
Cachorro Obeso – Programa de Emagrecimento Eficaz
Cachorro obeso: quais a raças com predisposição e como identificar que meu cão está obeso? Conheça a força da fisioterapia veterinária no combate a obesidade canina
Quer o melhor programa de emagrecimento para seu pet? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e venha ver como podemos ajudar seu amigo!
O cachorro obeso, apesar de muito fofo, pode ter uma série de problemas de saúde pelo excesso de gordura corporal. Embora muitas raças já possuam certa predisposição à obesidade por natureza, como os Bassets e Beagles, a alimentação e sedentarismo continuam sendo os principais fatores de risco para o aumento exagerado de peso.
Algumas doenças também podem ser grandes responsáveis pelo aumento de peso dos pets, fazendo com que o cachorro obeso tenha doenças como o hiperadrenocorticismo (conhecido como Síndrome de Cushing, causando o aumento de apetite e crescimento do volume abdominal dos cães) e diabetes, por exemplo.
Outros problemas, como os psicológicos, causados pela falta de atenção dos donos ou mudanças bruscas na rotina na vida dos animais, resultando em depressão e estresse, também influenciam no aumento de peso dos cães.
Quais são as raças que tem mais predisposição a obesidade canina?
Existe um número grande de raças que sofrem com a predisposição genética à obesidade, entre eles: Dálmata, Dogue Alemão, Beagle, Cocker Spaniel, Labrador, Pug, Golden Retriever, Mastiff, São Bernardo, Schnauzer Miniatura, Shih Tzu, Basset e Dachshund.
Como podemos identificar um cão obeso e como controlar o aumento de peso
Existem três fatores essenciais nos quais é possível identificar se o seu pet está obeso ou não. Vejamos:
1. É preciso sentir a costela do animal pelos dedos quando se acaricia a região;
2. É preciso ver uma cintura no cachorro quando olhado de cima;
3. A barriga deve ser menor que a região peitoral quando olhado de perfil.
A fisioterapia veterinária como avanço ideal no combate da obesidade canina!
A Rede PET FISIO investe forte em métodos, práticas e equipamentos profissionais para reabilitar cães com problemas ortopédicos, neurológicos e de condicionamento. Em casos de obesidade canina, a PET FISIO estrutura um programa eficaz para a necessidade do seu cão, utilizando técnicas que não prejudiquem o seu estado de saúde atual. Ao contrário, melhorando a sua condição muscular, articular, de mobilidade e saúde.
O cão obeso tratado na PET FISIO poderá utilizar métodos como a hidroterapia veterinária, onde os pets caminham em uma esteira aquática evitando os impactos que causam mais dor e sequelas ao animal fora do peso. Outras técnicas também poderão ser utilizadas, como a acupuntura, quiropraxia e outros, para diminuição de dores e incômodos causados por problemas reflexos da obesidade canina. Além do regime alimentar prescrito pela equipe PET FISIO, nossos pacientes obesos realizam exercícios que aceleram o emagrecimento, além de evitar a perda de massa muscular.
Quer conhecer um programa ideal para o seu cachorro obeso? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo. Veja como é possível resgatar a qualidade de vida do seu cão com a fisioterapia veterinária da Rede PET FISIO!