Raio-x Digital – Diagnóstico Rápido e Eficiente

Raio-x Digital – Diagnóstico Rápido e Eficiente

Raio-x digital: os benefícios do avanço da tecnologia na medicina animal e os principais exames de radiografia solicitados nas clínicas veterinárias

Encontra a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque um raio-x agora mesmo!

O avanço da tecnologia vem oferecendo a medicina, em geral, a evolução em diversos aspectos na busca por diagnósticos mais assertivos de patologias e lesões. Nesses termos, os exames de raio-x estão trazendo cada vez mais segurança e eficiência tecnológica. Dentre os exames mais modernos: o raio-x digital.

O raio-x digital surgiu como um avanço em precisão e qualidade de diagnósticos, sendo capaz de avaliar o funcionamento e anatomia do organismo dos pets de uma maneira mais ampla, possibilitando uma análise mais profunda dos resultados para um diagnóstico cada vez mais preciso.

Raio-x convencional e raio-x digital em cães e gatos!

Antes de compreendermos a utilidade e avanços do raio-x digital no diagnóstico de pets, é importante entendermos como é o funcionamento dos aparelhos convencionais de raio-x.

A radiografia tradicional utiliza da emissão de fótons de radiação e da interação deles com as matérias do organismo do pet para poder gerar imagens (uma pequena parcela dos raios-x emitidos são absorvidos pelo organismo e o restante consegue atravessar a matéria), chocando-se contra o filme radiográfico e formando uma espécie de imagem sobreposta de todas as estruturas dos pets.

Por outro lado, a radiografia digital em cães e gatos se baseia nos mesmos princípios do modelo convencional, porém, processado de forma digital, fornecendo mais segurança, agilidade e maior bem estar para os pets. Dentre as radiografias digitais básicas mais usuais estão:

  • Radiografia digital direta: onde os raios-x são capturados por uma placa de circuitos sensíveis à radiação, gerando uma imagem digital que envia ao computador na forma de sinais elétricos (uma vez a imagem no computador, esta já pode ser processada, armazenada e até mesmo impressa).
  • Radiografia digital indireta: onde os raios são capturados por uma placa de fósforo que precisa ser escaneada para gerar a imagem no computador. Feito isso, esta pode ser processada e destinada para um profissional que fará um laudo.

Quais as vantagens de se utilizar do raio-x digital?

O uso do raio-x digital em cães e gatos, além dos diversos avanços para a medicina veterinária e, principalmente, para nossos pets, fornece diversos benefícios objetivos como:

  1. Diminuição considerável do tempo de realização de exames;
  2. Redução da exposição a radiação;
  3. Menos estresse ao animal com o tempo reduzido de exame;
  4. Desnecessidade de revelar películas, tendo as imagens imediatamente vistas na tela do computador;
  5. Imagens mais claras e com qualidade superior;
  6. Maior precisão nos resultados;
  7. Maior dinâmica de transferência de imagens e laudos via internet, garantindo maior rapidez e conforto.

Quais são os raios-x mais solicitados?

Uma série de regiões específicas do corpo dos pets acabam sendo radiografadas com maior frequência, pois fornecem uma observação mais detalhada de alterações e lesões. Dentre elas:

  • Abdômen: utilizado, por muitas vezes, na pesquisa de corpos estranhos ingeridos por pets, solicitado também em casos de torção gástrica, contagem do número de fetos em gestação, avaliação do grau de retenção fecal, avaliação do trânsito gastrointestinal através da administração oral de contraste radiográfico, pesquisa de cálculos urinários radiopacos, diagnóstico de ruptura de bexiga através da administração de contraste via sonda uretral e outros;
  • Tórax: solicitado, geralmente, para observação da silhueta cardíaca, traqueia, pulmões, esôfado torácicos, diafragma e outros;
  • Coluna vertebral: para visualização de partes ósseas, mostrando segmentos cervicais, cervicotorácico, toracolombar, lombossacro e vértebras caudais;
  • Membros torácicos e pélvicos: mostra detalhadamente as porções ósseas dos membros, bem como os tecidos moles que as envolvem;
  • Quadril, coxal ou pelve: importante no diagnóstico da displasia coxofemoral e avaliação de fraturas e luxações;
  • Crânio: não tem uma análise tão ampla, porém, trata-se de uma importante ferramenta para avaliação da dentição, articulações temporomandibulares (ATMs), da integridade dos ossos que compõe a cavidade nasal e os seios da face e outros;

Conte sempre com clínicas especializadas para diagnosticar seu pet

A Rede Pet Fisio é uma clínica de reabilitação animal experiente e profissional, com forte investimento na capacitação e treinamento de novos e próprios profissionais para o tratamento de patologias e lesões, assim como também investe pesado na aquisição de equipamentos modernos que ofereçam aos pets a condição de passar pelas mais eficazes especialidades de reabilitação: acupuntura, fisioterapia, quiropraxia, eletroterapia, ozonioterapia, hidroterapia veterinária e mais.

São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil! Encontre o centro de reabilitação animal da Rede Pet Fisio mais próximo de você clicando aqui! Venha ver como podemos realizar um diagnóstico assertivo e traçar um programa de reabilitação perfeito para o resgate da qualidade de vida do seu amigo.