Cão com as costas curvadas
Seu cachorro está arqueando as costas? Quando esse comportamento persiste fora da rotina regular de alongamento do seu filhote, isso pode indicar uma emergência médica. O arqueamento das costas, também chamado de cifose, é um sinal extremamente comum de dor na coluna. Isso é especialmente verdadeiro se o seu cão estiver arqueando as costas e andando desequilibrado, ofegante ou tremendo. A postura desajeitada aparentemente diminui o desconforto.
DEVIDO À DOR ABDOMINAL
A dor abdominal pode ser causada por qualquer coisa, desde um cão simplesmente comendo algo que não o fez bem, obstrução, inchaço, toxicidade, pancreatite, parasitas, vírus ou até tumores.
Você deve ser capaz de identificar rapidamente o desconforto gastrointestinal, porque geralmente será acompanhado por outros sintomas mais óbvios de problemas no estômago, como vômitos, vômitos improdutivos, diarreia, constipação ou abdômen visivelmente distendido.
DOR NA COLUNA
Por outro lado, se o seu cão não estiver exibindo nenhum sintoma dos sintomas gastrointestinais mais óbvios, é mais provável que ele esteja arqueando as costas devido a um problema na coluna. As dores no pescoço e nas costas são bastante comuns em cães, mas existem várias causas possíveis, desde hérnias de disco até uma série de condições neurológicas como tumores na coluna
Infelizmente, como a dor na coluna em cães geralmente não está associada a um evento traumático conhecido, pode ser mais difícil reconhecê-la.
ARQUEANDO AS COSTAS E CAMINHANDO SEM EQUILÍBRIO
Esse é um sinal revelador da Doença do Disco Intervertebral. Sem dúvida, a DDIV é o distúrbio da coluna vertebral mais prevalente em cães e uma das doenças mais comuns diagnosticadas em neurologia veterinária.
A doença do disco intervertebral ocorre quando os discos de absorção de choque entre as vértebras espinhais se deterioram. Isso pode acontecer com qualquer cão à medida que envelhece, mas cães obesos e raças condrodistróficas (pernas curtas), como Dachshunds e Bulldogs Franceses, são mais propensos a serem afetados mais cedo na vida.
DDIV é tratada clinicamente ou cirurgicamente, dependendo de sua gravidade. Também depende de sua gravidade o prognóstico de recuperação. A DDIV pode realmente causar uma lesão permanente da medula espinhal sem tratamento, por isso é importante obter ajuda profissional imediatamente.
Além de um cão arqueando as costas e andando desequilibrado, outros possíveis sintomas de DDIV são:
Cabeça baixa
Pescoço ou membros rígidos
Relutante em se mover
Tremores ou espasmos musculares
Arrastar as patas
Paralisia
Perda de apetite
Dor forte
Incapacidade de andar
Incontinência urinária ou fecal
O QUE FAZER?
Se você notar seu cão arqueando as costas e andando desequilibrado, ou qualquer um dos outros sinais de alerta acima, limite imediatamente a atividade do seu cão e consulte um neurologista veterinário o mais rápido possível. No caso da Doença do Disco Intervertebral, cada hora é fundamental para a recuperação do seu cão.
PORQUE É IMPORTANTE CONSULTAR UM VETERINÁRIO?
Tanto a dor abdominal quanto a dor na coluna podem indicar sérias condições de saúde subjacentes em cães. A identificação e o tratamento imediato permitem não apenas o alívio da dor do seu cão, mas, em muitos casos, a prevenção de uma doença que avança para um estado mais grave, irreversível ou até fatal. No entanto, como a dor abdominal e na coluna vertebral podem causar arqueamento nas costas em cães, às vezes pode ser difícil diferenciá-las.
Somente um veterinário será capaz de avaliar seu cão minuciosamente o suficiente para determinar com precisão a fonte da dor. Uma vez que a fonte da dor do seu cão é estabelecida, exames de diagnóstico e imagem devem ser realizados para descartar traumas e doenças. Qualquer atendimento médico incluirá um plano de controle da dor, mas dependendo do diagnóstico, o tratamento variará de um período de repouso rigoroso a intervenção cirúrgica.
Então se o seu cão estiver arqueando as costas e/ou andando desequilibrado. Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima e agende uma consulta através do botão abaixo: