Cachorro tremendo: Causas e tratamentos
Muitas coisas podem fazer um cão tremer. Pode ser simplesmente pela alegria, excitação, dor, velhice, náusea ou até mesmo por comer alimentos tóxicos.
Quais são as razões mais comuns para calafrios ou tremores em cães? O tratamento é necessário? E quando você deve falar com seu veterinário?
Se o seu cão começar a tremer de repente, é importante observar outros sintomas, como diarreia, vômito ou claudicação. Então fale com seu veterinário imediatamente.
Algumas das causas mais comuns de tremores e seu tratamentos:
Cinomose
Ocorre com mais frequência em filhotes e cães adolescentes que não foram totalmente vacinados. É uma causa comum de tremores em cães. Outros sinais de cinomose incluem secreção ocular e nasal, febre, tosse e outros sintomas.
O tratamento da cinomose geralmente envolve cuidados de suporte enquanto o sistema imunológico do seu cão combate o vírus. O tratamento também pode incluir antibióticos, dilatadores das vias aéreas, fisioterapia e líquidos para ajudar a controlar a desidratação.
Síndrome de Tremor Generalizado
Também é chamada de síndrome do tremor responsivo a esteróides. Pode ocorrer em cães de qualquer tamanho, raça ou cor. Ninguém sabe o que causa essa síndrome. Os sintomas geralmente começam entre 9 meses e 2 anos de idade.
O tratamento geralmente consiste em corticosteróides como a prednisona. Os resultados geralmente podem ser vistos dentro de uma semana após o início do tratamento.
Náusea
Assim como as pessoas, os cães podem ficar enjoados, seja por medicamentos, comer demais ou comer a coisa errada, como uma planta tóxica. Eles também podem ter náuseas por doenças renais ou hepáticas, bem como outras doenças. Sinais de que seu cão está enjoado: agitação, apatia,salivar mais do que o habitual e vomitar.
O tratamento para a náusea depende do que a está causando. O envenenamento é uma causa de náusea. Portanto, se o seu cão vomitar repentinamente ou parecer enjoado e você souber o que ele pode ter ingerido, ligue para o veterinário imediatamente.
Velhice e Dor
À medida que os cães envelhecem, alguns desenvolvem tremores nas patas. Esses tremores geralmente não afetam como seu cão se move ou anda. É fácil supor que sintomas como pernas trêmulas são devidos ao seu cão “apenas envelhecendo”. Mas o tremor também pode ser um sinal de outros problemas, como dor. Portanto, sempre converse com seu veterinário se seu animal de estimação envelhecer e desenvolver tremores.
Envenenamento
Várias toxinas ou venenos podem causar tremores em cães. Alguns destes são inofensivos para as pessoas, mas tóxicos para o seu animal de estimação. Por exemplo, itens que podem ser tóxicos para cães incluem: chocolate, cigarros (nicotina) e xilitol, o substituto do açúcar encontrado em muitas gomas de mascar. Os sintomas de envenenamento podem variar. Eles incluem tremores, fraqueza, desorientação, depressão, baba, vômito, diarréia e convulsões. Se você acha que seu cão engoliu algo potencialmente tóxico, ligue para o veterinário imediatamente.
Distúrbios convulsivos
A epilepsia, um distúrbio neurológico, pode afetar os cães. Os sintomas podem incluir enrijecimento, espasmos musculares, perda de consciência, salivação, mastigação da língua, espuma na boca e pode cair para o lado e fazer movimentos de remada com as pernas. Mas as convulsões focais podem apresentar apenas leves tremores de parte do corpo
O tratamento inclui medicamentos para controlar as convulsões
Excitação
Você realmente não precisa fazer muito para deixar um cachorro feliz. Apenas a sua chegada em casa à noite é mais do que suficiente para fazer alguns cães tremer, latir e até urinar de emoção.
Embora os cães geralmente superem algumas dessas características, você pode ajudar seu companheiro canino a se acalmar mantendo suas saudações calmas e breves. Você pode treiná-los para se sentarem antes de oferecer uma saudação em troca.
Medo, estresse ou ansiedade
Quando seu cão não se sente seguro, as ondas de adrenalina ajudam a preparar seu corpo para se defender ou fugir do perigo. À medida que a adrenalina inunda seu sistema, seus músculos ficam prontos para a ação e muitas vezes os fazem tremer.
Tempestades, fogos de artifício e idas ao veterinário são motivos comuns para esse tipo de reação. Outros sinais de que seu cão está estressado ou ansioso incluem ofegar, choramingar, achatar as orelhas ou se esconder.
Embora esse tipo de tremor não seja motivo de preocupação, você pode ajudar seu cão a se sentir mais seguro removendo a causa do estresse ou ajudando-o a gerenciar seus níveis de estresse. Se o seu cão está ansioso com eventos que ocorrem com frequência, você pode entrar em contato com um comportamentalista ou falar com seu veterinário sobre medicamentos anti-ansiedade.
Quer o melhor da fisioterapia veterinária? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima e agende uma consulta através do botão abaixo: