Cirurgia Veterinária – Principais Complicações Ortopédicas
Cirurgia veterinária: as principais complicações da ortopedia veterinária que requisitam cirurgia e qual a importância do tratamento pós-cirúrgico para a recuperação eficaz
A busca constante pelo bem estar dos pets faz com que as clínicas e hospitais veterinários se modernizem cada dia mais para atender a todo tipo de necessidade que possa surgir, oferecendo o máximo em qualificação e profissionalismo nas demandas diárias como tratamentos, atendimentos, cirurgia veterinária e outros.
Dentre as especialidades que mais tem que crescido ao longo dos anos está a ortopedia veterinária, cuja capacitação em cirurgia veterinária tem oferecido aos pets acometidos por patologias e lesões ortopédicas a condição de se reabilitar e resgatar sua qualidade de vida.
Assim como na medicina humana, a ortopedia veterinária é uma especialidade amplamente requisitada na rotina dos pets, sendo capaz de auxiliar e fornecer os meios mais seguros de cirurgias ortopédicas veterinárias para as mais variadas complicações, patologias, rupturas de ligamento, fraturas ósseas, degenerações em articulações e muito mais.
Quais são as principais complicações ortopédicas tratadas através da ortopedia veterinária?
Levando em conta que grande parte dos acidentes com pets resultam em luxações e patas quebradas, é fácil compreendermos qual é a importância da ortopedia veterinária no ciclo de recuperação dos pets, desde a análise, diagnóstico, cirurgia e tratamentos dos mais corriqueiros aos mais complexos.
Apesar de realmente existir um número vasto de complicações ortopédicas que podem acometer a qualidade de vida de nossos amigos, existe um grupo de complicações consideradas comuns na rotina diária de atendimento ortopédico animal (que podem necessitar, ou não, de cirurgia). Tais como:
1 – Displasia Coxofemoral: tanto a displasia coxofemoral como de cotovelo são patologias congênitas ou adquiridas (através do ambiente e estilo de vida dos pets) que costumam afetar, na maioria dos casos relatados, cães de grande porte, causando grande dificuldade de locomoção e dor ao animal. O combate a displasia coxofemoral e de cotovelo é feita através dos conhecimentos da ortopedia veterinária, por meio de cirurgia (quando necessária) e na elaboração e programas de reabilitação via fisioterapia veterinária. Leia mais sobre a Displasia Coxofemoral → Clique AQUI!
2 – Artrose e Artrites: o envelhecimento dos pets pode provocar uma série de mudanças em suas estruturas, degenerando articulações que resultam em dores e dificuldade de locomoção, aumentando as chances do aparecimento de outros traumas e problemas ortopédicos. As diferentes técnicas e métodos de reabilitação ortopédica ajudam no resgate da qualidade de vida de pacientes com casos como esse. Conheça mais sobre a Artrose e as formas eficientes de tratamento → Clique AQUI!
3 – Luxação de Patela: é caracterizada quando há o desencaixe das articulações da região do joelho, causando grande dor e perda de mobilidade aos pets. Costuma ser tratada por meio de cirurgia ortopédica em conjunção com o encaminhamento imediato para programas de reabilitação animal que forneçam meios eficazes para o fortalecimento muscular da região. Conheça mais sobre a Luxação Patelar → Clique AQUI!
4 – Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial: é causada, na maioria dos casos, por fortes traumas, excesso de força ou peso sobre as articulações do joelho. A maioria dos casos é encaminhado para a cirurgia ortopédica (as mais eficientes são a TPLO e TTA), com indicação imediata pós-cirurgia para o apoio de sessões de fisioterapia veterinária e outros métodos de reabilitação. Compreenda mais sobre a Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial, formas de cirurgia e tratamento pós-operatório → Clique AQUI!
5 – Fraturas e Traumas: aqui entram as ocorrências mais comuns nos centros de ortopedia veterinária: quedas, batidas, brigas, atropelamentos e a série de pequenos acidentes que podem resultar em fraturas e traumas significativos nos pets. Todos esses casos podem resultar em torções, ossos quebrados e outras complicações que podem exigir, em um caso máximo, a intervenção cirúrgica ou, no mínimo, o acompanhamento de um tratamento de reabilitação realmente adequado. Saiba mais sobre Fraturas e Traumas → Clique AQUI!
A importância das técnicas de reabilitação animal na recuperação pós-cirúrgica ortopédica
A fisioterapia veterinária já pode ser considerada uma das mais importantes aliadas das especialidades cirúrgicas da medicina animal. Isso porque os diferentes métodos e técnicas eficientes de reabilitação pós-cirúrgicas fornecem desde uma recuperação mais ágil de intervenções cirúrgicas, até animais que conseguiram recuperar sua capacidade de locomoção depois de fortes traumas.
As diferentes técnicas, que passam por hidroterapia veterinária (utilização de esteiras aquáticas), acupuntura, laserterapia, quiropraxia, ozonioterapia e outros, proporcionam conforto aos pacientes que sofrem com dores, edemas, inflamações e incômodos, conservando musculatura, evitando novas intervenções, aumentando expectativa e qualidade de vida dos pacientes.
Os pets que sofrem com problemas ortopédicos, desde artrose, artrite, luxação patelar, traumas, lesões, displasia coxofemoral, ruptura de ligamento e outros, encontram na fisioterapia animal um meio eficiente de recuperação saudável e gradual, prevenindo sequelas e combatendo as consequentes dores e incômodos provenientes dos processos cirúrgicos.
Sempre conte com clínicas de reabilitação especializadas para realizar uma cirurgia ortopédica e tratamento eficaz para o seu amigo
A Rede Pet Fisio conta com um grupo de especialistas completo em suas mais de 20 unidades, fornecendo sempre as melhores análise, diagnósticos, planejamentos e execuções de programas de reabilitação animal. Investimos pesado na capacitação de nossos profissionais ortopedistas, fisiatras e neurologistas e no desenvolvimento de uma infraestrutura moderna e eficiente para oferecer programas de reabilitação graduais e saudáveis.
Seu pet precisa de uma cirurgia veterinária? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo. Venha ver como podemos auxiliá-lo nesse processo e na superação das limitações ortopédicas de seu amigo.