Raças de Cachorro – Como Escolher Corretamente?

Raças de Cachorro – Como Escolher Corretamente?

Raças de cachorro: saiba como equilibrar seu estilo de vida com a raça que sintoniza melhor com você. Veja os tipos de raças de cachorro e seus atributos

Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e tenha o melhor da fisioterapia veterinária!

São diversos os motivos que nos levam a querer viver com um cachorro por perto. Amor, segurança, companhia, vida saudável… Pois é, mas nem sempre esses itens estão entre os atributos mais importantes na hora de escolher raças de cachorro.

No mundo de hoje existem cerca de 300 diferentes raças de cachorro! Entre os grandalhões, pequenininhos e peludos, existem aqueles que costumam ser mais sossegados, outros brincalhões, desengonçados ou mais agitados. É certo que dois cães de uma mesma raça podem apresentar comportamentos bem distintos, porém, há de se ponderar que os traços de personalidades de cada raça podem sim combinar melhor com o estilo de vida da cada tutor, quando estudados previamente.

Qual a raça de cachorro ideal para mim?

Existem diversos tipos e tamanhos de cães, certamente haverá um ideal para você! Para isso, a Rede PET FISIO separou algumas informações que podem ajudar na sua escolha. Veja:

Cães que adoram muito afeto e carinho!

No Brasil, estima-se que mais de 30 milhões de animais são abandonados, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Em cidades de grande porte, por exemplo, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% são abandonados. No interior, em cidades de menor porte, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a ¼ da população humana que reside no local.

Adotar é um ato nobre e que pode ajudar muitos cães que esperam por um lar, carinho e muito amor. Estes, certamente, podem ser muito generosos, carinhosos e cheios de amor para compartilhar.

O grupo dos pastores: muita atividade envolvida!

Criados para pastorear gado, ovelhas e até mesmo renas, o grupo de pastoreio inclui raças como Sheepdog Inglês, Samoyed e Border Collie. São cães leais e felizes, principalmente quando estão realizando alguma atividade útil.

Esse grupo de cães não é de passar horas do dia deitados em algum lugar…. Por isso, se você é do tipo de pessoa que gosta de atividades ao ar livre e longas caminhadas, essas são raças que irão se dar bem ao seu estilo de vida.

Utilitários e de boa companhia: raças que adoram desempenhar algum trabalho!

Estes são cães que originalmente foram criados para trabalhos específicos. Dentre eles está o Lhasa Apso, por exemplo, que protegia mosteiros tibetanos, ou até os Dálmatas, que originalmente acompanhavam carruagens puxadas por cavalos. Nesse grupo você encontrará cães com personalidades interessantes, desde Bulldogs, Schnauzers até os Shih Tzus.

Os pequenos brincalhões com grandes personalidades!

Se o intuito é ter um pet pequeno com uma grande personalidade e pronto para brincar podemos elencar raças como o Yorkshire Terrier, Lulas da Pomerania, Maltês e Pequinês. Se você está procurando uma companhia divertida e que vive em espaços menores sem a exigência de grandes caminhadas diárias, estes são perfeitos ao seu estilo de vida.

Farejando e buscando coisas!

Se procurar por raças hábeis para caçar bolinhas e brinquedos, usando sua visão e olfato aguçados, os Dachshunds, Deerhounds, Bassets e Beagles são ótimas raças que com bastante atividade e exercícios serão ótimas companhias.

Os escavadores!

O grupo dos Terrier, que significa terra, são cães de pequeno porte que adoram cavar. São raças com forte instinto e que adoram ter a “última palavra”. Dentre eles estão o Fox Terrier, Staffordshire, Bull Terrier e Jack Russel.

Os trabalhadores!

Esses adoram e assimilam muito bem as técnicas de treinamento e adestramento! São cães protetores e ótimos para um ambiente familiar grande e de espaços amplos. Dentre as raças mais conhecidas estão os Boxers, Mastiff, Husky e São Bernardo.

Os verdadeiros caçadores e atletas!

Essas raças são originalmente criadas para ajudar seus tutores em atividades de caça. São leais, com facilidade extrema em aprender e quase sempre ansiosos para agradar, por isso grandes amigos da família. São cães que exigem uma vida bastante ativa para estarem bem-humorados! Dentre as raças mais conhecidas estão os Setters, Pointers, Retrievers, Labradores e Spaniels.

Adaptáveis e cheios de amor!

Espertos, inteligentes e cheios de amor para dar! Os vira-latas ganham cada vez mais destaque nas mídias sociais, principalmente com iniciativas que visam combater os altos níveis de abandono desses cães.

Uma das grandes vantagens de ter um cão sem raça definida como os vira-latas é a sua capacidade de adaptação aos mais variados ambientes e tipos de convivência, sendo ótimas companhias, alegres e também muito capazes no que se trata de aprendizado de novos truques, brincadeiras e muito mais.

Artigos Recomendados