Ortopedia Veterinária

Cachorro com a pata dobrada ou entortada: O que pode ser

Se você vir a pata do seu cão se dobrando ou entortando, é compreensível que fique preocupado. Como nossos cães geralmente ativos e ansiosos para explorar, a limitação de seus movimentos resulta em uma séria diminuição em sua qualidade de vida. 

Podemos nem notar a pata do nosso cão dobrando no início. Como o processo é muitas vezes gradual, é imperativo estar atento aos sintomas. A detecção precoce significa que o diagnóstico e o tratamento podem ser realizados e melhorar o prognóstico.

A pata de um cão curvada é conhecida como knuckling. As causas do knuckling em cães são variadas, mas todas requerem nossa atenção.

Se você notar que a pata dianteira do seu cão está dobrada, analise as possíveis razões para isso. Também analisamos as opções de tratamento disponíveis para que possamos fazer o melhor para evitar danos permanentes.

Confira através deste texto o que pode ser o dobrar da pata do cão, como tratar e diagnosticar: 

O que é o knuckling?

Quando você percebe que a pata dianteira do seu cão se curva, você está testemunhando um processo conhecido como knuckling. Embora os cães não tenham nós dos dedos, a maneira como a pata se dobra sobre si mesma parece estar andando sobre os nós dos dedos em vez dos dedos dos pés. 

Os cães são o que é conhecido como animais digitígrados. Isso significa que eles andam em seus dedos, neste caso, os dedos dos pés, em vez da almofada plana de suas patas.

Os animais digitígrados geralmente se movem mais rápido do que os animais que andam em suas patas.

A pata do cão provavelmente sofrerá mais danos com a caminhada inadequada. A intervenção precoce é importante, portanto, leve seu cão ao veterinário após os primeiros sinais de nós dos dedos.

Causas dessa alteração em cães

Como a articulação dos dedos em cães é um sintoma físico, é compreensível que você pense que a causa raiz também é física. Embora isso seja possível, na verdade é mais comum que um distúrbio neurológico leve a esse fenômeno. Além disso, pode haver uma predisposição genética devido a certos problemas de saúde transmitidos através das gerações. As principais causas em cães são:

  • Mielopatia degenerativa : esta é uma doença hereditária geneticamente que é mais comum em cães de pernas curtas ou de porte grande. A paralisia é o primeiro sintoma que começa nas patas traseiras, mas pode progredir para a frente. Isso dá ao cão uma marcha desajeitada e pode resultar em nós dos dedos.
  • Trauma : se o cão sofrer um acidente, é possível que sua pata fique danificada a ponto de não poder andar sobre ela corretamente. Seja em um acidente de trânsito, ser pego em uma armadilha ou outros possíveis ferimentos.

  • Doença do disco intervertebral : comum a certas raças como o Doberman , esta é uma doença degenerativa que causa compressão da medula espinhal e resulta em nós dos dedos.

  • Distúrbios neurológicos : quando o cérebro está danificado, seja por idade, trauma ou doença, os neurônios não funcionam e o cão não consegue enviar os sinais adequados para suas extremidades. Os distúrbios neurológicos geralmente afetam os cães idosos devido aos efeitos deteriorantes da idade.

Alguns desses problemas são temporários, outros progressivos. Mesmo com problemas temporários, como traumas, se o problema com as patas dobradas de um cão não for resolvido imediatamente, haverá danos permanentes. Um objeto pontiagudo na pata do cão é uma das razões mais tratáveis ​​de um cão estar com a pata dobrada, mas se o objeto não for removido a tempo e a ferida tratada, a pata pode ser danificada permanentemente.

Alguns cães têm almofadas de patas mais sensíveis do que outros. Nesses casos, é mais provável que suas patas se dobrem, especialmente se tiverem outros problemas de mobilidade.

Propriocepção em cães

A propriocepção, também conhecida como cinestesia , é a capacidade do corpo de sentir a posição e o movimento do corpo. Às vezes é conhecido como o “sexto sentido” do cão. Quando esse sentido não funciona adequadamente, pode significar que há déficit proprioceptivo (déficit de PC) . Isso significa que o cão não é mais capaz de reconhecer inatamente quando suas patas estão sendo utilizadas corretamente. Isso pode significar que o cão está se dobrando sem nem mesmo estar ciente disso.

Se o cão tiver um distúrbio neurológico, uma lesão na coluna vertebral ou outro problema que afete o sistema nervoso central , pode afetar a articulação. Para recuperar a propriocepção, o cão terá que tratar a causa de origem antes de olhar especificamente para a pata. Isso pode impedir que as patas do cão se dobrem, mas prolongar o déficit pode causar danos irreparáveis.

Tratamento em cães

Como afirmamos acima, podemos tratar os nós dos dedos em cães abordando primeiro a causa subjacente. Com trauma ou se houver um objeto estranho embutido na pata, precisamos tratá-los com primeiros socorros. Para objetos estranhos, precisamos remover o objeto, desinfetar a ferida e depois cobri-la.Para um trauma, o cão precisará ser levado a um veterinário para ver se algum osso ou ligamento está quebrado. 

 Uma vez confirmado o diagnóstico, o veterinário pode definir o osso e continuar qualquer tratamento específico.

Dependendo do problema, isso será uma mistura de medicamentos e cuidados práticos. 

Para problemas neurológicos, precisamos abordar cada problema específico separadamente. Por exemplo, a disfunção cognitiva canina (também conhecida como Alzheimer em cães). 

A cirurgia pode ser útil, dependendo da causa.Podemos controlar os sintomas e garantir melhor a qualidade de vida do cão.

Certifique-se de que o cão tenha uma dieta equilibrada com nutrição completa. Passear com o cão regularmente e estar atento a quaisquer lesões que possam sofrer durante o exercício .Manter as unhas bem aparadas também é muito útil na prevenção de nós dos dedos, já que unhas crescidas podem causar sérios danos às patas. 

 Leve seu cão ao veterinário quando vir algo fora do comum e faça exames regulares.

Suporte de pé para cães

Se um cão está se recuperando de uma lesão que o leva a se machucar, existem algumas maneiras práticas de ajudá-lo a melhorar o equilíbrio.O animal precisará se mover lentamente e recuperar sua força. 

Na reabilitação para cães é utilizada a esteira aquática. Um cão pode se exercitar e mover suas patas sem colocar peso sobre elas devido à sua flutuabilidade na água. 

A rede Pet Fisio possui esteira aquática e muitos outros tratamentos da reabilitação veterinária que podem ser benéficos para a saúde do seu pet, planos de tratamento completos, você encontra através do botão abaixo:

nataliasapata76@gmail.com

Recent Posts

Cinomose: O que é, sintomas e tratamento.

A Cinomose é uma doença viral que afeta principalmente cães, sendo causada pelo vírus da…

3 meses ago

Alergia Alimentar em Animais de Estimação: Conheça os principais pontos.

Assim como os seres humanos, os animais de estimação podem sofrer de alergias alimentares, uma…

4 meses ago

Ruptura do ligamento cruzado em Yorkshire: O que é?

A ruptura do ligamento cruzado é uma condição que pode afetar cães de diferentes raças,…

5 meses ago

Tudo o que você precisa saber sobre a displasia nos Pugs.

.Os cães são muitas vezes considerados os melhores amigos do homem, e o Pug não…

7 meses ago

Como saber se o cão deslocou a pata?

Quando se trata de nossos amigos caninos, sua saúde e bem-estar são sempre uma preocupação.…

9 meses ago

O que fazer para fortalecer as patas traseiras do cachorro?

Se você está procurando maneiras de fortalecer as patas traseiras do seu cachorro, existem várias…

10 meses ago