toxoplasmose e como a fisioterapia veterinária pode ser importante na recuperação do seu amigo? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo. Venha ver como podemos traçar um programa de reabilitação perfeito para o seu pet.