Discopatia em Cães – Entenda e combata
Discopatia em cães e as complicações que traz para a vida saudável do cão. Saiba como combater a discopatia em cães com tratamentos fisioterápicos
Trate a discopatia em cães com os melhores métodos de fisioterapia veterinária. Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque agora mesmo uma consulta!
A discopatia em cães é uma complicação relativamente comum em cães e pode alterar o sistema nervoso do animal, diminuindo a sensibilidade dos movimentos, causando incontinência urinária e dor.
Em grande parte causada por traumas e lesões na medula espinhal, a discopatia em cães apresenta sintomas típicos como o andar de cabeça baixa, pescoço rígido, orelhas para trás e caminhar cauteloso, demonstrando claros sinais de dor e sofrimento.
Entenda o que é a discopatia em cães
A medula espinhal é uma estrutura extremamente delicada, sendo protegida por vértebras ósseas, tendo entre cada par de vértebras, discos intervertebrais (uma proteção de contorno fibroso e interior gelatinoso) que evitam o constante atrito entre elas, promovendo a estabilidade e flexibilidade necessárias que o cão movimente a espinha sem problemas.
Quando os discos vertebrais deixam de agir corretamente, surge a discopatia nos pets, também conhecida como hérnia de disco em cães. Ela pode surgir, em grande maioria, em função do envelhecimento do animal ou de algum trauma.
Sintomas e formas de diagnóstico da discopatia em cães
Os sinais de cães que sofrem com discopatia passam por dor intensa até dificuldade de locomoção, que podem chegar a paralisia completa dos membros, incontinência urinária e fecal, redução de postura e sensibilidade, relutância para andar e rigidez do pescoço.
Esses sinais podem aparecer em minutos ou de maneira mais gradual, levando dias ou até semanas para se constatar o problema como um todo. É importante que cães com discopatia sejam encaminhados a um profissional veterinário assim que for notado qualquer um dos sinais mais específicos.
O diagnóstico de discopatia em cães é feito por uma combinação de exames clínicos e de imagem, desde radiografias da coluna, coleta de amostras do líquido da medula espinhal, podendo ser também pedido exames de contraste como a mielografia, mielotomografia ou ressonância magnética, para que o problema seja identificado com mais exatidão.
Tratamentos para cachorro com discopatia
Os tratamentos para discopatia canina, ou hérnia de disco em cachorro, podem ser cirúrgicos ou conservativos. Vejamos:
1 – Tratamento cirúrgico para hérnia de disco em cães
Os tratamentos cirúrgicos costumam se utilizar de fenestração e técnicas descompressivas. O procedimento costuma efetuar a extração do material discal, conseguindo a descompressão da medula espinhal do pet.
É importante ressaltar que esse tipo de tratamento tem um alto índice de recuperação da continência, mas muitos casos produzem efeitos como fraqueza e descoordenação das patas.
A cirurgia, portanto, quando necessária, caracteriza-se apenas como a parte inicial da reabilitação, que irá necessitar de tratamento posterior para diminuição de dores, ganho de massa muscular e retomada de qualidade de vida.
Quanto custa a cirurgia de hérnia de disco em cachorro?
O valor médio é de R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00, podendo variar quando analisados a complexidade do caso, a duração do procedimento, o tempo de internação, os serviços hospitalares inespecíficos, as medicações pós-operatórias e outros.
2 – Tratamento conservativo para hérnia de disco em cães
O tratamento conservativo envolve a utilização de medicamentos (anti-inflamatórios e analgésicos) e bastante repouso. Nesses casos, as técnicas complementares de reabilitação se tornam essenciais.
A acupuntura veterinária, por exemplo, é uma delas, podendo atuar tanto na liberação de endorfinas para o controle da dor, como também auxiliar o reestabelecimento das funções neurológicas perdidas com o desenvolver da doença.
Em qualquer um dos métodos de tratamento escolhidos, a fisioterapia veterinária tem papel fundamental em todas as fases de reabilitação. Inicialmente pode auxiliar na analgesia com uso de eletroterapia com TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) e FES (para fortalecimento), além da laserterapia e/ou ozonioterapia no controle da inflamação.
No caso de danos às funções neurológicas, os estímulos proprioceptivos são indicados desde as primeiras fases. Nesse período, as técnicas que envolvem exercícios e movimentos passivos estimulam o retorno precoce de movimentos e previnem as contraturas e atrofias musculares, consequências comuns de pets em tratamento para hérnia de disco.
Quando o pet não apresenta mais dores e inflamações começam os exercícios ativos e ativos assistidos. O intuito é o reestabelecimento do caminhar natural, desenvolvimento e recuperação da coordenação e retorno e ganho de massa muscular.
Nesses casos, a utilização de pranchas, caminhadas assistidas (seja na esteira seca ou hidroesteira que retira o peso da gravidade com o pet submerso) e pistas proprioceptivas incentivam a superação de obstáculos e limitações, estimulando o pet para uma recuperação gradual e saudável.
Conheça mais sobre as terapias mais eficientes para a discopatia canina
Tanto nos tratamentos conservativos como nas fases de reabilitação pós-operatória, duas terapias tem se destacado e alcançado resultados expressivos na reabilitação de cães com hérnia de disco. São elas:
1- Hidroterapia para cães com hérnia de disco
A hidroterapia veterinária, ou tratamento através de modalidades aquáticas, é uma técnica muito utilizada na reabilitação por oferecer diversos benefícios e facilidades. As modalidades mais comuns são feitas através de exercícios em esteira aquática e natação.
A esteira aquática é uma ferramenta muito eficaz na recuperação de cães com hérnia de disco, pois quando o animal está dentro d’água, por inteiro ou parte do corpo, acaba por remover a pressão dos membros doloridos e de seu peso, diminuindo a força necessária para realizar movimentos simples, mas dificultados devido a sua lesão e cirurgia.
Esse tratamento ajuda os cães no restabelecimento mais veloz da musculatura e amplitude de movimentos dos membros possivelmente atrofiados, aumentando o equilíbrio muscular, sua confiança para se mover e também a qualidade de vida.
2- Acupuntura veterinária para cães com hérnia de disco
A acupuntura veterinária, em primeira instância, é um tratamento muito eficaz por poder ser realizada em pets de qualquer idade ou sexo, enfermidade ou localização, sem causar dores nem reações adversas, por vezes eliminando até a necessidade de novas intervenções cirúrgicas.
A técnica visa restaurar a manutenção da saúde do pet através do equilíbrio da energia vital. Isso se dá através do estímulo de determinados pontos meridianos do corpo dos cães através da inserção de agulhas, massagens, técnicas de manipulação, eletroestimulação, aplicação, ultra-som, injeção de substância e o uso de raio laser.
A acupuntura pode, através da indicação correta, equilibrar os pontos meridianos afetados pela hérnia de disco, influindo em órgãos internos, tecidos moles, no emocional e outros pontos afetados. A liberação de endorfina e cortisol provoca um relaxamento muscular natural, melhorando o funcionamentos muscular e orgânico como um todo, combatendo dores e incômodos do pós-operatório.
Por que a fisioterapia veterinária é tão importante na reabilitação de cães com discopatia?
A fisioterapia veterinária tem papel fundamental em todas as fases de recuperação, desde aqueles em pós-operatório até os que não necessitam de cirurgia.
As diferentes técnicas, movimentos e exercícios estimulam o retorno precoce de movimentos e previnem as contraturas e atrofias musculares. Claro, sempre em um programa de reabilitação profissional e preparado.
Os casos de paralisias irreversíveis por conta de hérnias avançadas, quando estimulado o pet com acompanhamento profissional e carinhoso, é possível que o andar medular seja desenvolvido e seja mantida sua independência e qualidade de vida.
Tratamento eficaz de discopatia em cães é com a rede Pet Fisio
A rede Pet Fisio oferece os melhores tratamentos fisioterápicos para combater complicações como a discopatia canina. Acupuntura, quiropraxia, ozonioterapia, hidroterapia, laser e magnetoterapia, eletroterapia e termoterapia são algumas das especialidades da Pet Fisio.
A ideia é fortalecer e aumentar a resistência do cão, combatendo as dores e desconfortos, retomando a qualidade de vida e atividades comuns do pet.
Quer saber mais sobre a discopatia em cães? Procure agora a unidade Pet Fisio mais próxima de você e venha tratar o seu cão com o melhor da fisioterapia veterinária.