Agility para Cães – Preparando Atletas

Agility para Cães – Preparando Atletas

Agility para cães: conheça um pouco mais dessa atividade e sua estrutura. Saiba como pode treinar seu pet para participar de competições de agility para cães

O agility para cães é o esporte canino que mais cresce ao redor do mundo, pois é uma alternativa ideal para quem busca a saúde dos pets através de atividades físicas que tragam benefícios aos animais e seus donos.

O agility para cães é praticado em duplas, cão e seu dono, e tem como objetivos básicos os fundamentos do hipismo. A ideia é cumprir um circuito de obstáculos sem infrações e no menor tempo possível. Assim, a atividade se torna uma prova de habilidade, do cão e seu dono, tendo como fator de desempate a velocidade realizada nas provas.

Como são os campeonatos de agility para cães?

Durante cada campeonato, os pets são divididos em duas categorias: Midi e Mini (cães de menor porte) e Standart (cães de médio e grande porte). Também divididos em graus de dificuldade que vão de iniciante, grau I, II e III, permitindo a classificação correta para o campeonato mundial.

Até o início da prova, os cães e seus condutores não sabem quais serão os obstáculos utilizados no circuito e sua ordem. O circuito é decidido pelo juiz da prova e deve ter entre 12 e 20 obstáculos, segundo as regras Federação Internacional que coordena a atividade.

Definido o percurso, os condutores têm cinco minutos para conhecer o circuito e definir a estratégia para conduzir o cão. Em algumas provas existe a participação do “cão branco”, que faz o percurso como forma de demonstração do trajeto.

Durante a prova os cães ficam sem guias ou coleiras e não podem ser tocados pelos condutores, que coordenam os cães através do comando de voz e sinais.

Estímulos como brinquedos ou comida são proibidos nessas provas, pois priorizam as habilidades e velocidade dos cães em rampas, túneis, argolas, gangorras e outros obstáculos. As faltas cometidas relacionadas à habilidade tem peso maior do que as faltas de tempo.

Quais os benefícios do agility para os cães e seus donos?

Muito mais do que uma atividade física, o agility para cachorros também serve como exercício para o dono, que precisa correr pelos obstáculos para acompanhar e liderar o seu cão.

Os praticantes de agility também se beneficiam pelo vínculo que é criado entre cachorro e dono, estabelecendo obediência e confiança, aproximando os dois em uma atividade prazerosa. Isso faz com que os donos e cães aliviem o stress e melhorem a saúde.

Quer treinar seu cão e mantê-lo em dia com sua condição física?

A Rede PET FISIO conta com os melhores métodos de fisioterapia veterinária em treinamento cardiovascular e musculoesquelético, ensinando ao cão atleta as especificidades de cada atividade esportiva, influenciando no condicionamento e preparo do pet para cada competição.

Quer saber mais do agility para cães e como tornar seu cão um atleta? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma visita. Veja como é possível condicionar seu cão com técnicas e métodos profissionais da fisioterapia animal.