Qual a probabilidade de um cão sem dor profunda voltar a andar?

Qual a probabilidade de um cão sem dor profunda voltar a andar?

Dor profunda

A consciência da dor e da pressão nas camadas profundas da pele, músculos e articulações é definida como uma sensação de dor profunda. É um sinal de esperança e um bom prognóstico para a recuperação de um cão paralisado.

O teste de dor profunda consiste em apertar um dos dedos do pé do seu cão no membro paralisado com pressão firme e crescente. A pressão deve durar apenas alguns segundos.  Durante o teste, os veterinários procuram uma resposta muito específica. Alguns cães afastam a pata, mas essa não é a reação que eles querem ver. Este é um reflexo involuntário e não uma resposta deliberada.

Para se ter certeza que o paciente não tem dor profunda, ou seja, não sentiu o estímulo doloroso no osso do dedo, ele não pode esboçar nenhuma reação dolorosa, como chorô, vocalizações ou tentativa de morder, independente se ele mexeu ou não o membro (reflexo de retirada)

Meu cão paralisado pode recuperar a sensação de dor profunda? 

É uma pergunta importante a ser feita depois que seu animal de estimação sofreu uma lesão na coluna ou uma cirurgia. A capacidade de sentir um estímulo doloroso é um indicador de que os nervos dos membros chegam até a medula espinhal e estão, em algum nível, se comunicando com o cérebro.

A perda de dor profunda varia de acordo com diferentes condições de saúde

O tipo de problema de coluna ou neurológico que seu cão tem influencia a rapidez com que a sensação de dor profunda é perdida. Por exemplo, cães com mielopatia degenerativa, uma condição neurológica progressiva, perdem a resposta à medida que sua condição piora, podendo demorar meses de evolução.

Cães que tem hérnia de disco aguda ou sofrem alguma lesão na medula espinhal, como ser atropelado por um carro ou ter um derrame medular, podem perdem a resposta à dor no início.

Para cães que passam por cirurgia na coluna. Embora percam rapidamente as sensações de dor, também podem ser um dos primeiros sinais de recuperação. 

Estatisticamente os cães que eventualmente vencem a paralisia e voltam a andar, começam a sentir dor nas primeiras 24 horas após a cirurgia.

Perda de dor profunda em cães, os animais voltam a andar?

Após uma operação, apenas cerca de 50-60% dos cães se recuperam. Aprender a andar pode levar 9 meses ou mais após uma operação, embora a maioria dos cães ‘bem-sucedidos’ caminhem dentro de 6 a 12 semanas após a cirurgia.

Para cães que não fazem cirurgia, a chance de recuperação é mais baixa. Estudos publicados sugerem que apenas cerca de 10% desses cães se recuperam. No entanto, mais estudos estão atualmente analisando isso mais de perto.

Recentemente, estudos europeus mostraram que até 78% dos pacientes que fizeram fisioterapia intensiva retornaram a andar mesmo sem o retorno da dor profunda.

Fisioterapia 

Os fisiatras veterinários aqui da Pet Fisio utilizam uma variedade de exercícios para aumentar a mobilidade e a consciência da dor em cães paralisados, como a hidroterapia, acupuntura e laserterapia.  Os veterinários de reabilitação podem fazer maravilhas para aumentar a força e a mobilidade de animais de estimação paralisados

Então se o seu cão estiver arqueando as costas e/ou andando desequilibrado. Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima e agende uma consulta através do botão abaixo: 

especialista Pet Fisio