Cachorro mancando mas não chora
Mancar pode significar muitas coisas diferentes, incluindo um problema muscular ou uma lesão nos ligamentos. Também depende de qual pata foi afetada e exatamente onde a lesão está no membro.
É ideal que seu animal de estimação seja avaliado por um veterinário que possa fazer um exame de claudicação para localizar onde o problema está na pata.
Eles poderão recomendar o tratamento adequado, seja apenas medicação anti-inflamatória ou uma possível cirurgia se a lesão envolver o ligamento. Muitos cães parecem agir completamente normais com uma lesão no ligamento do joelho.
Entenda agora através desse texto um pouco mais sobre cachorros mancando mesmo não chorando, principais causas e como é possível tratar este problema:
Em algum momento, é provável que você veja seu cão mancando. Pode ser assustador e preocupante porque não é fácil descobrir o que causou isto.
Mancar em cães nunca é normal, mas alguns de seus problemas de saúde associados são mais sérios do que outros.
Por que meu cachorro está mancando, mas não chorando?
Às vezes, seu cão pode mancar, mas não mostra sinais de dor. este é um bom sinal porque significa que o problema não é grave. se o seu cão está mancando e a situação é grave, então ele estaria com algum tipo de dor.
O mais provável é que seu cachorro esteja sofrendo algum tipo de entorse muscular que se curaria sozinho. Se você permitir que seu cachorro descanse, a entorse vai curar depois de apenas alguns dias.
Se não for dele, e ele ainda estiver mancando, você pode visitar o veterinário.
Seu filhote pode ficar confuso com uma situação dolorosa e não será capaz de esconder a dor de você, assim como de um cão adulto.Então, se a dor está envolvida, você precisa levar a situação um pouco mais a sério.
Entendendo o mancar do seu cão
Se o seu cachorro está mancando, pode ser motivo de séria preocupação. Seria ainda mais preocupante se o mancar vier do nada e você não conseguir descobrir o porquê.
Também pode ser um caso em que seu cão está mancando, mas não chorando, o que torna ainda mais difícil entender a raiz do problema.
Os cães normalmente mancam para aliviar um pouco da dor que podem estar sentindo quando a pressão é colocada em seus pés.Portanto, mesmo que seu cão não esteja chorando, ainda pode haver um problema em potencial, e é por isso que procurar atendimento médico é a melhor ideia.
Se o seu cão está mancando e você não consegue entender o motivo, então a melhor coisa que você pode fazer é levá-lo para um check-up médico.
Em muitos casos, quando um filhote começa a mancar, isso pode significar que ele teve uma entorse muscular leve que se resolverá eventualmente.No entanto, outros casos apontam para um problema mais sério. Mancar de início gradual pode significar que seu cão tem displasia.
Além disso, quando os filhotes crescem de forma assimétrica , pode levar a claudicação no futuro. Se você já vivenciou algum tipo de mancar do seu cão, então você sabe o quão preocupante pode ser.
Os dois principais tipos de mancar em cães
Os veterinários geralmente classificam a claudicação(mancar) em dois tipos principais, que são o mancar repentino e o de início gradual.
Início Gradual
Como o nome indica,ocorre lentamente durante um tempo prolongado. Consulte o seu veterinário se notar que o seu cão está gradualmente mancando.
Normalmente, o problema pode piorar se não forem tomadas medidas imediatas. Os mancos de início gradual acontecem por causa de alguns problemas subjacentes, como a displasia do quadril.
Mancar repentino
A claudicação repentina geralmente ocorre espontaneamente. Então, um dia seu cão está andando normalmente e no dia seguinte ele está mancando.
Esse tipo acontece quando há algum tipo de trauma ou lesão. Seu cão precisa ser levado a um veterinário o mais rápido possível para procurar a causa e o melhor tratamento.
O que procurar no meu cachorro manco
A tensão muscular é conhecida por ser a causa mais comum de claudicação em seu cão. Isso pode ser tratado facilmente e, em muitos casos, por conta própria, desde que seu cão possa descansar.Por esta razão, muitas pessoas não pensam muito na situação quando seu cão está mancando.
Faça o possível para impedir que seu cão corra ou ande ativamente. Se você tinha algum plano de atividade, como caminhar ou caminhar, seu cão não deve ir junto, porque ele deve poder descansar o membro afetado.
Você precisa entender a diferença entre o andar manco e descoordenado do seu cão.
Os filhotes estão desenvolvendo suas articulações e os ossos ainda são muito macios, o que pode fazer com que eles tenham um andar cambaleante. Isso não é o mesmo que mancar. Permita que seu filhote passe pelos estágios de desenvolvimento.
Trauma ou lesão afetará a maneira como seu cão anda, mas o início gradual é um pouco mais difícil de reconhecer.
Seu cão pode não querer colocar peso na perna por causa dessa dor. Este é um caso em que você deve levar seu cão ao veterinário o mais rápido possível para que o diagnóstico e o tratamento adequados ocorram.
Devo levar meu cachorro ao veterinário se ele estiver mancando?
Algumas questões podem esperar até o dia seguinte e outras devem ser tratadas imediatamente. Você pode dizer pela maneira como seu cão está lidando com a situação.
Se ele comer e beber normalmente e não estiver com dor, você pode esperar até o dia seguinte.
Se a perna estiver quente, inchada, rachada ou deslocada, seu cão deve ser levado imediatamente ao pronto-socorro, seu cão pode sofrer ainda mais complicações, como sangramento interno ou infecções.
Seu veterinário pode prescrever períodos simples de descanso para seu cão para problemas menores. No entanto, para condições mais graves, você pode receber anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia ou até cirurgia.
A Rede Pet Fisio é preparada para atender situações em que o pet necessita de fisioterapia e reabilitação animal, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas através do botão abaixo:
Consulte todas as unidades da Rede Pet Fisio, venha traçar o melhor plano de fisioterapia e reabilitação para o seu pet.
Existem muitas razões pelas quais seu cão pode estar mancando, sejam elas claras para você ou não. Às vezes, a claudicação é gradual, então você precisa prestar muita atenção ao seu cão.
Não tenha medo de visitar um veterinário que possa fornecer os melhores conselhos sobre como proceder. Se o problema é menor ou grave, é sempre aconselhável fazer um check-up profissional do seu cão.
Atenção: Medicamentos de venda livre podem não ser apropriados para o seu cão, portanto, certifique-se de que todos os medicamentos sejam aprovados pelo veterinário.