Fisioterapia Veterinária

Como saber se o cão deslocou a pata?

Quando se trata de nossos amigos caninos, sua saúde e bem-estar são sempre uma preocupação. É importante ficar atento a qualquer sinal de lesão ou desconforto, especialmente quando se trata de uma possível luxação ou deslocamento da pata. Existem alguns sinais comuns que podem indicar que o cão deslocou a pata.

Sinais de um possível deslocamento

Primeiramente, observe se o cão está mancando ou evitando usar uma das patas, levantando a pata com menos frequência, apresentar dor ou sensibilidade ao toque na região afetada, reagir de maneira negativa ou mostrar sinais de desconforto quando você tentar examinar a pata, tudo isso pode ser sinais de um possível deslocamento.

Alguns cães também podem lamber ou morder excessivamente a área afetada. Isso ocorre porque eles instintivamente tentam aliviar a dor ou o desconforto. Portanto, observe se o seu cão está se comportando de maneira incomum, mostrando agitação ou inquietação, especialmente ao mexer a pata afetada.

Outro sinal a ser observado é a aparência física da pata

Um deslocamento pode causar inchaço na área afetada, tornando a pata visivelmente maior em comparação com a outra. Além disso, você pode notar deformidades, como uma posição anormal da pata, que pode parecer torcida ou deslocada em relação à posição normal.

A fisioterapia desempenha um papel fundamental na recuperação de cães que sofreram um deslocamento de pata.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a fisioterapia pode ser benéfica nestes casos:

Alívio da dor:

Após um deslocamento de pata, é comum que o cão experimente dor e desconforto significativos. A fisioterapia pode envolver técnicas como aplicação de calor ou frio, e estimulação elétrica para reduzir a dor e melhorar o conforto do animal.

Redução do inchaço:

O deslocamento da pata pode causar inchaço e inflamação na área afetada. Através de técnicas como compressas frias e exercícios específicos, a fisioterapia pode ajudar a reduzir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea e acelerar o processo de cicatrização.

Restauração da mobilidade:

Durante o período de recuperação, é importante que o cão recupere a mobilidade normal da pata deslocada. A fisioterapia pode incluir exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e mobilizações articulares suaves para ajudar a restaurar a amplitude de movimento e a funcionalidade da pata.

Reabilitação muscular:

Quando um cão desloca a pata, é comum que os músculos ao redor da articulação afetada se enfraqueçam devido à falta de uso. A fisioterapia pode incluir exercícios específicos que visam fortalecer os músculos enfraquecidos, ajudando a suportar a articulação e prevenir futuras lesões.

Equilíbrio e coordenação:

Um deslocamento de pata pode afetar o equilíbrio e a coordenação do cão. Através de técnicas como treinamento proprioceptivo e exercícios de equilíbrio, a fisioterapia pode ajudar a melhorar a estabilidade e a coordenação do animal, facilitando sua locomoção e prevenindo quedas.

É importante ressaltar que a fisioterapia para cães com deslocamento de pata deve ser realizada por um fisioterapeuta veterinário qualificado. Esse profissional terá o conhecimento necessário para avaliar adequadamente o estado do animal e desenvolver um plano de tratamento personalizado, levando em consideração a gravidade do deslocamento, a condição geral do cão e suas necessidades individuais. Venha para a Fisio Care Pet!

Conheça um pouco mais sobre os resultados de nossos tratamentos de casos já reabilitados pela Fisio Care Pet: https://www.youtube.com/playlist?list=PL2aTGyVq_lncd_Hr65AE7WSoWjSsUvwqB

Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima e agende uma consulta através do botão abaixo: 

Danielle Higa

Recent Posts

Cinomose: O que é, sintomas e tratamento.

A Cinomose é uma doença viral que afeta principalmente cães, sendo causada pelo vírus da…

2 meses ago

Alergia Alimentar em Animais de Estimação: Conheça os principais pontos.

Assim como os seres humanos, os animais de estimação podem sofrer de alergias alimentares, uma…

4 meses ago

Ruptura do ligamento cruzado em Yorkshire: O que é?

A ruptura do ligamento cruzado é uma condição que pode afetar cães de diferentes raças,…

5 meses ago

Tudo o que você precisa saber sobre a displasia nos Pugs.

.Os cães são muitas vezes considerados os melhores amigos do homem, e o Pug não…

6 meses ago

O que fazer para fortalecer as patas traseiras do cachorro?

Se você está procurando maneiras de fortalecer as patas traseiras do seu cachorro, existem várias…

10 meses ago

Saiba tudo sobre extrusão de disco em pets

O que é a extrusão de disco em pets?A extrusão de disco em cães e…

11 meses ago