Artrite e Artrose Animal – Conheça Mais

Artrite e Artrose Animal – Conheça Mais

Artrite e artrose animal: compreenda a características dessa patologias, os tipos, principais causas e os tratamentos mais eficientes

Todo mundo, em algum momento da vida, já ouviu falar da artrite e artrose animal. Trata-se de uma patologia caracterizada por uma degradação de uma ou várias articulações do corpo, sendo uma das principais causas da entrada de animais, principalmente os idosos, nas clínicas veterinárias. Sendo que o termo artrite refere-se a uma inflamação da articulação já a artrose uma degeneração.

Também chamada de osteoartrose ou osteoartrite, a artrite e artrose animal varia de intensidade, desde moderada a intensa, dependendo da fase da doença, e resultar em significativa diminuição da qualidade de vida do pet. A degradação da cartilagem articular acompanhada por alterações ósseas e dos tecidos moles da articulação, incluindo esclerose óssea subcondral, formação de osteófitos e sinovite, resulta clinicamente em uma disfunção da articulação comprometida.

Ela costuma aparecer quando começa o desgaste da cartilagem das articulações, o que acaba gerando osteófitos que pouco a pouco vão piorando e agravando os sintomas, deteriorando a qualidade de vida e a rotina natural dos cães.

Quais os principais tipos de artrite e artrose animal?

É possível dividi-la em diferentes tipos:

1. Artrite Reumatóide: uma das mais comuns. É uma doença com origem auto-imune, de caráter crônico, e faz com que o pet sinta muito desconforto e sofrimento quando se locomove. Acomete principalmente as patas dianteiras.
2. Artrite Séptica: é causada pela invasão de agentes, seja por fungos ou bactérias. Nesse caso, ocorre uma severa inflamação na articulação, dificultando o desempenho físico do animal nos mais simples movimentos rotineiros. Atinge, na maioria dos casos, cães jovens.
3. Doença Articular Degenerativa/Osteoartrose: ocorre quando há uma degeneração na cartilagem articular do animal. É de origem crônica e atinge, principalmente, animais que estão acima do peso. Cães de grande porte ou gigantes são os mais predispostos.
4. Artrite Gotosa: é desencadeada uma inflamação devido a microcristais minerais de urato. Pode acometer cães de diferentes idades e portes, afetando, na maioria dos casos, as falanges do cão (dedos).

Quais são as principais causas?

Apesar de ser considerada uma doença comum nos cães, alguns fatores fazem com que a artrite canina seja adquirida com mais facilidade. Vejamos:

1 – Sobrepreso: a obesidade canina faz com que as articulações tenham que suportar mais peso do que deveriam.
2 – Idade: a partir dos 8 anos é normal que as articulações e ossos comecem a se desgastar, estimulando o aparecimento da patologia.
3 – Genética: algumas raças têm mais predisposição a sofrer dessa doença, como o Pastor Alemão;
4 – Operações na articulações: quando submetidos a cirurgia nas articulações, os pets podem desenvolver a artrose mais facilmente quando chegam à velhice;
5 – Porte grande: quanto maior o peso do pet, maior é o trabalho que as articulações possuem para segurar o animal, facilitando o aparecimento de problemas como a artrite.
6 – Convívio com piso escorregadio: quando o cão vive em piso escorregadio como porcelanato e madeira, ele tende a ter maiores lesões articulares.

É possível notar sintomas do aparecimento da patologia?

Os cães com artrite costumam apresentar sintomas que passam por rigidez e dificuldade para se levantar pela manhã, resistência para passeios, mancar, desinteresse em brincadeiras (deixando de correr e até caminhar em determinadas situações), dificuldade em subir em camas, móveis e até escadas. Apresenta clara reação de dor quando lhe tocam as patas, podendo emitir gemidos em situações de dor. Dor crônica, perda de apetite, fica mais distante de seus donos, evitando carinhos e brincadeiras. Alguns pets podem perder o brilho dos olhos pelas constantes crises de dor e até apresentar agressividade como forma de se proteger.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico para artrite e artrose animal é feito por um médico veterinário ortopedista através de um exame clínico completo e, se necessário, o uso de raio-x. Em alguns casos, quando necessário, outros exames laboratoriais também podem ser pedidos. Nem sempre os sinais descritos acima são indicativos de artrite, por isso a importância de uma avaliação profissional.

Quais os tratamento mais eficientes para o problema?

Os objetivos do tratamento para artrite e artrose animal são de diminuir a dor, manter a função e amplitude de movimentos articulares e estabelecer atividades físicas normais para a manutenção da qualidade de vida dos pets. Para isso, é possível adotar diferentes estratégias (a depender de cada caso), como:

  • O tratamento não cirúrgico através uso de agentes físicos e técnicas de reabilitação via fisioterapia veterinária (laserterapia, eletroterapia, magneto e fototerapia), em união com a hidroterapia veterinária (uso de esteiras aquáticas), promovendo exercícios controlados de baixo impacto em uma esteira submersa, evitando o contato com o solo duro sem perder os benefícios do fortalecimento e aumento da amplitude de movimentos resultantes da prática de exercícios de movimentação.
  • O tratamento medicamentoso com o objetivo de aumentar o bem estar e combater a dor através de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).
  • Com condroprotetores (medicamentos compostos por substâncias encontradas nas articulações) visando o auxílio na produção de componentes presentes na cartilagem comprometida, reduzindo a destruição da mesma e impedindo mais deformações articulares.

Procure ajuda profissional para tratar seu amigo com artrose

A Pet Fisio é uma das clínicas de reabilitação animal que mais trabalham e investem na qualificação de seus profissionais e na aquisição de equipamentos modernos que forneçam uma estrutura capaz de formar um programa de reabilitação eficiente.

A artrite e artrose animal merece cuidado, e são os processos de reabilitação contínuos que podem oferecer aos pets um caminho seguro e moderno de recuperação e manutenção da qualidade de vida. Venha ver como podemos planejar uma reabilitação para o seu amigo. Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo.