AVC em Cães – Entenda sua importância!
Acidente vascular encefálico canino e suas peculiaridades. Entenda como tratar o Acidente Vascular Encefálico Canino para garantir uma vida saudável ao seu cão
Você pode garantir a manutenção da qualidade de vida do seu pet com a fisioterapia veterinária! Encontre a unidade PET FISIO mais próxima e venha descobrir como
O acidente vascular encefálico (AVE), popularmente conhecido como AVC (acidente vascular cerebral – tal definição não é correta, pois outras estruturas da cabeça podem ser acometidas além do cérebro) também ocorre em cães. Antigamente tal afecção era dita como rara em cães, porém com o avanço tecnológico e uso rotineiro de exames avançados de imagem (tomografia computadorizada e ressonância magnética) foi observado que sua prevalência não é tão rara como se pensava anteriormente.
O Acidente Vascular Encefálico Canino pode ocorrer devido ao escape de sangue ou rompimento de um vaso (AVE hemorrágico) ou pela obstrução desse vaso e consequente falta de oxigenação para o cérebro (AVE isquêmico). O AVC em cães isquêmico com manifestações que duram menos de 24 horas é intitulado de Ataque Isquêmico Transitório, sendo que este também já foi relatado em cães devido à hipertensão arterial sistêmica.
Como ocorre a manifestação clínica do Acidente Vascular Encefálico Canino?
A manifestação clínica do animal irá depender da região acometida, variando de cabeça inclinada, tendência à queda, movimento involuntário e rítmico dos olhos, cegueira, crises epilépticas (convulsão) e tremores de cabeça.
Seu início sempre é abrupto. O diagnóstico deve incluir a detecção de alterações como hiperlipidemia (altos níveis de gordura no sangue), hipertensão arterial sistêmica, alterações de coagulação, alteração nas plaquetas, viscosidade do sangue, além de excluir outras causas (tumores, infecções, intoxicações, doenças imunomediadas, doenças metabólicas, distúrbios nutricionais e doenças degenerativas).
Entenda qual a importância de diagnosticar com rapidez o problema!
O rápido diagnóstico e o tratamento adequado são importantes para a melhora do quadro e principalmente para se evitar que um novo AVE ocorra. Em alguns casos o AVE ocorre como primeira manifestação de uma doença como o hiperadrenocorticismo ou a doença renal crônica.
Tratamento adequado para recuperar cães com AVE
O tratamento inicial para AVE canino começa com a rápida identificação da sua causa básica e as medidas para impedir que outros acidentes venham a acontecer no futuro. Apesar de não existir um método especifico para reparar os danos infligidos por acidentes vasculares encefálicos em cães, o AVE não é tão debilitante para os cães quanto pode ser para os humanos.
Com os cuidados adequados, a maioria dos cães consegue se recuperar em um período médio. A recuperação está diretamente ligada à gravidade do problema e qual foi o dano resultante. Com o tempo e, muitas vezes, com a ajuda da fisioterapia veterinária, o cão recupera a maioria das suas funções motoras e de movimento.
Seu comportamento, apesar de todas as medidas assertivas, pode ser diferente em relação ao que era antes do acidente. O importante é que o dono tenha a paciência e consciência das limitações do pet, que ainda pode viver uma vida saudável e feliz.
A importância da fisioterapia veterinária na vida dos cães!
É importante ressaltar, mais uma vez, que a fisioterapia veterinária tem importância significativa no tratamento auxiliar em casos de “AVC” canino. As rápidas inserções de atividades fisioterápicas, desde a hidroterapia até a acupuntura veterinária ajudam ao retorno da movimentação do paciente.
Seu pet está com quadro clínico que parece um AVC? Entre em contato conosco para indicação de veterinários neurologistas experientes para auxiliá-lo.
Seu animalzinho está em estado de recuperação ou apresenta algum quadro delicado que necessite de auxílio da fisioterapia veterinária como o Acidente Vascular Encefálico Canino? Procure a unidade PET FISIO mais próxima de você e dê a oportunidade do seu pet retomar a qualidade de vida com métodos profissionais e qualificados.