Amputação da Cabeça do Fêmur em Cães e Gatos
Amputação da cabeça do fêmur em cães e gatos. Conheça as quatro complicações que podem ocasionar a amputação da cabeça do fêmur em cães e gatos
Garanta a recuperação pós-operatória adequada ao seu pet. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta com um de nossos especialistas!
Atualmente a amputação da cabeça do fêmur em cães e gatos é uma cirurgia ortopédica feita com certa frequência na medicina veterinária, afinal, diferentes tipos de complicações podem acabar tendo na colocefalectomia sua principal válvula de solução.
Comumente também chama de excisão artoplástica de cabela e colo femoral, cefalectomia ou colocefalectomia, a cirurgia de amputação da cabeça do fêmur em cães e gatos é realizada, em sua grande maioria, diante de quatro problemas distintos que podem afetar qualquer animal em qualquer fase de sua vida.
Confira os quatro problemas distintos que podem resultar na amputação da cabeça do fêmur em cães e gatos!
1. Fraturas da cabeça do femur: traumas em função de quedas e batidas, por exemplo, estão entre as mais comuns formas de fraturas que podem levar um pet a tirar a cabeça do fêmur. Apesar da possível reconstrução por meio de cirurgia, a cicatrização costuma ser muito difícil, dificultando a opção por esse procedimento.
A opção pela cirurgia de amputação da cabeça do fêmur e colo femoral animal é a mais comum nessas condições, favorecendo a formação de uma espécie de falsa articulação na região, auxiliada pela musculatura adjacente e cápsula articular, permitindo o apoio do membro novamente se que sinta dor em função da fratura.
2. Displasia coxofemoral: Embora a cirurgia de amputação não seja a principal forma de tratamento, o procedimento pode ser indicado para cães com displasia coxofemoral em alguns casos específicos. Principalmente quando há má coaptação da cabeça do fêmur no acetábulo muito acentuado causando luxação.
De forma geral, os casos em que a displasia coxofemoral se apresenta em estágio muito avançado provocam o problema em um nível que necessite da amputação da cabeça e do colo do fêmur do animal para amenizar os sintomas. Importante ressaltarmos que se houver necessidade de amputação bilateral, as cirurgias deve ser feitas em dias diferentes, com intervalo para recuperação.
3. Luxações: causada, geralmente, em função de algum tipo de trauma ou displasia muito severa, casos de luxações também podem ser fortes candidatas a ter a cabeça do fêmur retirada. Nesses casos, a região da cabeça femoral é prejudicada por acidentes comuns, como arrancadas bruscas, escorregões ou mesmo um giro forte com a pata presa.
A luxação causa o rompimento do ligamento redondo fazendo com que a cabeça do fêmur se solte ou desloque da cavidade do acetábulo (bacia), causando dor e desconforto.
4. Necrose asséptica da Cabeça do Fêmur: afeta, geralmente, cachorros de porte pequeno, principalmente em função de problemas na irrigação da região da cabeça do fêmur, causada por uma isquemia (falta de sangue). Nesta doença a colocefalectomia é a primeira opção de tratamento.
Recuperação e tratamento sem cirurgia ou pós-cirúrgico com a fisioterapia veterinária!
Como se sabe, existem diferentes motivos que podem ocasionar a exigência de uma cirurgia ortopédica como a amputação da cabeça do fêmur em cães e gatos, dependendo do nível da doença e da serie de exames que vão analisar com critério essa necessidade.
De qualquer forma, a recuperação pós-cirúrgica ou não cirúrgica se faz necessária, e aí a fisioterapia veterinária ganha grande espaço no combate as essas complicações.
A PET FISIO oferece os melhores tratamentos ortopédicos para recuperação, recondicionamento e diminuição de dores e incômodos dos animais. Os profissionais qualificados em união com equipamentos de ponta são a equação necessária para obter resultados positivos.
Quer saber mais sobre a amputação da cabeça do fêmur em cães e gatos? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e saiba como solucionar diversos problemas com o melhor da fisioterapia veterinária ou marque uma consulta com nossa equipe de ortopedistas.