TPLO – Procedimento Cirúrgico Eficaz para Ruptura de Ligamento Cruzado

TPLO: conheça um pouco da cirurgia para doenças osteoarticulares do joelho. Saiba como a TPLO pode ser eficaz para a recuperação plena do seu pet acometido

O avanço da Medicina Veterinária possibilitou que os nossos pets tenham uma expectativa de vida mais prolongada. Com isso, também vieram o aumento das doenças relacionadas às articulações como as de ruptura de ligamento cruzado do joelho (osteoarticulares), exigindo novas técnicas que possam garantir uma vida saudável aos pets, como a TPLO.

A Técnica de Osteotomia e Nivelamento do Platô Tibial, TPLO (Tibial Plateau Leveling Osteotomy) tem como objetivo diminuir a inclinação do platô tibial e o impulso tibial cranial, estabilizando a articulação do joelho, e permitindo uma rápida recuperação já com o uso do membro após a cirurgia.

A ruptura de ligamento cruzado e suas peculiaridades na vida dos pets!

Os principais sintomas de pets com ruptura de ligamento cruzado é a dor intensa, sem conseguir apoiar o membro afetado. Esses sintomas de dor aguda podem diminuir, dificultando a análise mais correta da ruptura. Porém, mesmo com a volta de um apoio mais leve do membro, ainda é possível identificar dor articular e dificuldade de mobilidade, a chamada claudicação.

O melhor diagnóstico é o exame físico adequado através de alguns movimentos específicos (como o movimento de gaveta), que poderá identificar se existe algum outro ligamento também afetado, como o cruzado caudal ou os colaterais. Devemos também associar o movimento de compressão tibial (tibial trust) ao exame físico, o que pode ajudar a evidenciar o deslocamento cranial da tíbia em relação ao fêmur.

A ruptura de ligamento cruzado é uma das principais causas de claudicação em pets, podendo ser ocasionada por causas traumáticas e principalmente, degenerativas. As últimas décadas de avanços na medicina veterinária possibilitou o desenvolvimento de técnicas que evitam a movimentação anormal do joelho através da alteração da geometria óssea.

Entre as técnicas de tratamento mais adequadas estão as extracapsulares, ou as de osteotomia, como a TPLO, TTA, Closing wedge, sendo indicadas em cada caso específico dependendo de fatores como porte do animal, conformação óssea, idade, ângulo do joelho e outros.

TPLO: osteotomia corretiva para estabilidade e recuperação plena dos pets!

Os donos que optam pela técnica cirúrgica de osteotomia corretiva TPLO encontram um método excelente que produz resultados extremamente positivos nas vidas dos pets, permitindo uma completa recuperação da função articular, progressivamente ajudando o pet em sua retomada de rotina saudável.

A TPLO promove um nivelamento do platô tibial, alterando a mecânica da articulação afetada para assim obter a estabilidade através da restrição ativa da articulação do joelho do pet acometido. É muito requisitada, pois além de corrigir o problema, já possibilita que o pet possa utilizar o membro afetado logo após a cirurgia.

A TPLO é um dos procedimentos cirúrgicos mais requisitados e utilizados para o tratamento de ruptura de ligamento cruzado cranial, tanto nos EUA como na Europa, principalmente em cães de raças grandes, porém igualmente satisfatória e eficiente em cães de raças pequenas.

Fisioterapia Veterinária como grande aliada na recuperação!

Seja na recuperação mais rápida de uma cirurgia como a TPLO, até animais que estão em reabilitação depois de fortes traumas, a fisioterapia veterinária é um grande aliado na recuperação dos pets, proporcionando mais conforto, conservando musculatura, evitando novas intervenções cirúrgicas, como também ajudando no aumento de qualidade e expectativa de vida.

Nos casos que envolvem a cirurgia de TPLO, mesmo com o apoio do membro operado após a cirurgia, é recomendado o início da fisioterapia 5 dias após a operação. Trabalhos científicos publicados em 2012 comprovaram que existe um risco considerável dos pets perderem massa muscular quando não se utilizam das técnicas de fisioterapia veterinária para recuperação, e em muitos casos, mesmo depois de passados 6 meses pós cirurgia, o pet ainda pode estar com o membro bem diferente em comparação com o outro não acometido.

Na Rede PET FISIO você encontrará uma equipe preparada com os melhores métodos e técnicas de fisioterapia veterinária planejadas para cada caso específico. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta, nos visite. Veja como recuperar a qualidade de vida do seu pet com as técnicas profissionais de fisioterapia animal.