Hérnia de Disco em Cachorros – Recuperando a Saúde

Hérnia de Disco em Cachorros – Recuperando a Saúde

Hérnia de disco em cachorros: Quais os tipos, complicações e tratamentos. Conheça a rede Pet Fisio e garanta a melhor recuperação para hérnia de disco em cachorros

Sabemos que a hérnia de disco em cachorros é um assunto muito sério, pois muitas vezes pode chegar a total paralisia do pet, por isso a importância do tratamento contínuo e profissional.

A hérnia de disco em cachorros é uma doença degenerativa que pode acontecer em qualquer disco, mais comumente localizado na região tóraco-lombar. Neste artigo, a rede Pet Fisio vai mostrar quais os sintomas, formas de diagnóstico, raças mais propensas e os tratamentos mais eficientes para a hérnia de disco canina. Confira:

O que é a hérnia de disco em cachorros?

A hérnia de disco ocorre quando há a degeneração dos discos intervertebrais, do C2-C3 à L7-S1. Como dito acima, mais de 85% dos casos ocorrem na região tóraco-lombar.

Classicamente pode ser dividida em três tipos:

  • Hansen Tipo I: quando há extrusão do núcleo pulposo com ruptura do anel fibroso;
  • Hansen Tipo II: quando ocorre protusão do disco;
  • Extrusão não compressão NP – ANNPE: quando há trauma concussivo na medula. Extrusão aguda núcleo pulposo hidratado: não havendo grandes compressões.

Em estudos recentes, novas formas de hérnia de disco em cães tem sido relatadas, o que sugere maior importância nas técnicas de diagnóstico para o emprego de um programa de reabilitação realmente eficiente.

Como saber que o cachorro tem hérnia de disco?

Sua detecção costuma ser difícil, principalmente pela variedade de sintomas que podem, muitas vezes, se confundir com diversas outras complicações. Entretanto, de maneira geral, ela pode ser classificada em diferentes graus:

  • Grau 1: no início dos ciclos de dores é possível notar que o pet abaixa a cabeça e curva as costas para tentar aliviar a dor, podendo até manifestar sua insatisfação através de uivos e latidos, dependendo de sua personalidade;
  • Grau 2 e 3: é possível notar perda gradual de equilíbrio, o que o impede de se mover corretamente. Nesses estágios, é possível notar que sua postura e mobilidade parecem mais estranhos que usualmente. Em casos mais críticos, o pet pode sofrer com incontinência urinária e fecal.
  • Grau 4 e 5: a sensibilidade do cão também é afetada, principalmente em suas extremidades. Em casos mais agudos, nota-se paralisias e o pet começa a nitidamente se arrastar para se mover de um local a outro.

Formas de diagnóstico da hérnia de disco canina

As formas de diagnóstico da hérnia de disco em cães evoluíram muito ao longo dos anos. Além da análise presuntiva, ou seja, onde o especialista veterinário irá se basear em informações como a raça, histórico de saúde, andar descoordenado ou paralisia, diferentes exames de imagem como o raio-x se tornaram fontes mais confiáveis de diagnóstico.

O exame de raio-x é utilizado para ter uma imagem interna do corpo dos pets, sendo uma das maneiras mais eficientes de diagnosticar patologias a mais de 30 anos. Em outras palavras, trata-se de um exame que fotografa o animal por dentro permitindo uma visão panorâmica das estruturas torácicas, abdominais, ósseas e articulares dos pets.

Nenhum tutor pode solicitar exames de raio-x para seu pet. Porém, é possível auxiliar de forma decisiva no direcionamento do diagnóstico através de informações específicas sobre o estado de saúde do seu pet. Dentre os sinais agudos que podem indicar a necessidade de um exame de raio-x em cães e gatos, está:

  • Sinal de manqueira ao andar;
  • Dificuldade e dor ao levantar;
  • Sensação de dor quando tocado em alguma parte do corpo;
  • Suspeita de ingestão de materiais indevidos;
  • Inchaço de alguma parte do corpo.

Claro, casos mais graves como atropelamentos e quedas certamente terão o direcionamento para um exame de imagem que possa esclarecer os danos causados.

É importante ressaltar que a doença pode ser causada por problemas diversos, tendo na tomografia computadorizada e ressonância magnética uma forma mais precisa de diagnosticar a patologia.

Como é o tratamento para hérnia de disco em cães?

A fisioterapia veterinária tem papel fundamental na reabilitação de cães com hérnia de disco seja como tratamento base ou pós-operatório, trabalhando o controle de processo inflamatório, melhorando a dor, auxiliando o ganho de massa muscular e o reestabelecimento da mobilidade natural do pet.

Dentre as técnicas mais utilizadas, podemos destacar:

1 – Eletroterapia e laserterapia: a eletroterapia auxilia na analgesia e controle da inflamação com estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) e estimulação elétrica neuro-muscular (NMES), ajudando na recuperação da perda de massa muscular causada pela paralisia.

A laserterapia também tem papel importante na regeneração nervosa e no retorno dos movimentos naturais de forma gradual e saudável.

2 – Hidroterapia: as modalidades mais comuns são os exercícios em esteira aquáticas e natação. A esteira aquática, por exemplo, é muito eficaz pois, por o pet estar dentro da água com parte do corpo ou por inteiro, acaba removendo a pressão dos membros doloridos e de seu peso, diminuindo a força necessária para realizar movimentos simples, porém dificultados devido a sua lesão e cirurgia.

A hidroterapia ajuda de forma eficiente o reestabelecimento veloz da musculatura e amplitude de movimentos dos membros possivelmente atrofiados, aumentando equilíbrio, confiança e qualidade de vida.

3 – Acupuntura veterinária: a acupuntura pode, através da indicação correta, equilibrar os pontos meridianos afetados pela hérnia de disco, influindo em órgãos internos, tecidos modelos, emocional e outros pontos afetados. A liberação de endorfina e cortisol provoca o relaxamento muscular natural, melhorando o funcionamento muscular e orgânico como um todo, combatendo dores e incômodos do pós-operatório.

A técnica visa a restauração da saúde do pet através do equilíbrio de sua energia vital. Isso se dá através de diferentes estímulos em determinados pontos meridianos, seja através de inserção de agulhas, massagens, técnicas de manipulação, até eletroestimulação, injeção de substância e uso de raio laser.

4 – Ozonioterapia: se utiliza do ozônio como um agente terapêutico. Ao reagir com os tecidos corporais, o ozônio forma substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante, promovendo uma grande liberação de oxigênio para as células.

O emprego dessa terapia aprimora a circulação sanguínea, auxiliando na cicatrização de feridas, na oxidação de toxinas e no combate de dores crônicas. Além disso, o gás também possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, acelerando a recuperação e cicatrização de lesões.

Por que a fisioterapia veterinária é importante na recuperação da hérnia de disco em cachorros?

Os casos de paralisias irreversíveis por conta de hérnias avançadas, quando estimulado o pet com acompanhamento fisioterápico profissional e eficiente, é possível que o andar medular seja desenvolvido e seja mantida sua independência e qualidade de vida.

Pets que apenas possuem sintomas de dores controladas por medicação, encontram na fisioterapia veterinária um meio essencial para que ele não tenha o reaparecimento da doença ao longo da vida. Nesse caso, a fisioterapia irá concentrar seus esforços para combater os encurtamentos musculares, alongando a coluna e promovendo o fortalecimento muscular paravertebral como vimos acima.

Foi publicado no Congresso Brasileiro de Cirurgia Veterinária de 2012 um artigo no qual apresentava um quadro significativo de recuperação em animais com hérnia de disco que não passaram por cirurgia. Isso se deu, principalmente, pela atuação das técnicas de fisioterapia veterinária.

Onde encontrar o melhor tratamento para o meu cão com hérnia de disco?

Está com dúvidas? Quer saber mais sobre os sintomas, causas e tratamentos da hérnia de disco em cachorros? Procure uma das unidades da rede Pet Fisio mais próximo de você e marque uma primeira consulta. Saiba como garantir uma vida saudável para o seu pet com o melhor da fisioterapia veterinária.