Como Fazer o Cachorro parar de Latir?

Como Fazer o Cachorro parar de Latir?

Como fazer o cachorro parar de latir: entenda quais os principais motivos dos latidos em excesso e veja dicas de como amenizar essa situação com sabedoria

Não é incomum que muitas pessoas enfrentem um problema com o excesso de latidos do seu pet. Você sai pra trabalhar e quando volta seus vizinhos reclamam que seu cachorro não parou de latir um minuto. A verdade é que os cães latem por diferentes motivos, e saber como fazer o cachorro parar de latir exige entendimento desses motivos e ações positivas para cessar o ocorrido.

Se você anda lidando com vizinhos nervosos e incomodados com a latição do seu pet, a boa notícia é que existem algumas medidas razoáveis de como fazer o cachorro parar de latir. Vejamos:

Por que o cachorro late em excesso?

Os principais motivos para os latidos excessivos dos cães são o tédio provocado pelo confinamento, quando um cão é preso durante o dia todo, ou até pela ansiedade de uma separação, quando os pets não aguentam passar longos períodos longe de seus tutores e latem por tristeza, angústia e até amargura.

O pet também pode estar tentando chamar a atenção, como uma criança que se joga no chão e faz birra quando quer um brinquedo. Existem ainda outras razões que incluem o medo, tentativa de alertar sobre pessoas e animais estranhos por perto, por defesa do território, dor, problemas de saúde e até felicidade, quando fica animado demais e não consegue se conter.

Compreender quais desses motivos se enquadra melhor no contexto do seu pet é de ótima valia para, primeiro, compreendê-los e, segundo, para direcionar a melhor maneira de diminuir o excesso de latidos.

Dicas de como fazer o cachorro parar de latir em excesso

Confira algumas medidas assertivas que podemos tomar para diminuir o excesso de latidos dos cães. Vejamos:

1 – Atente-se a vista: muitos cães latem para estímulos externos, porque avistam algo estranho ou interessante. Muitos donos contornam esse problema quando bloqueiam esses estímulos mais abertos. Por exemplo: o cachorro que vai para sacada latir, fazendo com que o dono feche a sacada e a cortina para não estimular esse comportamento.

Claro, nunca confine o seu animal em local escuro sem nenhum estímulo externo, mas procure equilibrar a sua qualidade de vida com o sossego dos outros.

2 – Exercite seu cão: a maioria dos casos de latidos em excesso se relacionam com o excesso de energia que os cães canalizam. Por isso, é importante encontrar um método de liberar essa energia canalizada, e não existe solução melhor do que os passeios, pois assim enquanto você estiver fora ele estará cansado e não gastará energia latindo.

3 – Dê algo para ele fazer: outra forma de prevenir o tédio é dar ao pet algum tipo de ocupação durante sua saída. Brinquedos recheados com petiscos, ossos, brinquedos de morder, bolinhas e outros são ótimas opções.

4 – Trabalhe com o reforço positivo: quando estiver em casa sempre use o reforço positivo quando ele parar de latir ou não latir para algo que normalmente latiria. Assim ele saberá que, quando se comporta bem, ganhará atenção, carinho e petiscos.

5 – Treine o cão: se mesmo tentando todas as opções possíveis ele continuar latindo em excesso, a contratação de um adestrador profissional pode ser positiva para que ele analise o ambiente e a personalidade do seu pet, estruturando formas de contornar o problema.

6 – Procure conversar com os vizinhos: o processo de educação dos pets não acontece do dia pra noite, por isso é importante que mantenha contato com os vizinhos incomodados, peça desculpas e informe que está trabalhando para contornar o problema.

Quais as raças que mais latem?

Os campeões em barulho são, em sua grande maioria, os cães de pequeno porte. Porém, alguns de grande porte também possuem essa fama. As principais raças são: Yorkshire, Poodle, Chihuahua, Pastor de Shetland, Setter Irlandês, Cairn, West Highland, Lhasa Apso e Doberman.

Trabalhe sempre com paciência e inteligência!

É importante ressaltar que as broncas exageradas e até violência não são solução alguma para casos como esses. Compreender como fazer o cachorro parar de latir é a união da compreensão de sua condição e contexto, da aplicação de técnicas que possam amenizar ou atitudes que possam melhorar o comportamento, em conjunto com muita paciência, assertividade e persistência. Vamos tentar?