Quiropraxia Veterinária: Seu animal pode precisar!
A quiropraxia animal é uma terapia manual direcionada para o ajuste de vértebras, extremidades e suturas craniais. Trata-se de uma terapia complementar à medicina veterinária convencional, que oferece um significativo aumento na saúde e bem-estar dos pets.
O termo quiropraxia vem das palavras gregas “cheir” que significa ‘mão’ e “praxis” que significa ‘prática’ ou ‘feito por’, e refere-se à prática de manipular a coluna para tratar doenças. Os quiropráticos baseiam suas teorias da doença nas conexões entre várias estruturas do corpo e o sistema nervoso através da coluna vertebral. A terapia é direcionada à coluna vertebral para modificar a progressão da doença.
Mas então na medicina veterinária qual é a história da quiropraxia?
A manipulação da coluna é praticada há séculos em muitas culturas, incluindo os primeiros chineses e gregos. No entanto, há uma clara falta de documentação histórica de seu uso precoce em espécies animais. Em sua forma moderna, a teoria e a prática da Quiropraxia se desenvolveram no século passado.
Os primeiros praticantes da quiropraxia moderna investigaram seu uso em várias espécies animais. Como uma especialidade prática distinta, a quiropraxia veterinária é uma profissão jovem que está passando por um rápido crescimento e evolução.
A quiropraxia é um tratamento alternativo em constante evolução. Em caso de dúvidas entre em contato agora mesmo através do botão abaixo:
Quem pratica a quiropraxia veterinária é preciso de uma referência?
Os quiropráticos que trabalham com animais devem ter treinamento específico em teorias quiropráticas e anatomia animal, para que estejam bem informados sobre as diferenças na biomecânica e função neuromusculoesquelética entre humanos e animais.
Quais condições são mais frequentemente tratadas com quiropraxia?
Condições com origem neurológica ou biomecânica são passíveis de manipulação quiroprática. Essas condições incluem doenças articulares degenerativas, como displasia do quadril e espondilose; instabilidade cervical; dor aguda no pescoço; doença do disco intervertebral; problemas do sistema nervoso autônomo, como incontinência urinária e fecal; fraqueza ou dor musculoesquelética que resiste ao diagnóstico e tratamento convencionais; e dores crônicas nas costas e pescoço.
Quais os sintomas e doenças onde a quiropraxia animal pode ser eficiente?
Alguns sintomas específicos podem indicar que um cão necessita do tratamento via quiropraxia. Dentre os principais estão:
- Diminuição de movimentação;
- Deixar de brincar;
- Não subir mais no sofá;
- Aumento de sensibilidade ou dor ao toque;
- Posição anormal de cauda;
- Posição anormal de cabeça;
- Diminuição de desempenho em caso de animais de esporte;
- Granuloma de lambedura nas patas;
- Problemas digestivos;
- Claudicação inespecífica, biomecânica alterada;
- Traumas em região de coluna vertebral (Quando descartada possibilidade de fratura);
- Instabilidades Vertebrais;
- Cães Idosos;
- Tratamento Preventivo.
É importante ressaltar que muitos sintomas descritos acima também fazem parte de sintomas de outras doenças, por isso sempre é importante ter um diagnóstico assertivo e contar com profissionais experientes para traçar o melhor programa de reabilitação para o seu cão.
Como meu animal de estimação pode se beneficiar da Quiropraxia?
A Quiropraxia é uma das poucas modalidades na medicina veterinária onde os resultados são muitas vezes imediatos, e muitas vezes são vistos poucos minutos após o tratamento. Em geral, as melhorias são definidas como uma marcha melhorada e uma aparente redução da dor.
Em condições ortopédicas como fraturas ou rupturas de ligamentos, a quiropraxia pode não substituir a necessidade de cirurgia, mas será útil na correção de problemas secundários causados pela compensação ou supercompensação da lesão.
Quão bem-sucedida é a Quiropraxia?
Os quiropráticos veem o paciente como um todo funcional, e não como uma soma de suas partes. Garantir a amplitude de movimento normal das vértebras ajuda a otimizar a função dos vasos linfáticos, vasos sanguíneos e nervos, que se comunicam entre a coluna e várias estruturas do corpo, permitindo que o corpo funcione de maneira ideal a ponto de não serem necessárias intervenções adicionais.
Aplicados corretamente, os ajustes quiropráticos podem aliviar ou eliminar a necessidade de tratamentos hormonais ou medicamentosos de longo prazo. O sucesso do tratamento depende do grau de patologia presente e da duração da condição.
A quiropraxia é segura?
Quando realizada por um profissional veterinário experiente e treinado, a manipulação quiroprática é geralmente considerada segura. Se os ajustes forem realizados com a força adequada, o paciente necessitará de uma série de tratamentos, que resultarão gradativamente no restabelecimento da saúde.
No entanto, se a força de um ajuste for excessiva ou o ajuste for aplicado em um ângulo, hora ou local incorretos, podem ocorrer danos graves e possivelmente irreversíveis ao paciente. Desconforto temporário de baixo grau (com duração de 24 a 48 horas) pode ser experimentado em uma minoria de pacientes após o tratamento quiroprático.
A Quiropraxia pode ser combinada com outras especialidades da medicina veterinária?
A terapia quiroprática é frequentemente combinada com outras formas de medicina veterinária tradicional e alternativa.
Parece haver uma sinergia particularmente forte entre acupuntura,fisioterapia e quiropraxia. Quando vários tipos de tratamentos são usados, pode ser difícil determinar a eficácia de um tratamento quiroprático, a menos que os tratamentos sejam realizados em momentos diferentes.
Quiropráticos veterinários certificados têm o conhecimento e a habilidade para entender as interações entre as diferentes formas de tratamento e interpretar a resposta do paciente à terapia. Se o seu animal de estimação estiver recebendo tratamento quiroprático de um profissional que não seja seu veterinário regular, é imperativo que ambos os indivíduos sejam mantidos atualizados sobre o tratamento em andamento, a fim de fornecer cuidados coordenados ao seu animal de estimação, permitir uma avaliação adequada do tratamento e minimizar qualquer risco evitável. interações ou interferências.
Conte sempre com clínicas especializadas para traçar o melhor programa de reabilitação com quiropraxia animal.
A Rede Pet Fisio conta com profissionais capacitados e com os melhores protocolos de atendimento via quiropraxia veterinária e outras terapias efetivas na reabilitação animal.
São diversas unidades, oferecendo o melhor diagnóstico e os programas mais eficientes no combate a diversas doenças e lesões ortopédicas e neurológicas, tais como hérnia de disco, displasia coxofemoral, artrose, fraturas, traumas e muito mais.
Quer saber mais sobre a quiropraxia animal? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e converse com um de nossos especialistas agora mesmo. Venha ver como é possível resgatar o bem-estar do seu amigo através de um programa eficiente de reabilitação animal.