Bico de Papagaio em Cachorros – Entenda

Bico de Papagaio em Cachorros – Entenda

Bico de papagaio em cachorros: como e por que se dão? Conheça as causas e métodos de tratamento para combater o bico de papagaio em cachorros com eficiência

Garanta os melhores métodos e técnicas de fisioterapia veterinária na recuperação do seu pet. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo!

Caracterizado como uma doença muito comum em cães idosos e obesos, o bico de papagaio em cachorros pode trazer inúmeros problemas a saúde do seu cão. Ficou popularmente chamada de “bico de papagaio”, pois forma uma curvatura na coluna do cão, aparentando um bico curvado.

A proliferação óssea do bico de papagaio em cachorros, se não tratada, pode ser extremamente dolorosa e trazer dificuldades de movimentação da coluna ao cão.

Entendendo melhor a formação de bico de papagaio em cachorros!

Ocasionada, em sua maioria, pelo movimento das patas dos cães, o bico de papagaio acontece devido a instabilidade da coluna vertebral levando ao desgaste do disco vertebral e com o deslocamento da vértebra ou até o alongamento de determinada parte de duas vértebras do animal, denominado espondilose anquilosante.

Diferente do que muitos acreditam, o bico de papagaio não causa sintomas neurológicos, como dificuldade de andar ou paralisia, mas ela normalmente predispõe outros problemas na coluna, como a hérnia de disco. Por isso, é extremamente importante o diagnóstico prévio.

Entenda os sinais clínicos do bico de papagaio em cachorros!

Nem sempre é fácil identificar o bico de papagaio em cães, pois os sinais clínicos podem não ser exatamente claros em uma primeira análise. É importante sempre observar o comportamento do seu cão, se está brincando com naturalidade, se senta sempre da mesma maneira e não se ressente de dores ou muda a postura durante as brincadeiras rotineiras.

Além disso, fique atento aos seguintes sintomas:

· Dor ao ter a região da coluna apalpada;
· Apatia;
· Dificuldade para levantar quando está deitado;
· Dificuldade para pular no sofá ou cama, etc;
· Dificuldade de locomoção, principalmente ao tentar correr.

Se notar qualquer algo diferente no comportamento e postura do seu pet, procure um veterinário especialista imediatamente. A radiografia e experiência do veterinário irá trazer um diagnóstico mais preciso e quais medidas devem ser tomadas.

Existe tratamento eficaz para combater o bico de papagaio em cachorros?

Os principais tratamentos para a osteofitose canina é baseada na acupuntura, anti-inflamatórios e fisioterapia. A ideia do tratamento é restaurar a qualidade de vida, diminuindo o dano. As diversas ações de fisioterapia veterinária irão auxiliar positivamente a restauração de uma vida normal, melhorando o condicionamento e consequentemente diminuindo as reações da doença.

Quer saber mais sobre bico de papagaio em cachorros? Marque uma consulta ou ligue para uma das unidades da Rede PET FISIO mais perto de você. Veja como é possível garantir uma vida saudável e feliz ao seu cão com métodos simples e qualificados!