Categories: Reabilitação Animal

Osteossarcoma em Cães – Compreenda

Osteossarcoma em cães: conheça essa terrível doença e suas consequências. Saiba o que é possível fazer contra os sintomas e malefícios da osteossarcoma em cães

Ainda é possível garantir qualidade de vida ao seu pet! Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e conheça nossos métodos de reabilitação

O osteossarcoma em cães consiste em uma espécie de câncer ósseo, caracterizado por prejudicar diferentes regiões e órgãos do corpo do animal de maneira dolorida e agressiva.

Parecido como em casos de doenças oncológicas caninas, o osteossarcoma em cães incide sobre um grupo de raças especificas propensas a desenvolver o problema ao longo da vida.

O osteossarcoma é uma doença que frequentemente causa metástases, ou seja, a propagação de tumores cancerígenos para diferentes áreas do corpo. O pulmão costuma ser o órgão mais afetado nesse tipo de doença. Além, claro, de danificar com potencia os ossos dos cachorros.

Quais raças são mais propensas de sofrer com o osteossarcoma?

Acredita-se que exista uma predisposição maior de certos grupos de raças de cães na contração da doença, mesmo sem haver um motivo especifico para o aparecimento do osteossarcoma em cachorros.

A doença costuma ser mais relatada em cães das raças Golden Retriever, Dobermann Pinscher, Rottweiler, Weimaraner, Greyhound, Boxer, Labrador Retriever, São Bernardo, IrishWolfhound, Pastor Alemão, Bernese Mountain, Dogue Alemão, Terra Nova e Cão de Montanha de Pirinéus. Além de cães de porte grande, acima de 25 quilos.

Apesar dessa incidência sobre cães de grande porte, não é totalmente descartado o aparecimento da doença em cães de pequeno porte, mesmo que seja mais raro de ocorrer.

Principais sintomas do osteossarcoma em cães

Também conhecido como sarcoma osteogênico, a doença provoca dores, inchaço e uma série de sintomas extremamente desconfortáveis e sofridos para os pets. Costuma se manifestar em áreas ligadas ao fêmur, úmero, tíbia e rádio, podendo aparecer também na região do esqueleto axial, costelas, vértebras, pelve e até no crânio.

As consequências desses sintomas costumam aparecer nas patas dianteiras do animal, sendo um dos primeiro sinais de que existe a falta de circulação arterial.
Fortes dores e inchaços significativos também podem ser notados com certa rapidez.

Os cães com osteossarcoma passam a andar mancando com uma série de fraturas espontâneas, inclusive com inflamação dos tecidos em regiões mais afetadas. Costumeiramente com muita dor, os cães passam a apresentar novos sintomas como perda de peso e apetite, choro e alto nível de irritabilidade.

Tratamento para osteossarcoma em cães

O procedimento cirúrgico é o principal meio de tratamento para cães com osteossarcoma. A amputação do membro afetado costuma ser a opção adotada para prolongar e evitar a proliferação da doença. Alguns tratamentos também são utilizados em casos de osteossarcoma:

· Radioterapia: é indicada para o controle da dor. É preferida em casos em que o cão não passou por um processo cirúrgico, sendo uma medida que busca oferecer mais conforto para o cão;

· Quimioterapia: apesar de certos sintomas desconfortáveis ocorrerem com cães que passam por quimioterapia, o tratamento oferece sobrevida após a cirurgia. O principal objetivo é a exclusão de todas as células de crescimento cancerígeno, eliminando também glóbulos brancos, células de revestimento do estomago e intestino, muitas vezes causando enjoos, vômitos, diarreias e até possíveis infecções.

Nutrição Funcional: A nutrição adequada e balanceada, principalmente da vitamina D3, pode reduzir a progressão e desenvolvimento do tumor ósseo. A Rede Pet Fisio conta com especialistas em nutrição funcional canina, marque uma avaliação com nosso nutricionista em uma de nossas unidades mais próxima de você.

Medicamentos analgésicos também são receitados para casos de osteossarcoma em cães, ajudando no combate ao sofrimento. Apesar de ser uma doença extremamente agressiva, é importante lutar e utilizar todos os meios de tratamento. Ainda é possível garantir uma vida com mais bem estar e qualidade para o seu pet.

G. Frazão

Recent Posts

Cinomose: O que é, sintomas e tratamento.

A Cinomose é uma doença viral que afeta principalmente cães, sendo causada pelo vírus da…

3 meses ago

Alergia Alimentar em Animais de Estimação: Conheça os principais pontos.

Assim como os seres humanos, os animais de estimação podem sofrer de alergias alimentares, uma…

4 meses ago

Ruptura do ligamento cruzado em Yorkshire: O que é?

A ruptura do ligamento cruzado é uma condição que pode afetar cães de diferentes raças,…

5 meses ago

Tudo o que você precisa saber sobre a displasia nos Pugs.

.Os cães são muitas vezes considerados os melhores amigos do homem, e o Pug não…

6 meses ago

Como saber se o cão deslocou a pata?

Quando se trata de nossos amigos caninos, sua saúde e bem-estar são sempre uma preocupação.…

8 meses ago

O que fazer para fortalecer as patas traseiras do cachorro?

Se você está procurando maneiras de fortalecer as patas traseiras do seu cachorro, existem várias…

10 meses ago