Fisioterapia para animais – O que é?

Fisioterapia para animais – O que é?

Fisioterapia para animais: Conheça a história e evolução da fisioterapia veterinária. Veja como a fisioterapia para animais pode tratar diversas doenças

A fisioterapia para animais surgiu inicialmente como uma adaptação das técnicas da fisioterapia humana aplicadas, em sua maioria, em equinos. Ao passar dos anos essas técnicas foram se moldando na aplicação em pequenos animais, ao ponto de estar totalmente difundida na classe médica, com trabalhos científicos e publicações comprovando a eficácia das técnicas adaptadas ou especificamente desenvolvidas para cães e gatos.

As sessões de fisioterapia animal podem ser combinadas com diversos métodos de aplicação, dependendo das restrições e doenças do animal. Muitas vezes, algumas das técnicas são ensinadas aos donos para que sejam realizadas diariamente.

Conheça algumas técnicas da fisioterapia animal e como são aplicadas!

· Massoterapia: Aplicação de massagem é de grande valia para a fisioterapia veterinária. Resultam em diminuição de tensão muscular e consequentemente da dor, quebrando o ciclo de dor-tensão-dor, comum na rotina de pets com problemas de coluna;

· Hidroterapia: Consiste no uso da água como forma de tratamento e terapia. Os exercícios são divididos em natação e esteira aquática, trazendo benefícios fisiológicos e psicológicos aos pets. Além disso, a agua reduz o peso e impacto dos exercícios, aumentando a circulação, flexibilidade e mobilidade, fortalecendo os músculos, ajudando na coordenação, postura, equilíbrio e diminuindo potencialmente a dor;

· Cinesioterapia: Terapia através de movimentos, exercícios ativos, passivos, ativos-passivos ou assistidos;

· Acupuntura em cães e gatos: Método que estimula determinados pontos do corpo através da inserção de finas agulhas de aço inox, visando à restauração e manutenção da saúde através do equilíbrio energético do organismo.

Esses tratamentos são principalmente indicados para pets com distúrbios musculares, tendinosos, articulares e esqueléticos. Com distúrbios neurológicos e distúrbios funcionais.

Conheça a Rede PET FISIO e garanta o melhor tratamento fisioterápico para o seu animal!

A Rede PET FISIO oferece os melhores métodos de tratamentos fisioterápicos para o seu animal. Desde artrose, hérnia de disco, até combate a obesidade e melhora no rendimento físico do seu cão, a PET FISIO tem a melhor solução para o tratamento do seu pet.

Marque uma consulta agora mesmo e conheça mais sobre os diferentes tratamentos da PET FISIO e o trabalho de reabilitação animal. Saiba como é possível garantir uma vida livre de problemas para o seu pet com métodos profissionais de fisioterapia para animais.