Fisioterapia para Cães – Conte Conosco!

Fisioterapia para cães: conheça o melhor da fisioterapia veterinária. Saiba quais as especialidades e métodos mais utilizados na fisioterapia para cães

Os cães deixaram de ser apenas animais de trabalho para se tornarem os verdadeiros companheiros do homem. Além dos cuidados com roupas, aparência, tosas, coleiras, também aumentamos o cuidado com a saúde dos pets. Com a descoberta de novas complicações e doenças, também vieram novos tratamentos e cuidados como a fisioterapia para cães.

Problemas ortopédicos, neurológicos e de reabilitação animal, são apenas algumas indicações da fisioterapia para cães, que procura garantir uma qualidade de vida maior ao pet, diminuindo dores, ajudando a manter o equilíbrio dos movimentos e até recuperando movimentos perdidos por traumas e efeito de doenças.

O princípio da fisioterapia veterinária na vida dos cães e sua eficácia!

O princípio da fisioterapia animal é muito parecido com a que nós, humanos, fazemos. Começou a ser utilizada na década de 70 para animais de grande porte, evoluindo os métodos e aprimorando técnicas para atender outras demandas.

Os aparelhos e ferramentas técnicas são muito parecidas com as nossas. Claro, adaptando para o tamanho e necessidade dos pets. A ideia é garantir uma recuperação eficiente, evitando riscos e técnicas invasivas, preservando o animal.

Quando a fisioterapia para cães é aconselhável e necessária?

A indicação deve ser sempre técnica, ou seja, através de um médico veterinário profissional. Luxações de patela e hérnias de disco, por exemplo, são casos onde a fisioterapia é muito positiva e indicada, diminuindo dores e inchaços, ajudando a combater quadros de inflamação.

Existem muitos outros casos neurológicos, ortopédicos e de reabilitação onde a fisioterapia veterinária cumpre seu papel efetivo, ajudando no reequilíbrio muscular e mental do pet, readquirindo a confiança necessária para ter uma vida saudável.

Vale dizer que, quando realizada preventivamente ou em estágio inicial de um problema, a fisioterapia animal pode até substituir a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Em casos de pets que já realizaram alguma cirurgia, a fisioterapia também é altamente recomendada no pós-operatório, principalmente em casos ortopédicos, pois acelera o processo de recuperação, evitando o surgimento de novas complicações.

Métodos e técnicas mais utilizadas na fisioterapia veterinária!

Vários métodos são utilizados para combater doenças e complicações, sejam elas quais forem, cada método indicado para um tipo de problema e particularidade. Vejamos alguns:

· Hidroterapia: o cão é colocado em uma piscina onde irá realizar exercícios com bola, nadando e caminhando em uma esteira aquática. A ideia é evitar o efeito da gravidade, aliviando os movimentos e impactos, combatendo problemas desde obesidade canina como tratamento para dores nas articulações e fortalecimento muscular;

· Massoterapia: utilizada para diminuir a tensão nos músculos dos pets, diminuindo dores e quebrando o ciclo continuo de tensão e dor. A massagem no tratamento aumenta a circulação sanguínea na região massageada, auxiliando a oxigenação e aumentando a drenagem linfática e venosa. Isso faz com que o retorno das funções dos músculos aumente e crie uma sensação de alívio;

· Ultrassom: auxilia o reparo dos tecidos e também ajuda nos processos de inflamação, sendo muito utilizado após cirurgias ortopédicas, também podendo ser utilizado em processos de inflamação nas articulações como artroses;

· Eletroterapia: utiliza correntes elétricas para o tratamento de dores, aliviando os efeitos e fortalecendo os músculos em casos de perda de massa muscular, quando o cão passa por problemas neurológicos como paralisias, por exemplo;

· Acupuntura: assim como nos humanos, a técnicas busca aliviar dores e aumentar o equilíbrio muscular dos pacientes, utilizando agulhas em pontos estratégicos, aumentando a qualidade de vida dos pets;

Conte com a Rede PET FISIO para tratar seus pets com o melhor da fisioterapia veterinária!

A Rede PET FISIO conta com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, sempre atendendo seus pacientes com o máximo de profissionalismo e equipamentos de ponta, utilizando técnicas como hidroterapia, acupuntura e muitas outras.

Quer o melhor da fisioterapia para cães? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e dê ao seu pet a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida com métodos profissionais de recuperação e reabilitação animal.