O que é Displasia Canina? Compreenda e saiba como Tratar
O que é a displasia canina e como podemos combate-la? Conheça um pouco mais sobre a displasia coxofemoral, suas classificações, sintomas e tratamentos mais adequados
Quer um tratamento eficaz para a displasia canina? Encontre agora mesmo a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta com um de nossos especialistas!
Apesar de ser um problema relativamente comum, muita gente ainda se pergunta o que é a displasia canina? A displasia coxofemoral é uma doença multifatorial, sendo hereditária mas seu desenvolvimento depende de muitos fatores como o peso do paciente e a atividade física nos primeiros meses de vida.
Trata-se de uma doença caracterizada pela incongruência e degeneração da articulação da bacia (acetábulo) com a cabeça do fêmur.
Quais os sintomas da displasia nos pets?
A displasia coxofemoral em cães apresenta sintomas bastante característicos nos cães que sofrem com a doença, incluindo a dificuldade em caminhar, estalos audíveis na articulação, andar manco das patas traseiras e sinais de dor ao realizar movimentos comuns.
Com o avanço da doença não tratada, os sintomas começam a se apresentar com mais frequência e intensidade, fazendo com que o pet evite diversas atividades rotineiras como levantar-se, subir escadas, pular e correr, podendo também começar a andar rebolando e desenvolver desproporcionalmente a musculatura de sua parte dianteira.
O diagnóstico da displasia coxofemoral pode ser feito apenas através de radiografias com sedação, ajudando na análise do grau de displasia em que o animal se encontra e facilitando o planejamento mais eficaz de tratamento.
A displasia coxofemoral em gatos é mais comum em raças grandes como a raça Maine Coon, onde mais da metade deles apresentarão a doença.
Qual tratamento mais indicado para cães com displasia coxofemoral?
Apesar de não curável, a displasia coxofemoral têm na fisioterapia veterinária, em conjunto com os medicamentos, métodos profissionais para combater a dor e o avanço da doença, proporcionando ao pet a possibilidade de garantir uma vida saudável e qualificada e ,em 90% dos casos, evitamos os procedimentos cirúrgicos.
Quer conhecer os melhores métodos e técnicas de fisioterapia veterinária para cães com displasia coxofemoral? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo.