Pulgas em cães: veja mais sobre
As pulgas são muito rápidas em pular do ambiente para o hospedeiro, para animais de estimação e pessoas.
Uma pulga fêmea pode produzir até 50 ovos por dia, e os ovos eclodem dentro de 2 a 5 dias. As larvas se alimentam e rastejam por até 2 semanas se o ambiente for adequado (elas adoram umidade) e depois constroem casulos nos quais se transformam em adultos.
A erradicação de uma infestação deve ser feita completamente para se livrar das pulgas.
Saiba mais sobre as pulgas, seu sinais e como tratar este problema, confira a seguir:
As pulgas adultas são pequenos parasitas sem asas que se alimentam do sangue de nossos animais de estimação.
Recolhidas do ambiente circundante, elas podem rapidamente tornar-se uma infestação muito irritante de pragas que picam. A saliva deles pode fazer com que seu cão fique extremamente irritado.
O fato de que eles podem desencadear infecções bacterianas secundárias e podem iniciar reações cutâneas graves é uma boa razão para atender uma infestação, assim que você estiver ciente de sua existência.
Sintomas de pulgas em cães
Embora alguns de nossos amigos caninos possam não ter uma reação grave ou alergia a pulgas, muitos ficarão extremamente desconfortáveis e irritados. Seu cão pode mostrar os seguintes sinais listados:
- Perda de pelo
- Feridas ou vermelhidão
- Dermatite alérgica à pulga (DAPP), que é uma reação alérgica à saliva da pulga
- Comportamento inquieto
- Coceira intensa e lambedura da pele
- Evidência visível (entre as patas e na barriga)
- Manchas cor de cobre de sujeira
- Se você colocar as manchas em uma toalha de papel molhada, elas ficarão vermelhas; isso é sangue digerido.
Causas de pulgas em cães
As pulgas não só farão você e especialmente o seu familiar peludo infeliz, mas também podem ser a causa de: tifo transmitido por pulgas (transportado por gatos selvagens e animais selvagens que podem frequentar seu quintal), riquetsiose por pulga de gato e dermatite alérgica.
Erradicar uma infestação de pulgas pode ser difícil. O veterinário poderá aconselhar sobre como reduzir o risco de contração da pulga.
- Esquilos, roedores, gatos e cães podem soltar pulgas no chão, que por sua vez podem pular em seu animal de estimação
- Ovos de pulgas podem cair facilmente no chão de sua casa, infectando todos os membros da casa
- Ratos que podem entrar na casa podem trazer pulgas,
- As pulgas povoam e eclodem em móveis e roupas de cama, e quando seu cão está lá, o ciclo de vida das pulgas continua
- Todos os ciclos de vida (ovos, larvas, pupas e pulgas) devem ser eliminados do ambiente doméstico
- Canis podem abrigar pulgas
- Até 95% de qualquer carga de pulgas vive do animal de estimação, o que significa que também precisamos focar o tratamento em casa.
Diagnóstico de pulgas em cães
Se você vir seu cão coçando a pele e geralmente parecendo desconfortável, verifique se há pulgas. Melhor ainda, visite uma clínica e o veterinário de confiança diagnosticar definitivamente uma infestação de pulgas.
Depois de discutir o histórico médico recente do seu animal de estimação e as viagens recentes, o veterinário examinará seu membro da família canina para procurar sinais de irritação na pele e picadas de pulgas.
Ele também vai saber exatamente onde verificar se há pulgas, nas áreas quentes do corpo do seu cão. As fezes da pulga, quando colocadas em uma toalha de papel molhada, ficarão vermelhas acobreadas.
O veterinário pode optar por fazer testes cutâneos para eliminar outras causas de coceira e para confirmar se seu animal de estimação tem dermatite alérgica a pulgas ou por outras causas.
Tratamento de pulgas em cães
Para uma eliminação eficaz das pulgas, siga cuidadosamente os conselhos da equipe de cuidados veterinários. O descumprimento das instruções é uma das principais razões pelas quais elas podem parecer impossíveis de se livrar. Vai ser difícil, não há como negar isso. Isso pode ser feito, porém, com as ferramentas adequadas e de forma consciente.
O primeiro lugar que o veterinário lhe dirá para começar é com o tratamento para o seu cão. Os seguintes métodos podem ser usados para a eliminação e controle.
- Shampoo pode ser recomendado. O xampu matará as pulgas no corpo, e você as verá cair do pelo enquanto lava seu cão. Depois de enxaguar o shampoo, o efeito desaparece rapidamente. Portanto, o shampoo é melhor usado em combinação com outro produto.
- Inibidores do desenvolvimento de insetos (IDI) podem ser administrados por via oral. Existem também produtos injetáveis que podem ser usados.
- A maioria das coleiras contra são muito menos eficazes do que os tratamentos discutidos acima. Uma nova coleira chamada ‘Seresto’ é muito eficaz e oferece meses de proteção.
- O veterinário pode prescrever medicamentos para controlar a irritação da pele e aliviar a coceira.
Recuperação dos cães
Discutimos o tratamento para seu amigo canino e o fato de que o tratamento deve começar com seu animal de estimação. Igualmente importante é o tratamento que deve ser continuado quando você voltar para casa da clínica.
Seu ambiente doméstico deve ser tratado imediatamente após o tratamento do seu animal de estimação e, se possível, não traga seu cão para dentro até que a casa tenha sido limpa e higienizada e o produto antipulgas tenha sido aplicado. Certifique-se de tratar todos os animais domésticos.
O veterinário irá discutir as melhores opções para a casa com você. As opções podem ser um pesticida residual ou um produto que dura menos, mas requer mais aplicações. As áreas que precisam de atenção são rachaduras no piso, roupas de cama, móveis, armários e sob rodapés e aquecedores.
Lave a roupa de cama do seu cão várias vezes nas próximas semanas e meses. (Uma infestação pode levar entre seis semanas e três meses para ser eliminada). Aspirar diariamente, tendo o cuidado de retirar o saco do aspirador, colocando-o em um saco lacrado que deve ser jogado no lixo externo.
Com a ajuda do veterinário, você pode livrar seu cão e sua casa das pulgas. Use apenas produtos aprovados por veterinários para eficácia e segurança. A prevenção é uma decisão sábia para o futuro. Fale com o veterinário sobre recomendações para prevenir pulgas.