Exercícios para Cachorros – dicas valiosas
Exercícios para cachorros: Caminhadas, Corrida e Lançamento de Objetos. Conheça os exercícios para cachorros que a PET FISIO separou para você manter seu atleta com a saúde perfeita.
Fazer exercícios físicos é sempre uma tarefa cansativa, porém muito necessária para manter nossos pets saudáveis. Nesse artigo vamos elencar algumas dicas de exercícios para cachorro, os cuidados e indicações.
Antes de falarmos de exercícios para cachorros, é importante ressaltar que cada cão tem sua limitação e esforço em demasia chega a ser perigoso, podendo causar problemas sérios ou até a morte.
Além disso, nunca leve seu cachorro para praticar exercícios em horários de calor intenso, alguns pisos como asfalto ou concreto absorvem o calor do sol e as altas temperaturas ferem suas patas, além da possibilidade de causar outros desconfortos físicos.
Dicas de exercícios para cachorro, seu tempo e benefícios!
Lembre-se! é sempre importante ter a indicação e acompanhamento de um especialista para que o seu cão atinja os melhores resultados e não sofra. Vejamos algumas dicas:
1. Caminhadas:
Apesar de parecerem pouco em comparação com outros exercícios mais puxados, as caminhadas são muito apreciadas e totalmente saudáveis para os pets, principalmente os menores.
Indicação: Todas as raças
Tempo: máximo de 45 minutos diariamente
Cuidados: coleira e guia. Focinheira para cães maiores. Recipiente com água e sacos para recolher as fezes.
2. Corrida:
Atividade especialista em aliviar stress e fortalecer musculatura, a corrida é muito indicada, porém com ressalvas.
Raças apropriadas: maiores e hiperativas como Border, Collie, Akita, Pastor Alemão e Beagles.
Tempo: a corrida deve ser levada como se fosse à academia. Não adianta puxar o ritmo desde o início. É necessário preparação, aquecimento e então o esforço maior. Começar com 20 minutos de corrida nas primeiras semanas, alongar o período se o pet demonstrar evolução.
Cuidados: lembre-se de fazer pausas para descanso e hidratação. Cuidado com pisos irregulares, prefira asfalto regular.
3. Lançamento de objetos:
Ótimo para queimar excesso de gordura e fortalecer os braços. Une exercício e brincadeira ao mesmo tempo.
Raças apropriadas: cães velozes como Beagles, Labradores e Whippets.
Tempo: Use o bom senso. Não sobrecarregar o cão com excesso de atividade.
Ainda existem outros tipos de exercícios para animais como o FlyBall, futebol de cachorro e outras modalidades.
Não se esqueça da alimentação!
A alimentação é um dos fatores primordiais para a mudança saudável dos hábitos dos pets e, nesse ponto, muitos tutores acabam pecando na estruturação da dieta canina, baseando toda cadeia de alimentação em rações que não oferecem os efeitos desejados para a rotina alimentar saudável do cão.
A adequação da dieta canina para emagrecer cães deve ser feita através de rações que possuam ingredientes e nutrientes que auxiliam no emagrecimento e queima de gordura em um ritmo saudável, como as rações da linha Premier Obesos.
O que acontece comumente é que os tutores, na ânsia de impor uma nova rotina de alimentação aos pets, acabam optando por rações da linha light, que se destinam somente a manutenção do peso do pet e não exatamente em um programa de emagrecimento. Ou seja, quando um pet perde peso comendo uma ração light, ele estará com um déficit nutricional por estar emagrecendo de forma não saudável.
É importante ressaltar que o direcionamento de uma dieta saudável deve sempre ser feito com base no que o profissional veterinário propor para o tratamento do seu amigo. Não é recomendado o planejamento da dieta sem o acompanhamento profissional.
A fisioterapia veterinária como grande aliada no recondicionamento físico dos cães
Segundo estudos apresentados em artigo no Congresso Paulista de Especialidades Veterinárias, cerca de 60% dos casos de sucesso no emagrecimento canino estão relacionados às mudanças de hábitos alimentares.
Porém, a união desse regime alimentar com a fisioterapia veterinária focada no emagrecimento já representam o sucesso de cerca de 88% dos casos de combate à obesidade canina.
A utilização da fisioterapia veterinária focada no emagrecimento de cães trabalha com intuito de recondicionar a musculatura e a mudança de hábitos do pet, utilizando-se de diversos equipamentos modernos como a esteira aquática, natação, acupuntura e outros.
Para termos uma ideia, a hidroterapia veterinária conseguiu transformar a imersão na água em uma terapia com amplo reconhecimento no tratamento de diversas patologias, seja no âmbito da reabilitação muscular, osteoarticular e neurológica, como também em funções cardiorrespiratórias e no emagrecimento.
As propriedades físicas da água como a pressão hidrostática e flutuabilidade garantem uma conjunção perfeita para o emagrecimento e recuperação física, evitando as consequências das lesões causadas pelo excesso de peso e os efeitos da gravidades em atividades realizadas em solo duro.
Além dos benefícios notórios na questão física, a hidroterapia também promove a recuperação psicológica do pet, pois o tratamento proporciona um ambiente perfeito para a realização de movimentos em que o pet esteja receoso, ajudando na recuperação de confiança, mobilidade e flexibilidade.
Quer dar um ritmo saudável na rotina do seu cachorro?
A Rede Pet Fisio é especializada em fisiologia veterinária, investindo no que há de melhor para tratar seu pet, retomando a qualidade de vida que dele se espera.
Investimos pesado na capacitação de nossos profissionais, atualizando constantemente os protocolos de atendimento e os métodos de recuperação, assim como na aquisição de equipamentos modernos que ofereçam um ambiente perfeito para uma recuperação saudável e gradual.
Entre em contato, encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e saiba mais sobre exercícios para cachorro e ajude seu cão a se tornar ainda melhor!