Cachorro com Paralisia no Corpo – Compreenda

Cachorro com paralisia no corpo: entenda os diferentes motivos. Saiba como a fisioterapia pode ajudar cães com paralisia no corpo a recuperar uma vida plena

Para compreender um cachorro com paralisia no corpo é preciso entender que a capacidade de um cão se mover e executar suas atividades diárias está diretamente ligada com sua capacidade do cérebro, coluna, nervos e músculos para se coordenar em conjunto.

Por que um cachorro pode ficar paralisado por todo seu corpo?

Muitas vezes um cão está com paralisia porque a comunicação entre a medula espinhal e membros foram interrompidas. Algumas raças são mais propensas do que outras, podendo raças como Dachshund e Basset Hound serem mais afetadas por hérnias de discos vertebrais. Outras raças são geneticamente predispostas a mielopatia degenerativa, que atacam a medula e os nervos das espinhas dos cães mais velhos.

Existem diferentes tipos e sintomas, vejamos:

· Quando não é capaz de mover nenhuma das quatro patas (tetraplegia);
· Quando não é capaz de mover as patas traseiras (paraplegia);
· Andar com os pés da frente enquanto arrasta as pernas traseiras que ainda se movimentam mas não o suficiente para andar corretamente, chama paresia (possivelmente por dores na coluna, pescoço ou pernas);
· Pode também apresentar dificuldade em controlar a micção, defecação ou apresentar prisão de ventre.

Quais as principais causas de cachorros com paralisia no corpo?

· Mielopatia Degenerativa: atinge raças como Pastor Alemão, Boxer, Corgi Galês, Chesapeake Bay Retriever;
· Hérnias de Disco: doença no disco intervertebral;
· Discospondylitis: infecção bacteriana ou viral, afeta os ossos da coluna vertebral;
· Meningomielite: infecção viral ou bacteriana do cérebro, resultando na falha de comunicação dos impulsos dos nervos;
· Poliminsite: infecção ou inflamação nos músculos;
· Polineurite: inflamação nos nervos;
· Embolia: bloqueio do fluxo sanguíneo para a coluna;
· Embolia Aórtica: bloqueio do fluxo sanguíneo para as patas traseiras;
· Tumores ou Câncer na coluna vertebral:
· Paralisia do Carrapato: resultante de picadas de alguns carrapatos, comumente encontrados na América do Norte;
· Botulismo: toxinas bacterianas, afetam a mobilidade do cão;
· Embolia Fibrocartilaginosa: disco ferido entre no sistema arterial e se instala na medula espinhal, cirando uma embolia permanente;
· Hipotireoidismo: nível da tireoide baixo;
· Lesões na coluna vertebral: causado por acidentes e fortes machucados;
· Malformação da coluna vertebral ou vértebras.

Como diagnosticar cachorro com paralisia no corpo?

É preciso um histórico completo de saúde do cão, do início dos sintomas e possíveis incidentes que possam ter o levado a essa condição, tais como picadas de carrapatos ou fortes lesões. O exame inicial irá analisar a mobilidade do cão, dor, cérebro, coluna e outros.

Testes também serão feitos, incluindo um hemograma completo, perfil bioquímico e análise de urina e exames de imagem como tomografia computadorizada, determinando, assim, as causas e possíveis tratamentos para o seu pet.

Qual o tratamento mais eficaz para o meu cachorro paralisado?

O tratamento dependerá da causa da paralisia do seu cão, podendo, em casos mais graves que envolvam a incapacidade de urinar, andar e defecar sozinho, a internação para melhor análise. Casos que envolvam dores poderão ser tratados com medicamentos de controle da dor.

A fisioterapia veterinária também vem se tornando um grande aliado no tratamento de cães com paralisia, pois auxiliam no reestabelecimento da musculatura, fortalecendo e aliviando dores através de métodos como a hidroterapia, acupuntura, quiropraxia e muitos outros.

A Rede PET FISIO conta com os melhores métodos, equipamentos e profissionais do mercado, tratando cada cachorro com paralisia no corpo com o máximo de exatidão e profissionalismo. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e dê ao seu pet a oportunidade de manter uma vida qualificada e plena!