Escada para Cachorro – Evitando Problemas

Escada para Cachorro – Evitando Problemas

Escada para cachorro: como o acessório se tornou ação preventiva. Saiba como evitar problemas ortopédicos e o avanço de doenças neurológicos do seu pet

Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e garanta os melhores métodos de reabilitação animal!

Se você, assim como muitos brasileiros, permite que seus pets durmam em todos os cômodos da casa ou apartamento, sabe como muitas vezes é difícil para eles subirem em sofás, camas e outros móveis não adequados para pets.

Uma das soluções encontradas por apaixonados por pets é a escada para cachorro, que facilitam a movimentação dos pets por toda a casa e evitam o surgimento de algumas doenças e lesões sérias, como veremos a seguir.

Por que investir em uma escada para cachorro tornou-se ato preventivo?

Os saltos constantes, hábito natural dos pets que vivem em casas e apartamentos atualmente, fez aumentar substancialmente o aparecimento ou evolução rápida de problemas ortopédicos e até neurológicos em pets.

Entre os problemas mais corriqueiros causados pela atividade constante de sobe e desce destaca-se a hérnia de disco, displasia coxofemoral, artrites e artroses em ombros e cotovelos e até lesões no ligamento cruzado são os mais comuns. O exagero de movimentos, muitas vezes aumentados por fatores como obesidade canina, pisos lisos e escadas não adequadas aos pets, aceleram o processo de doenças, principalmente em animais com predisposição a desenvolver problemas dessa natureza.

Em muitos casos, o trauma ocorre de uma forma aguda e rápida, em um pulo específico feito de maneira desordenada. Cães como Dachshund, Shih-Tsu, Lhasa Apso, Pinscher e Yorkshire são os que mais sofrem com os saltos frequentes e os mais expostos a fraturas e luxações.

Escada para cachorro mais adequada e a familiarização do pet com o item

Para garantir um resultado positivo, as escadas para pets ou rampas precisam ser produzidas com materiais adequados, normalmente com tecido de revestimento que proporcione aderência e que não seja completamente liso. O couro sintético é um material muito escolhido pelos tutores, pois ajuda no sobe e desce e é fácil de limpar.

É possível investir também em peças de madeira para uma maior tração na hora dos movimentos, sendo uma solução também para ambientes externos, já que outros materiais podem se molhar facilmente.

É importante ressaltar que, em muitos casos, os pets podem estranhar o novo acessório da casa, sendo necessário ajudá-lo a entender que a escada ou rampa são alternativas ao salto.

O ideal é que ensine seu pet aos poucos, usando até petiscos para que ele se interesse pelo novo caminho, ou até a coleira e guia para repetir o movimento que pretende que ele faça. De qualquer forma, não o force a nada! É preciso criar uma sensação de ambiente seguro e confortável para que ele esteja à vontade para usar a escada sem medo.

Invista em prevenção e em tratamentos que reabilitem a condição física natural de seu pet!

Apesar dos acessórios que protegem nossos pets contra possíveis aparecimentos ou desenvolvimento de doenças ortopédicas e neurológicas, é importante sempre investirmos em um programa de reabilitação adequado para nossos pets.

Atualmente, a fisioterapia veterinária vem ganhando notoriedade pelos resultados alcançados com pacientes acima do peso, com hérnia de disco, displasia coxofemoral, artroses, fraturas, luxações e muitos outros.

Isso porque o programa de reabilitação através da fisioterapia veterinária é o que mais respeita os sinais clínicos de cada animal, desde sua idade até sua capacidade muscular, programando uma série de exercícios controlados de baixo impacto que preservam as articulações do pet, desde métodos como hidroterapia, natação e caminhadas controladas até acupuntura veterinária, massoterapia e outros tratamentos mais alternativos.

É importante investirmos em acessórios que preservem a saúde muscular dos nossos pets, assim como em programas que resgatem ou mantenham a qualidade de vida deles através de técnicas que ofereçam melhora na rotina agitada de cada animal.

Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo! Temos o programa ideal para reabilitar seu pet!

Artigos Recomendados