Acupuntura Veterinária – O que é?

Acupuntura Veterinária – O que é?

Acupuntura veterinária: como funciona e seus benefícios. Conheça as principais métodos e práticas da acupuntura veterinária e como ela pode ajudar

O tratamento por acupuntura vem sendo utilizado em seres humanos há pelo menos 5 mil anos com sucesso, sendo um dos principais métodos terapêuticos na busca por um equilíbrio maior do corpo. A acupuntura veterinária, então, segue a mesma linha de objetivos traçados pela acupuntura em humanos, resgatando o máximo de qualidade de vida para os pets.

A acupuntura veterinária visa à restauração e manutenção da saúde através do equilíbrio da energia vital. O método consiste no estímulo de determinados pontos do corpo dos cães através da inserção de agulhas, massagens, técnicas de manipulação, eletroestimulação, aplicação de calor, ultra-som, injeção de substancias e uso de raio laser.

Como a acupuntura veterinária veio ao Brasil?

No Brasil, ela chegou somente no final do século passado, trazida e disseminada principalmente pelos imigrantes orientais.

Sua primeira aplicação foi registrada em 1950 pelo professor Frederico Spaeth. Somente em 1961 foi fundado o Instituto Brasileiro de Acupuntura (IBRA), e foi a partir dessa fundação que a técnica ganhou mais prestígio e foi difundida na medicina brasileira.

No mercado pet, a acupuntura animal tem um histórico de boa utilização como uma terapia alternativa e, somente em 2014, foi reconhecida como uma especialidade médica benéfica e eficiente para o tratamento de diversas patologias e lesões.

Segundo dados da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet), há pouco mais de 500 especialistas em acupuntura canina no Brasil.

Onde a acupuntura veterinária pode ser aplicada?

A acupuntura veterinária é indicada para diversas enfermidades, tais como:

  • Paralisias;
  • Convulsões;
  • AVCs;
  • Artroses;
  • Dores na coluna (hérnia de disco, cervicalgias, lombalgias e outros);
  • Miosites (inflamação dos músculos);
  • Tendinites;
  • Displasias;
  • Gastrites e cistites.

A técnica também tem eficiência no tratamento de animais com problemas de fertilidade, prenhez psicológica, dermatites e diferentes doenças metabólicas, como diabetes, hipotireoidismo e outros.

Além disso, animais submetidos a quimioterapia, em reabilitação pós-operatória ou até mesmo com distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e hiperatividade, a acupuntura animal também é uma excelente alternativa de tratamento.

Apesar do receio que muitas pessoas sentem ao ver o animal ser “espetado” com agulhas, a acupuntura é uma técnica indolor. Em alguns casos, ao inserir a agulha na região dolorida, pode haver uma leve sensação de choque, mas passageira.

Aliás, quando passado um primeiro momento de desconfiança e nervosismo, a acupuntura leva à sedação do local dolorido e ao relaxamento.

Quem pode realizar as sessões de acupuntura veterinária?

A acupuntura veterinária é um tratamento sério, que exige o acompanhamento de uma profissional capacitado, com curso de capacitação ou com especialização na área.

Acupuntura veterinária é cara?

As sessões de acupuntura para cães variam de preço, a depender de fatores como o tempo de cada uma delas, o número necessário de sessões e a quantidade de aparelhos aplicados no programa de reabilitação do animal.

A Rede Pet Fisio é uma das clínicas de reabilitação animal com maior experiência na aplicação de programas de reabilitação animal através da acupuntura veterinária e outras técnicas como laser magneto, esteira aquática, podendo mesclar as técnicas em diferentes etapas de recuperação do animal.

Em média, o valor de cada sessão pode custar o investimento de R$ 100,00 a R$ 170,00. Claro, dependendo do planejamento de recuperação e da avaliação prévia por um de nossos especialistas. (esses valores sofrem reajustes anuais)

Com isso, o valor total pode aumentar um pouco ou diminuir conforme a necessidade e complexidade do tratamento. Os programas que mesclam acupuntura para pets e esteira aquática, por exemplo, costumam encurtar em até 40% o tempo de recuperação do pet, consequentemente diminuindo o valor total do tratamento.

Como funciona a acupuntura veterinária e seus benefícios?

Os meridianos são canais por onde circula a energia vital do organismo. Os tecidos e órgãos internos estão ligados à superfície da pele através desses canais. Logo, a aplicação de agulhas e outros estímulos nesses pontos promovem reações tanto nos tecidos adjacentes quanto nos órgãos à distância.

Um cão saudável apresenta o fluxo de energia nesses pontos meridianos, nutrindo todos os órgãos e tecidos de seu organismo. Quando há bloqueios, obstrução, excesso ou deficiência de energia nesses meridianos o corpo fica propenso a problemas físicos, emocionais e de órgãos internos.

A acupuntura veterinária, através de um diagnóstico correto, poderá equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, emocional e outros. A liberação de endorfina e cortisol causada pela acupuntura causará relaxamento muscular, melhorando o funcionamento muscular e orgânico como um todo.

As melhorias mais comuns e perceptíveis são do fluxo sanguíneo, do fortalecimento das funções imunológicas, mentais e endócrinas, na redução de odores, e da melhor ativação dos processos cicatrizantes e regenerativos.

Na maioria dos casos, a melhora na qualidade de vida e relaxamento do animal são significativos logo após as primeiras sessões.

Venha conhecer a Rede Pet Fisio e trate agora mesmo o seu amigão!

Agora que você já sabe como funciona a acupuntura veterinária, venha conhecer mais sobre os outros tratamentos fisioterápicos, os equipamentos profissionais e a dedicação da equipe da Rede Pet Fisio. Marque agora uma consulta na unidade Pet Fisio mais próxima de você e ofereça a oportunidade do seu pet ter uma vida plena e saudável!