Clínica Veterinária – Fisioterapia e Reabilitação
Clínica veterinária: a evolução da fisioterapia animal, quais as patologias e lesões tratáveis, seus benefícios, as técnicas mais eficientes e a importância na recuperação
Quer conversar com um especialista? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques!
A clínica veterinária de fisioterapia animal é uma especialidade da medicina veterinária que se utiliza de técnicas específicas para o tratamento e reabilitação de animais, proporcionando avanços evidentes na recuperação de cães, gatos, equinos e animais exóticos. É através dela que é possível manter ou desenvolver a autonomia funcional do animal, gerando saúde e proporcionando maior qualidade de vida.
As clínicas veterinárias de fisioterapia são indicadas para praticamente todas as enfermidades ortopédicas e neurológicas, tendo como principais casos a displasia coxofemoral, hérnia de disco, traumas, fraturas, luxação patelar e ruptura de ligamento cruzado. bem como é eficiente no controle da obesidade e manutenção de condicionamento físico. Nesses termos, é possível dizer que a fisioterapia tem como objetivo:
- Prevenir patologias;
- Acelerar o ritmo de recuperação de lesões;
- Promover alívio da dor;
- Melhorar todo o processo de cicatrização;
- Corrigir problemas posturais;
- Promover ou manter o condicionamento físico do pet;
- Acompanhar e tratar animais obesos e idosos;
- Proporcionar maior qualidade de vida.
Qual a diferença entre clínica veterinária de fisioterapia animal e fisioterapia humana?
A principal diferença entre as duas especialidades está na biomecânica. Ou seja, trata-se de um tratamento para bípedes humanos e outro para quadrúpedes animais. Com isso, os grupos musculares e suas posições anatômicas se diferenciam. Por isso a importância de sempre contar com um profissional veterinário com especialização em fisioterapia para acompanhar a recuperação do seu amigo.
Quando os tratamentos devem iniciar?
É preciso ressaltar que cada caso é um caso, e o início das sessões de fisioterapia irão depender da patologia e lesão em questão, seu grau de severidade e das condições clínicas que serão avaliadas no pet. Muitos tratamentos iniciam após o diagnóstico, pois a terapia via fisioterapia poderá ser mais eficiente do que o encaminhamento para um procedimento cirúrgico. Os cães que passam por cirurgia, por sua vez, costumam iniciar as sessões de fisioterapia em 5 dias, visando principalmente a redução da inflamação e dor, já preparando o pet para as atividades de recondicionamento físico.
Qual é o valor médio das sessões?
Os valores das sessões variam entre 130 e 190 reais, dependendo da localização e especialidade da clínica. Claro, dependendo também de quais técnicas irão ser utilizadas.
Quais as técnicas mais eficientes?
Diferentes métodos de aplicação da fisioterapia são utilizados nos programas de reabilitação animal, cada uma indicada para um determinado tipo de problema, pois possuem particularidades que os diferenciam uns dos outros. Confira as mais usuais:
1 – Cinesioterapia: nessa técnica são utilizadas bolas, pistas de obstáculos e pranchas de equilíbrio que auxiliam na realização de movimentos. É indicada para tratamento de diferentes problemas ortopédicos e neurológicos, e consiste na realização de diferentes exercícios terapêuticos e alongamentos que auxiliam na reabilitação animal.
2 – Eletroterapia: se utiliza de correntes elétricas para o tratamento de dores, aliviando seus efeitos e ajudando no fortalecimento dos músculos de pets que perderam massa muscular por problemas neurológicos como paralisia ou até ortopédicos que passaram por procedimentos cirúrgicos.
3 – Ultrassom: auxilia no reparo dos tecidos e também ajuda em processos anti-inflamatórios, sendo muito utilizada após cirurgias ortopédicas. Também pode ser utilizado no tratamento de processos inflamatórios de articulações como a artrose.
4 – Massoterapia: utiliza a massagem como forma de diminuição da tensão nos músculos, quebrando o ciclo contínuo de dor, aumentando a circulação de sangue na região massageada, auxiliando a oxigenação e aumento da drenagem linfática e venosa. Ajuda também na liberação de nódulos nos músculos que causam dor e desconforto aos pets, sendo um excelente tratamento relaxante que libera endorfinas, aumentando a sensação de bem-estar.
5 – Hidroterapia: uma das mais completas opções de tratamento dentro da fisioterapia veterinária, pois se utiliza da água como meio de evitar os efeitos da gravidade quando entramos em contato com o solo duro, sendo uma técnica perfeita para o emagrecimento de cães, reabilitação animal, no trabalho de recondicionamento muscular como também no tratamento de dores nas articulações.
6 – Acupuntura: muito procurada atualmente, a acupuntura veterinária visa o alívio das dores e o aumento do equilíbrio muscular dos pacientes utilizando agulhas em pontos estratégicos. Pode ser um grande aliado na reabilitação do seu pet.
7 – Ozonioterapia: utilização de gás ozônio como agente terapêutico com ação bactericida e bacteriostática, produzindo reações com os tecidos corporais, liberando oxigênio às células diminuindo o processo inflamatório, aumentando vascularização local e contribuindo para a diminuição de dores.
Como os tutores podem ajudar na recuperação mais eficiente de seus pets?
É importante ressaltarmos que não há necessidade de realizar atividades fisioterápicas em casa após as sessões de fisioterapia em uma clínica especializada, a não ser que haja uma indicação do profissional responsável pela reabilitação do seu pet.
Por outro lado, existem outros aspectos da vida diária dos nossos animais que podem ser melhoradas para que seu desempenho e recuperação sejam eficientes, graduais e saudáveis. Vejamos:
1 – A ração é uma fonte segura e eficaz quando pensamos na quantidade de proteínas e calorias necessárias para uma vida saudável. Entretanto, é muito importante sabermos regular essa alimentação. Além dos petiscos e comidas totalmente contra indicadas, ainda costumamos servir muito mais do que o necessário para nossos amigos.
Fracionar a medida de ração diária em porções adequadas ao peso ideal dos pets, e não ao peso atual, é uma das iniciativas positivas na recuperação. A alimentação saudável e suficiente irá fornecer os nutrientes adequados para a recuperação diária de energia do seu pet, como também irá deixá-lo preparado para extrair o máximo de rendimento em suas atividades de recuperação;
2 – Outro ponto importantíssimo para a recuperação da qualidade de vida de um cão são as caminhadas! Elas estimulam os músculos, emagrecem e promovem bem estar. O ideal é que o cão caminhe pelo menos 30 minutos por dia, sempre adequando esse tempo com a ajuda do profissional responsável pela reabilitação do seu pet a fim de evitar o aparecimento de dores, progressão de doenças ou desgaste excessivo;
3 – Outro estímulo importante na recuperação de movimentos são as atividades dentro de casa. Pneus, bonecos, bolinhas, tudo que estimule a mobilidade e dinâmica de movimentação dos pets são importantes para uma recuperação plena e recondicionamento natural, sem que haja a obrigatoriedade de concentração e foco como nos exercícios específicos de fisioterapia veterinária para reabilitação animal.
Conte sempre com clínicas especializadas e profissionais para lhe ajudar
A Rede Pet Fisio investe forte na capacitação de seu corpo de profissionais, na aquisição de equipamentos modernos de reabilitação e na difusão de seus métodos através de cursos profissionalizantes para profissionais da área e criação contínua de novos centros de reabilitação. São mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil que levam o mesmo conceito, ética e profissionalismo na aplicação das mais variadas técnicas de reabilitação animal.
Quer uma clínica veterinária profissional em reabilitação animal? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Venha ver como podemos traçar o programa de recuperação ideal para o seu amigo.