Ortopedista de Cachorros – Como Pode Ajudar?

Ortopedista de cachorros: o que faz e como pode ajudar meu cão? A Pet Fisio é referência em tratamento ortopédico veterinário no Brasil

O ortopedista de cachorros é na verdade um veterinário e assim como na área da medicina humana, é um profissional extremamente especializado e treinado para auxiliar e tratar animais com as mais variadas complicações, fraturas, patologias, rupturas, degenerações e outros.

Levando em conta que a maioria dos acidentes com pets resultam em patas quebradas e luxações diversas, fica muito fácil entender o significado e importância da grande demanda em torno do ortopedista de cachorro.

De forma geral, o ortopedista veterinário irá analisar, diagnosticar e traçar um planejamento de tratamento eficaz na solução ou combate as mais variadas doenças e problemas caninos.

Para entender melhor, separamos as principais dúvidas sobre a atuação da ortopedia animal. Confira:

1 – O que é a ortopedia veterinária?

A ortopedia veterinária é uma especialidade da medicina animal que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (fraturas e luxações) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.

O ortopedista de cachorros é uma especialidade chave no combate às diversas patologias e lesões ortopédicas, que proporciona alívio de dores e mais qualidade de vida aos animais.

Além disso, diversas ferramentas inovadoras estão gerando cada vez mais resultados positivos no trabalho de ortopedia veterinária nos últimos 15 anos. A introdução de radiografias tradicionais, raios-x digitais, ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas são alguns dos mais importantes e valiosos exames que promovem uma maior assertiva nos diagnósticos da ortopedia animal.

A possibilidade da visualização plena de articulações, ligamentos e estruturas ósseas, em conjunto com a preparação de cada profissional, faz com que as chances de um tratamento eficiente aumentem.

2 – Onde ao ortopedista de cachorros atua?

A maioria dos acidentes e ocorrências ortopédicas que envolvem animais domésticos são gerados em função de casos corriqueiros de batidas e quedas. Embora não tragam tanto prejuízo a vida dos pets em comparação com outras patologias mais agressivas, as lesões e patologias ortopédicas animais podem acarretar alterações permanentes na estrutura e rotina saudável dos pets, muitas vezes comprometendo mobilidade e bem-estar de forma abrupta.

A ortopedia animal é, justamente, a especialidade que irá tratar todo tipo de lesão, desde fratura até luxações que possam debilitar ossos, musculatura, articulações e ligamentos, fazendo avaliações detalhadas em busca de complicações, prezando pela integridade de cada paciente e proporcionando meios para uma recuperação plena e saudável.

3 – Quais doenças o ortopedista de cachorros trata?

Dentre as patologias e lesões mais comuns na ortopedia veterinária estão:

1 – Artrose: a artrose de caracteriza pelas alterações degenerativas na cartilagem articular resultando em lesões na coxofemoral, coluna vertebral, joelhos e cotovelos. Os sintomas mais visíveis são os de dificuldade na realização de tarefas simples como andar, brincar, correr e outros, afetando o espírito natural de dinamismo e alegria do pet por um aspecto de quietude e tristeza.

2 – Displasia Coxofemoral: patologia caracterizada pela degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur. Provoca complicações de mobilidade aos pets, dificultando sua locomoção, tanto na caminhada quanto na corrida e pulos. A displasia coxofemoral acomete, em geral, animais de médio e grande porte.

3 –Ruptura de Ligamento Cruzado: ocorre, na maioria dos casos, após uma ruptura crônica por fadiga progressiva das estruturas do joelho. A ruptura de ligamento cruzado provoca o deslizamento do fêmur sobre a tíbia, podendo ocasionar novas complicações como a lesão de menisco.

4 – Luxação Patelar: é caracterizada pelo desencaixe das articulações da região do joelho, causando muita dor e significativa perda de mobilidade ao pet. Os sintomas da luxação patelar variam de somente dor até rotação extrema do membro. É uma lesão clinicamente dividida em 4 graus distintos e seu tratamento depende da sintomatologia observada em cada caso concreto.

5 – Fraturas e Traumas: causada por diferentes motivos, desde acidentes, batidas mais bruscas e até excesso de peso, são ocorrências bem corriqueiras nos centros de ortopedia veterinária.

6 – Displasia de Cotovelo: é caracterizada pela má formação dos componentes ósseos da articulação do cotovelo, resultando em um desnivelamento entre rádio e ulna ou tróclea mal formada.

7 – Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur: acomete, na maioria dos casos, cães de porte pequeno, exibindo atrofia muscular, encurtamento do membro dolorido e dor ao movimento passivo da articulação do quadril.

8 – Síndrome do Cão Nadador: uma anormalidade no desenvolvimento de filhotes caracterizada pela dificuldade de locomoção. Se manifesta já nas primeiras duas a três semanas de vida, observada pela hiperextensão das articulações dos joelhos e jarrete, além da articulação coxofemoral hiperfletida bilateral. A dificuldade em manter-se em pé logo resultam em fraqueza e debilidade.

4 – Quais animais têm mais propensão para problemas ortopédicos?

Embora todos os cães e gatos possuam certa probabilidade de sofrer com problemas ortopédicos durante a vida, existem algumas características que podem aumentar os riscos de aparecimento de complicações ortopédicas na vida de um animal.

Para os caninos essas características são bastante objetivas, vejamos:

• Cães de grande porte como Rotweiller, Pastor Alemão, Golden Retriever, Dogue Alemão e Labrador Retriever, a displasia coxofemoral é uma possibilidade real, principalmente em detrimento do tamanho avantajado que propicia o desenvolvimento de problemas na região dos quadris;
  • Cachorros de pequeno porte como Poodle, Maltês, Pinscher, Lhasa Apso e Yorkshire possuem uma probabilidade maior de sofrer com luxações na patela e necrose asséptica da cabeça do fêmur, causando desconforto na região dos joelhos;
  • Cachorros de porte pequeno e alongados, como os cães da raça Dachshund tem maior probabilidade de problemas relacionados à hérnia de disco, justamente em função do longo comprimento de suas colunas.

5 – Quais as técnicas mais utilizadas para o tratamento de lesões e patologias ortopédicas?

Existem diversos métodos utilizados para o tratamento de enfermidades ortopédicas, cada uma escolhida conforme a aceitação e demanda do paciente. Claro, muitas patologias e lesões mais graves são indicadas para cirurgia, porém, também encontram nos processos pós-cirúrgicos e terapêuticos o espaço ideal para uma recuperação saudável. Dentre as técnicas mais eficientes e usuais estão:

• Hidroterapia Veterinária: utilização de esteiras aquáticas para fortalecimento muscular, aumento de mobilidade e diminuição de dor, sendo um tratamento altamente eficiente no combate a diversos problemas ortopédicos, de obesidade e outros;
  • Acupuntura: utilizado para o alívio da dor, incômodos e inflamações, melhorando condição muscular e auxiliando no recondicionamento físico de lesões;
  • Eletroterapia: a estimulação elétrica ajuda no fortalecimento muscular e no controle da dor;
  • Laserterapia: muito utilizado no auxílio de cicatrização de feridas, no tratamento de áreas com inflamação e edemas, no controle da artrose e nos processos pós-cirúrgicos;
  • Crioterapia (uso do frio): ágil da diminuição da dor, edemas e no processo anti-inflamatório pós-cirúrgico;Uso de calor: muito útil no tratamento de casos de osteoartrite, lesões de disco e
  • outras doenças da coluna vertebral.
  • Ozonioterapia: utilização do ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias.

A maioria dos casos de lesões e patologias ortopédicas, com cirurgia ou não, são indicadas para o tratamento via técnicas de fisioterapia veterinária, que vem se mostrando uma das mais importantes aliadas na estruturação de programas de reabilitação realmente eficientes para o fortalecimento muscular adequado, no combate de dores e incômodos, e no resgate da qualidade de vida dos pets.

6 – Quais os exames mais requisitados na ortopedia animal?

Os principais exames requisitados e realizados pelo especialista em ortopedia veterinária vão desde raios-x digitais e radiografias tradicionais, até ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas que possibilitem a visualização mais plena de ligamentos, articulações e estruturas ósseas dos pets, ampliando, assim, as possibilidades de estruturar uma recuperação mais eficaz e menos invasiva possível.

Onde encontrar ortopedistas veterinários?

Se o seu cão sofre com problemas relacionados à displasia coxofemoral e de cotovelo, artroses e artrites, hérnia de disco, luxação patelar, ruptura de ligamento cruzado cranial, fraturas e outros, entre em contato com a unidade Pet Fisio mais próxima de você.

Somos especialistas na reabilitação e tratamento animal, investindo sempre em qualificação profissional e qualidade de equipamentos para proporcionar um atendimento personalizado e eficiente na retomada da qualidade de vida dos pets.

Marque uma consulta e entenda melhor como os ortopedistas de cachorros podem ajudar seu pet na recuperação de lesões e doenças. Venha conhecer a rede Pet Fisio e garanta uma vida saudável e feliz ao seu cão!