Cadeira de Rodas para Cachorro
A cadeira de rodas para cachorro funciona como um suporte para animais paralisados ou com dificuldades locomotoras nos membros traseiros ou nos membros dianteiros.
Existem cadeiras de rodas para cachorro paraplégicos, tetraplégicos e também para aqueles que não tem um ou ambos os membros dianteiros ou traseiros, cada uma com uma estrutura e benefícios específicos para os pets.
Conheça alguns tipos de cadeiras de rodas para cachorro:
1 – Cadeira de rodas com rodas atrás.
2 – Cadeira de rodas com rodas na frente.
3 – Cadeira de rodas com 4 rodas.
Quais os benefícios da cadeira de rodas para cachorro?
Dentre tantos benefícios do uso correto da cadeira de rodas para cães, o aumento da qualidade de vida é o mais flagrante. Isso porque os cachorros adoram se movimentar, explorar ambientes, sentir odores e brincar, e a cadeira de rodas pode devolver tudo isso a um cão que perdeu sua capacidade de andar.
O equipamento também permite que o pet se exercite, o que melhora sua circulação sanguínea e previne o excesso de peso, comum para cães que perderam sua capacidade de locomoção. A obesidade pode levar à formação de escaras de decúbito e piorar ainda mais a já pequena mobilidade.
Além disso, cães com paralisias costumam apresentar problemas para urinar e defecar, e a cadeira de rodas pode proporcionar novamente uma certa autonomia para eles, que utilizam o tempo na cadeira para fazer suas necessidades com muito mais conforto e higiene do que teriam se tivessem deitados.
Como saber se o meu cachorro pode usar uma cadeira de rodas?
A cadeira de rodas canina é uma excelente forma de devolver a mobilidade aos pets, mas ela não é para todos. Se o cão não anda por causa de uma artrose, por exemplo, o problema dele é a dor, e nesse ponto, o melhor tratamento é através de analgésicos e um programa de reabilitação.
Já quando o problema é mais na parte neurológica, como uma paralisia, ou se o cão perdeu (ou já nasceu sem) duas ou mais patas, por exemplo, a cadeira de rodas pode ser muito útil.
De qualquer maneira, procure sempre conversar com seu médico veterinário para saber se a cadeira de rodas pode ser uma opção viável para o seu amigo, e como ela pode ser adaptada para sua realidade e rotina.
O cachorro tem dificuldade em se adaptar a cadeira de rodas?
O processo de aprendizagem pode levar tempo e exigir uma atenção especial dos tutores, principalmente nos primeiros contatos com o equipamento.
A adaptação costuma ser feita através do reforço positivo, ou seja, incluindo petiscos para ajudar no entendimento do cão sobre o equipamento e sua utilidade para seu dia a dia.
Os treinos costumam ser feitos em horários em que o cão esteja com um pouco de fome, para deixá-lo mais estimulado a ganhar as recompensas.
Sugere-se, de maneira geral, sessões de treinamento curtas, entre 5 a 10 minutos, repetidas várias vezes ao dia.
O início costuma ser de intimidade com o equipamento, deixando que o cachorro veja, cheire e toque a cadeira de rodas, fazendo-o se acostumar com o equipamento.
É um trabalho de paciência e persistência, repetindo várias vezes, recompensando-o quando apresenta um comportamento calmo e tranquilo.
Quando os cães se sentem confortáveis em colocar a cadeira, costuma-se instigá-lo a caminhar para frente, oferecendo um petisco. Mesmo que ele dê apenas um ou dois passos, é importante ressaltar a importância daquele ato.
Aos poucos, o uso da cadeira se tornará mais natural, e o cachorro poderá voltar a ter energia e entusiasmo para se locomover e utilizar a cadeirinha.
O cachorro pode ficar o dia todo na cadeira de rodas?
Apesar do aumento do conforto e modernidade das cadeiras de rodas caninas, não é aconselhável que o animal fique mais do que 1 hora por dia na cadeira. Muitos tutores dividem o tempo em 4 passeios de 15 min ou 2 de 30 min, por vezes passando um pouco do tempo sugerido, mas sem exageros.
Além de não poder ficar o dia todo na cadeira de rodas, os pets também não podem ficar sem supervisão, caso contrário podem sobrecarregar outras regiões da coluna e ter novas lesões.
O ideal é que a cadeira de rodas tenha um suporte para o abdômen do animal, para que sua coluna fique completamente reta enquanto ele estiver na cadeira, caso contrário ele pode sobrecarregar ombros e membros dianteiros, e acabar adquirindo mais lesões.
A importância da fisioterapia na vida dos cães paralisados e com dificuldades de locomoção
A fisioterapia tem papel importantíssimo na vida de cães com problemas de locomoção
É importante ressaltar que a fisioterapia é indicada para praticamente todos os casos de cães com patologias que atingem sua locomoção, como artrose, artrite, displasias, hérnia de disco, paralisias, luxações, traumas e tantos outros.
A especialidade ajuda o cão a voltar a caminhar ou adquirir um andar modular utilizando técnicas modernas com alta tecnologia como a hidroterapia (uso de esteiras aquáticas), laser, magnetoterapia, ozonioterapia, acupuntura e outros. Conheça um pouco mais sobre as principais técnicas:
- Eletroterapia: correntes elétricas para o combate a dores, aliviando seus efeitos e auxiliando no fortalecimento muscular;
- Hidroterapia: utilização de esteira aquática para diminuir o impacto dos movimentos, ajudando diretamente na reabilitação como um todo, desde aumento de confiança, recondicionamento muscular, tratamento de dores, articulações, emagrecimento e muito mais;
- Acupuntura: utilização de diversos métodos em pontos estratégicos do corpo do animal visando o alívio de dores e aumento do equilíbrio muscular do pet;
- Ozonioterapia: utilização de gás ozônio como agente terapêutico com ação bactericida e bacteriostática, produzindo reações com os tecidos corporais, liberando oxigênio às células e diminuindo o processo inflamatório, aumentando vascularização local e contribuindo para a diminuição de dores.
Em outro aspecto, é importante também pontuar que sem o apoio da fisioterapia a tarefa de reabilitar alguns pacientes pode se tornar quase impossível, o que também atesta a menor quantidade de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios necessários em pacientes que passam por programas de reabilitação com fisioterapia.
Confira abaixo outros benefícios diretos da fisioterapia veterinária:
- Auxilia no pré e pós-operatório de diversas patologias e lesões;
- Previne patologias ortopédicas;
- Elimina ou alivia sequelas pós-operatórias;
- Reduz edemas;
- Reduz dores;
- Fortalece diferentes grupos musculares comprometidos;
- Proporciona uma boa qualidade de vida aos pacientes.
Conte com clínicas especializadas para recuperar o seu amigo
A Rede Pet Fisio é uma clínica de reabilitação animal que busca incessantemente soluções eficientes de recuperação e tratamentos, investindo forte na capacitação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que possam oferecer, aos pets e tutores, a oportunidade de resgatar a qualidade de vida através de um ambiente de recuperação profissional, gradual e saudável.
Hoje, a Rede Fisio Care Pet possui infraestrutura para traçar programas de reabilitação para:
1 – Patologias e lesões ortopédicas: artrites, artrose, displasia coxofemoral, fraturas, traumas, luxação patelar, ruptura de ligamento cruzado, displasia do cotovelo e outros.
2 – Patologias e lesões neurológicas: cauda equina, fraturas e luxações vertebrais, hérnia de disco, embolia fibrocartilaginosa, síndrome de wobbler, paralisias flácidas e outros.
3 – Condicionamento físico: programas especiais para tratamento da obesidade canina e preparação para cães atletas e de exposição.
Mesmo cães com total ou parcial paralisia, que usam ou não cadeiras de rodas, se beneficiam das terapias fisioterápicas, pois conseguem aliviar inflamações e dores, fortalecendo sua musculatura e resgatando o bem-estar para ter a melhor qualidade de vida possível.
Quer saber mais sobre cadeira de rodas para cachorro e terapias eficientes para cães paralisados? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e converse com um especialista agora mesmo.