Benefícios da esteira aquática para os cães

Benefícios da esteira aquática para os cães

Uma esteira aquática para cães pode ser uma ótima maneira de ajudar um cão a se reabilitar de uma lesão, aumentar a força e a mobilidade e reduzir a dor. 

Exercícios na esteira aquática 

Assim que a água atingir o nível desejado, a equipe veterinária ajustará a esteira para a velocidade adequada para cada caso. A parte mais importante da terapia em esteira é trabalhar contra a água para desenvolver força e praticar a colocação de pés e pernas nas posições normais e apropriadas.

Determinando a duração da terapia

A sessão de terapia de cada cão será diferente. O veterinário fisiatra criará um plano específico para as necessidades do seu cão. Freqüentemente, as sessões iniciais de terapia serão mais curtas, em velocidades mais lentas e com mais água

Depois de algumas sessões, é possível que a duração da sessão aumente, aumente a velocidade ou diminua o nível da água. A ideia é começar os exercícios de forma lenta e fácil. Em seguida, a equipe veterinária fará exercícios mais difíceis à medida que a força do seu cão aumenta e a lesão cicatriza.

Quais são as vantagens de usar uma esteira aquática?

A terapia aquática tem sido popular na medicina humana há muito tempo. Do lado animal, a corrida de cavalos foi o primeiro lugar onde a hidroterapia foi usada para cura e condicionamento. Pouco tempo depois, a hidroterapia para cães começou a ganhar popularidade.

O maior benefício da hidroterapia é a flutuabilidade e resistência da água. Isso permite que os pets exercitem e condicionem seu corpo com menos estresse nas articulações do que experimentariam caminhando em terra. Como resultado, os cães lesionados podem trabalhar mais seus músculos e com menos dor e estresse do que em uma caminhada normal.

Outro benefício é que a água na esteira aquática é quente. A temperatura morna da água também ajuda a relaxar as articulações e aliviar a dor, assim como sentar em uma banheira de hidromassagem.

Cães atletas 

Como mencionado anteriormente, o exercício na água é uma das formas mais eficazes e seguras de desenvolver o tônus muscular e ganhar massa muscular, o que é especialmente importante para esses atletas caninos.

No lado veterinário

A hidroterapia é mais comumente recomendada para cães que sofreram lesões ósseas, articulares, musculares, ligamentares ou nervosas. Usar uma esteira aquática para esses cães é uma das maneiras mais eficientes de ajudá-los a recuperar a força e a função normal.

Nossos veterinário fisiatras podem recomendar o uso de uma esteira subaquática se seu cão tiver alguma das seguintes condições:

  • Frouxidão ligamentar
  • Osso quebrado
  • Osteoartrose
  • Displasia coxofemoral 
  • Rupturas do ligamento cruzado cranial
  • Doença do disco intervertebral 
  • Músculo tenso ou perda muscular
  • Diminuição da amplitude de movimento 
  • Amputação 
  • Perda de peso 
  • Estas são apenas algumas das condições mais comuns em que a esteira aquática pode ser benéfica como parte do plano de tratamento. 

Existem condições em que meu pet não deve usar uma esteira aquática?

Em geral, as esteiras aquáticas são muito seguras e eficazes. No entanto, existem alguns casos em que os cães podem precisar esperar um pouco antes de iniciar a hidroterapia. Muitas vezes, isso ocorre porque eles não deveriam se molhar.

Por exemplo, cães que passaram por cirurgia recentemente devem esperar até que suas incisões cicatrizem e o veterinário os libere. Isso é importante porque muitas suturas se dissolvem com o tempo. Se eles ficarem molhados, isso pode fazer com que eles se dissolvam mais rapidamente. Então a incisão pode abrir e infeccionar.

Além disso, cães com gesso também precisarão esperar pela hidroterapia. Os moldes podem ser danificados na água. Ou se houver umidade presa dentro do gesso, o cão pode desenvolver uma infecção de pele sob o gesso.

Além disso, cães com infecções de pele ativas ou feridas abertas devem esperar até que seus ferimentos cicatrizem antes de usar uma esteira aquática. Isso ajuda a garantir que as feridas não fiquem infectadas ou irritadas.

Posso levar meu cachorro para nadar em vez de usar uma esteira aquática?

Compreensivelmente, alguns pais de pets podem se perguntar se a natação é um bom substituto para o exercício em uma esteira aquática. No entanto, a natação e as esteiras aquáticas são bem diferentes.

Uma esteira aquática fornece um ambiente muito controlado e calmo. Seu veterinário pode controlar a velocidade que seu cão está andando e o nível de água em que ele está andando. Essa configuração controlada é muito importante para garantir que seu cão esteja se exercitando no nível apropriado para sua jornada de cura. Na natação tem menos controle.

Além disso, em uma esteira aquática, seu pet está andando, não nadando. Quando os cães nadam, os movimentos das pernas não são tão consistentes e rítmicos como quando caminham. Isso significa que eles correm mais risco de lesões, especialmente se já estiverem se recuperando de uma lesão anterior.

Finalmente, se você levar seu cachorro para nadar, a marcha e o movimento dele não serão monitorados de perto por um veterinário, como seria em uma esteira subaquática.

Mas não descarte totalmente a natação. Embora a natação e o uso de uma esteira aquática não sejam equivalentes, a natação ainda pode ser benéfica para alguns cães. A natação ainda é uma ótima maneira de usar as propriedades da água para desenvolver força e tônus muscular. Também é um impacto menor do que correr ou pular.

Então se o seu cão estiver arqueando as costas e/ou andando desequilibrado. Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima e agende uma consulta através do botão abaixo: 

especialista Pet Fisio