Fisioterapia Veterinária

Cinomose: O que é, sintomas e tratamento.

A Cinomose é uma doença viral que afeta principalmente cães, sendo causada pelo vírus da família Paramyxoviridae. Essa condição é altamente contagiosa e pode se manifestar de diversas maneiras, comprometendo os sistemas respiratório, gastrointestinal e neurológico dos animais infectados. A cinomose representa uma preocupação significativa para os proprietários de cães e para os profissionais veterinários devido à sua facilidade de disseminação e aos severos impactos na saúde canina.

Como a Cinomose é transmitida?

A transmissão do vírus da cinomose ocorre principalmente por contato direto entre cães infectados e por meio de secreções nasais ou oculares. A doença apresenta um período de incubação que varia de alguns dias a algumas semanas, durante o qual o animal pode não apresentar sintomas, tornando a detecção precoce um desafio.

Sintomas da Cinomose

Os sintomas iniciais da cinomose frequentemente incluem corrimento nasal, tosse, febre e falta de apetite. Conforme a doença progride, os cães podem desenvolver sinais gastrointestinais, como vômitos e diarreia. Uma característica distintiva da cinomose é o envolvimento neurológico, manifestado por convulsões, tremores musculares, falta de coordenação e, em casos mais graves, paralisia.

Tratamento da Cinomose

A cinomose é uma condição grave e o tratamento visa principalmente aliviar os sintomas e oferecer suporte ao sistema imunológico do animal. Isso inclui a administração de medicamentos para controlar febre, suplementos nutricionais e terapias de suporte, como a fisioterapia. No entanto, em estágios avançados, a cinomose pode ser fatal.

Prevenção da Cinomose

A prevenção é fundamental para evitar a cinomose em cães, sendo a vacinação a medida mais eficaz para proteger os animais contra essa doença. Filhotes devem receber vacinas seguindo um cronograma recomendado por um veterinário, e cães adultos devem receber reforços regularmente.

Além disso, práticas de higiene, como a limpeza adequada do ambiente e a prevenção do contato com cães desconhecidos ou potencialmente infectados, são essenciais para reduzir o risco de exposição à cinomose.

A conscientização sobre a cinomose e a importância da vacinação são cruciais para manter a saúde e o bem-estar da comunidade canina. A colaboração entre proprietários responsáveis e profissionais veterinários desempenha um papel vital na prevenção e no controle dessa doença, contribuindo para uma convivência saudável entre os cães e seus tutores.

Danielle Higa

Recent Posts

Alergia Alimentar em Animais de Estimação: Conheça os principais pontos.

Assim como os seres humanos, os animais de estimação podem sofrer de alergias alimentares, uma…

4 meses ago

Ruptura do ligamento cruzado em Yorkshire: O que é?

A ruptura do ligamento cruzado é uma condição que pode afetar cães de diferentes raças,…

5 meses ago

Tudo o que você precisa saber sobre a displasia nos Pugs.

.Os cães são muitas vezes considerados os melhores amigos do homem, e o Pug não…

6 meses ago

Como saber se o cão deslocou a pata?

Quando se trata de nossos amigos caninos, sua saúde e bem-estar são sempre uma preocupação.…

8 meses ago

O que fazer para fortalecer as patas traseiras do cachorro?

Se você está procurando maneiras de fortalecer as patas traseiras do seu cachorro, existem várias…

10 meses ago

Saiba tudo sobre extrusão de disco em pets

O que é a extrusão de disco em pets?A extrusão de disco em cães e…

11 meses ago