Fisioterapia para animais paralisados

Fisioterapia para animais paralisados

Quando começar a fisioterapia?

Seu veterinário fisiatra tomará a decisão sobre quando seu animal de estimação pode começar a fisioterapia. A rapidez com que a terapia pode começar depende do que causou a paralisia e da condição geral do seu cão. Em alguns casos, como a paralisia causada por uma embolia fibrocartilaginosa, você pode ser instruído a iniciar a fisioterapia imediatamente. Em outros casos, como o tratamento médico ou cirúrgico da Doença do Disco Intervertebral (DDIV), você pode receber ordens para manter seu animal de estimação em repouso nos primeiros 5 dias

Quanto antes iniciar fisioterapia com esteira aquática em animais paralisados, maior a chance de voltar a andar, procure agora mesmo um serviço de fisioterapia com hidroterapia.

Amplitude passiva de movimento, estimulação dos pés e massagem são três exercícios considerados seguros para a maioria dos animais de estimação em repouso, porém cada caso é um caso e você precisa consultar seu veterinário primeiro. Não faça nenhum desses exercícios sem antes perguntar ao seu veterinário.

Exercícios

Movimento de bicicleta: feito em cada perna paralisada,trabalha toda a amplitude de movimento, pode ser feito duas vezes por dia. Faça várias repetições. Isso levará cerca de 5 minutos. É importante manter as pernas flexíveis e evitar o desenvolvimento de contraturas articulares.

Estimule os pés: esfregue, aperte, coloque os dedos entre as almofadas, brinque com os dedos dos pés. Faça isso em intervalos ao longo do dia. Isso melhora a propriocepção, que é a capacidade de sentir os pés e saber onde eles estão no espaço. Após a paralisia, o corpo precisa remapear o caminho do cérebro até os dedos dos pés, e quanto mais você estimula os pés, mais dá para trabalhar.

Resistência: pressione a parte inferior dos pés enquanto seu animal de estimação resiste e empurra para trás.

Exercício com bola: o seu animal de estimação é colocado sob uma bola, que é movida para a frente e para trás. Isso estimula o instinto de esticar os dedos dos pés até o chão e proporciona exercícios de levantamento de peso.

Suporte de peso: seu animal de estimação é colocado em pé e os quadris são levemente pressionados, balançando levemente enquanto o animal resiste. 

Caminhada assistida: ajude seu animal de estimação a ficar de pé e andar usando um uma tipoia caseira (como uma toalha de banho ou lençol de berço) sob o abdômen. 

Ajustando os pés: coloque os pés na posição correta enquanto seu animal de estimação fica em pé. 

Obstáculos: com cones e bastões em várias alturas, fazendo curvas no zigue e zague 

Superfícies: deixe seu animal de estimação praticar caminhada em uma variedade de superfícies, como pavimento, grama, carpete e cascalho. Tenha cuidado em todas as superfícies onde você acha que seu animal de estimação pode escorregar ou cair.

Hidroterapia

A hidroterapia é fundamental para animais de estimação em recuperação de paralisia. Com a flutuabilidade adicional da água, a carga na articulação e coluna é reduzida , facilitando o movimento, mesmo que não consiga suportar peso ou tenha pouco equilíbrio. 

 Se você está vendo sinais de que a função nervosa do seu animal de estimação melhorou, mas ele ainda não está andando. Isso não se deve simplesmente à perda de tônus muscular e não significa que seu animal de estimação seja preguiçoso ou desmotivado. Seu animal de estimação não tem ideia de que está se tornando capaz de fazer as coisas novamente. Não assuma que isso virá naturalmente para o animal. Um dos objetivos da fisioterapia é ajudar seu animal de estimação a desaprender o não-uso, uma pequena habilidade de cada vez. Sinta os pés. Fique de pé. Equilíbrio. Dê um passo. Dê vários passos. Aos poucos, ajude seu animal de estimação a reconstruir a consciência do quanto ele pode fazer.

Por quanto tempo continuar a fisioterapia?

A fisioterapia é importante para a recuperação da paralisia. O seu pet deve continuar a fazer mesmo que veja pouca mudança na condição do seu animal de estimação. Os nervos se regeneram muito lentamente. A fisioterapia pode precisar ser feita por semanas ou meses após uma lesão para maximizar a recuperação. Seu animal de estimação não pode fazer mais do que os nervos estão prontos. Portanto, um programa constante de exercícios diários ao longo do tempo é a chave para uma reabilitação bem-sucedida. Sua dedicação ao programa de fisioterapia do seu animal de estimação garantirá que ele tenha a melhor recuperação possível.

Quer o melhor da fisioterapia veterinária? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima e agende uma consulta através do botão abaixo: 

especialista Pet Fisio