Ruptura de Ligamento Cruzado

Ruptura de Ligamento Cruzado

Veja como podemos ajudar a reabilitação do seu pet através da fisioterapia veterinária. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque agora uma consulta

 

Ruptura do ligamento cruzado: entenda o que é. Saiba quais são os tratamentos adequados para cães com ruptura do ligamento cruzado

A ruptura do ligamento cruzado cranial (RLCCr) é uma das afecções mais presentes na rotina ortopédicas de cães e muito estudada atualmente, principalmente pela sua capacidade em degeneração.

A ruptura do ligamento cruzado normalmente é crônica por fadiga progressiva das estruturas do joelho, principalmente o ligamento cruzado cranial, ocorrendo quando o animal realiza um movimento brusco, parecendo que o sinal é agudo, mas na realidade a degeneração do ligamento acontece nos dois membros durante toda a vida do animal, o que justifica a incidência de RLCCr bilateral em 60% dos pets de algumas raças, dentro de 2 anos.

O que fazer quando constatar que meu cão sofre com a ruptura de ligamento cruzado?

Embora alguns artigos preconizem que o tratamento conservativo em cães com ruptura de ligamento de até 8 kg surte um bom efeito, pela nossa experiência de atendimento, todos os casos de RLCCr completa devem ser indicados para a cirurgia e depois de 1 semana começarem a fisioterapia veterinária para recuperação normal e mais rápida da locomoção.

Existem várias técnicas cirúrgicas usadas na correção da ruptura do ligamento cruzado cranial, como implantes biológicos ou sintéticos, abordagens intrarticulares, extrarticulares e osteotomias corretivas (CTWO, TPLO, TTA, PTIO).

Por que a fisioterapia veterinária é indicada para casos de ruptura de ligamento cruzado?

A fisioterapia é indicada, após a cirurgia, para correção da atrofia muscular, diminuição do edema pós-operatório, controle da dor e promover resistência das estruturas do joelho, ajudando o cão a apoiar o membro o quanto antes. Dentro do protocolo fisioterapêutico são utilizados recursos como a crioterapia e eletroterapia em grupos musculares específicos, além de hidroterapia e laser para melhora da função da locomoção e combater as consequências dos cães com ruptura de ligamento cruzado.