Saúde

Próteses para pets

Uma prótese para um cão ou gato, seu uso pode ajudar um animal de estimação a ficar de pé naturalmente e diminuir o risco de dores crônicas. Antes de decidir se um membro artificial é adequado para o seu animal de estimação, aqui está tudo o que você precisa saber sobre próteses caninas:

Próteses para cães

Uma prótese permite aos cães amputados terem a mesma mobilidade e liberdade quando tinham os quatro membros. Uma prótese não é necessária para todos os cães amputados. Muitos cães se ajustam muito rapidamente a uma vida como um tripé. No entanto, um cão com três patas muda seu equilíbrio, peso e suporta seu corpo de maneira muito diferente, o que pode causar estresse nas pernas saudáveis remanescentes ao longo do tempo. Isso coloca esses animais em maior risco de desenvolver dor crônica e lesões.

O que é uma prótese canina?

Uma perna protética para um cão é projetada para substituir o membro perdido e permitir que o cão se mova e fique de pé normalmente. A amputação de cada cão é única, então seu membro artificial precisa ser feito sob medida para se encaixar perfeitamente. 

Animais de estimação com amputações de membros dianteiros são mais propensos a precisar de uma prótese. Uma vez que cães e gatos suportam 60% de seu peso nas patas dianteiras, a falta de um membro dianteiro coloca muito estresse adicional na perna saudável restante.

 

Os benefícios de uma prótese para cães

  • Ajuda a melhorar a qualidade de vida de um animal de estimação
  • O pet continuar a viver um estilo de vida ativo
  • As próteses podem suportar peso e permitir que os animais caminhem naturalmente
  • Fornecer suporte e estabilidade
  • Permita que animais de estimação amputados distribuam seu peso uniformemente e permaneçam equilibrados
  • Melhora a mobilidade do animal de estimação em amputados
  • Prevenir lesões causadas por desequilíbrio ou distribuição de peso desigual
  • Durável e feito sob medida para caber perfeitamente no toco do pet

Existem inúmeras maneiras pelas quais seu cão pode se beneficiar de uma prótese, mas a conversa mais importante é aquela que você tem com seu veterinário. Seu veterinário pode ajudar a determinar se um membro artificial é a decisão certa para seu animal de estimação e qual a probabilidade de ele se sair bem com uma prótese.

Gatos podem usar próteses?

A perna protética do gato pode ajudar um gato de três patas a manter sua independência e melhorar a mobilidade. Embora o uso de próteses em gatos seja menos comum do que em cães, ainda é uma solução possível para ajudar gatos amputados a andar após a cirurgia.

Como escolher entre uma cadeira de rodas para cachorro e uma prótese?

Animais de estimação sem membros podem melhorar a mobilidade com uma cadeira de rodas para cães ou uma prótese canina. Então, como você escolhe qual seria o melhor?

Cadeiras de rodas

Uma cadeira de rodas pode ser usada sozinha ou combinada com o uso de uma prótese ou membro ortopédico. Cadeiras de rodas para cães auxiliam animais de estimação amputados, apoiando-os para ajudá-los a manter o equilíbrio e reduzir o peso colocado em seus membros restantes. Além disso, um carrinho de mobilidade para cães ajuda os animais de estimação a ficarem adequadamente enquanto totalmente apoiados, o que reduz bastante a tensão.

Os animais de estimação também podem usar a cadeira de rodas durante a reabilitação e durante a recuperação. O que significa que muitos cães e gatos podem usar a cadeira de rodas enquanto esperam o momento certo para receber suas próteses. O suporte contínuo da cadeira de rodas pode ser necessário mesmo depois que o cão receber sua prótese e se acostumar a usá-la.

Próteses

Cães de todas as idades e tamanhos podem se beneficiar com o uso de uma prótese. Os tutores e seu compromisso são a chave para o sucesso da prótese de seu animal de estimação. Para um cão ter sucesso, ele precisa usar a prótese todos os dias. Por meio de prática repetida e trabalho árduo com um especialista em reabilitação, um cão aprenderá a andar normalmente usando seu membro artificial.

Esteja ciente de que a experiência de cada cão será diferente e eles precisarão de uma quantidade diferente de tempo para se ajustar às próteses. Levará tempo para um cão ou gato desenvolver a força e o nível de conforto para confiar em sua prótese. Quando eles se ajustam pela primeira vez, seu cão provavelmente usará a órtese por curtos períodos de tempo. 

À medida que se ajustam, eles podem se desenvolver lentamente para o uso em tempo integral. Além disso, você deve esperar para usar uma prótese até que o animal esteja completamente curado. Um dispositivo protético deve ser selecionado somente após o veterinário avaliar a amplitude de movimento do animal e confirmar que o dispositivo melhorará a mobilidade sem causar lesões adicionais e que o dispositivo ortopédico beneficiará o paciente a longo prazo.

Quer o melhor da fisioterapia veterinária? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima e agende uma consulta através do botão abaixo: 

Danielle Higa

Recent Posts

Cinomose: O que é, sintomas e tratamento.

A Cinomose é uma doença viral que afeta principalmente cães, sendo causada pelo vírus da…

3 meses ago

Alergia Alimentar em Animais de Estimação: Conheça os principais pontos.

Assim como os seres humanos, os animais de estimação podem sofrer de alergias alimentares, uma…

4 meses ago

Ruptura do ligamento cruzado em Yorkshire: O que é?

A ruptura do ligamento cruzado é uma condição que pode afetar cães de diferentes raças,…

5 meses ago

Tudo o que você precisa saber sobre a displasia nos Pugs.

.Os cães são muitas vezes considerados os melhores amigos do homem, e o Pug não…

7 meses ago

Como saber se o cão deslocou a pata?

Quando se trata de nossos amigos caninos, sua saúde e bem-estar são sempre uma preocupação.…

8 meses ago

O que fazer para fortalecer as patas traseiras do cachorro?

Se você está procurando maneiras de fortalecer as patas traseiras do seu cachorro, existem várias…

10 meses ago